Elamer
No meu aso, qual a implicação de eu manter os ângulos de ciama e de baixo semelhantes?
Valeu
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cara, não sei te dizer mas isso pode ser corrigido facilmente com a instalação de cunhas abaixo do feixe.
[]'s
Pirate4x4.Com - Extreme Four Wheel Drive
Boa leitura sobre CV's ! :concordo:
[]´s
JCJ
Opa Galera!
Comecei uma discussão sobre a luva e espiga.
No site do Pirate, indicado pelo CJC, tem uma imagem de um cardam.
Realmente, a luva vai no cardam e a espiga no pinhão no caso da Junta Cv, portanto Emerson, tem que mudar!
O cardam do Jipe do Edson, segue a linha do pirate.
Do mais, deixo com os jipeiros que entendam mais do que eu!!
Abraços.
Kim.
Uma coisa é certa, o cv tem que ficar na tcase.
[]'s
Isso mesmo Elmer!!!
Isso eu não discuti em qualquer momento, minha indagação foi quanto a luva e espiga, pois passei por um problema de travar a mesma e quebrar.
Isso ocorreu, pois a vedação foi ineficaz entre a luva e a espiga.
Agora, coloquei uma borracha sanfonada!!
Mais a junta CV sempre para o lado da CT.
Att.
Kim.
Amigos, acho que eu posso ajudar um pouco sobre essa questão toda:
Em primeiro lugar, junta CV só é necessária quando não é possível um alinhamento adequado entre a saída da Tcase e o pinhão, muito comum de ocorrer no eixo dianteiro.
As cruzetas devem trabalhar sempre fazendo o mesmo ângulo porque cada uma descreverá a mesma oscilação e na mesma velocidade, sem assim gerar qualquer choque entre as frequencias desse movimento. Resumindo, na configuração correta, a vibração de uma cruzeta anula a da outra. Se o eixo cardã estiver numa configuração incorreta, essa harmonização não vai acontecer, resultando em vibração. O mesmo também acontece se os garfos estiverem desalinhados.
http://i628.photobucket.com/albums/u...s/Geometry.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/u...sas/degree.jpg
A junta cv (constant velocity) em particular, faz nela mesma a tal harmonização pelo fato de a angulação ser igual entre suas duas "U-Joints". O fato das cruzetas estarem engrenadas entre sí, faz com que o ângulo de uma seja sempre igual ao da outra.
Em eixos cardãs que existam discrepâncias entre os ângulos das suas extremidades, se anularmos o ângulo de uma dessas extremidades, no pinhão como de costume, deixando ele alinhado ao cardã e colocando a CV na outra extremidade, teremos um eixo com 3 cruzetas. Como uma delas não "trabalha", não oscila, portanto não produz vibração. Já na CV, as 2 cruzetas remanescentes estarão trabalhando em ângulos idênticos anulando entre sí qualquer vibração. Portanto, para um bom funcionamento de um cardã com CV um detalhe deve ser observado de acordo com esse esquema:
http://i628.photobucket.com/albums/u...e20between.jpg
A cruzeta lá no pinhão deve estar em ângulo zero.
http://i628.photobucket.com/albums/u...s/degreecv.jpg
Já em relação ao questionamento do Kim, o que obriga a luva e a espiga ficarem "invertidas" é o fato dos garfos da CV serem integrados à sua estrutura. Diante disso, ou ela tem uma flange para parafusar ou uma flange para soldar no tubo.
http://image.off-roadweb.com/f/29147...pecs+yokes.jpg
As CVs do Troller são um pouco diferentes aos da Hilux. A foto acima ilusta uma CV de Hilux ao passo que a foto de baixo ilustra uma CV de Troller.
http://www.chacal4x4.com/imagenes/WJ...-DELANTERA.jpg
Bom, acho que é isso.
Abraços
grande Elmer,infelizmente nao tirei fotos da construção dessa flange no caso,mas como terei que fazer pro dianteiro tiro sem falta!!acho que essa semana vou acertar o angulo desse cardan,se fizer tiro fotos de perto pra voce entender como fiz ela!!!!
[]s
Como recomendado, coloquei as cunhas e corrigí o ângulo do diferencial para 0
Aí galera. A carroceria tá saindo. daquí a pouco tá em cima do chassí.