Eu escolheria o motor dependendo do plano do resto do powertrain.
Se eu tivesse um cambio automatico que encaixa no 4cil Ranger e se eu tivesse uma t-case super reduzida nos planos eu usaria ele pelo peso e tamanho.
Se eu tivesse uma mecanica completa de Explorer automatica eu usaria ele pela facilidade de instalação(powertrain completo)
Se não tivesse nada decidido ou planejado usaria o GM 6 cil. pela sua facil adaptabilidade (isso existe?) a varios cambios diferentes.
Só se usa o ideal quando se planeja e adquire tudo de uma vez, veja o meu caso como exemplo. Dificilmente vou fazer o Hulk ficar leve com a mecanica que ele usa, mas tambem com o peso que ele tem só um motor grande para empurrar, com um motor, redução e pneus grandes só eixos grandes para aguentar. Pegou o espirito da coisa? Estou condenado a ficar pesado a não ser que comece do inicio com algo leve.
Hoje se eu fosse começar uma viatura de trial do zero seria com uma gaiola ou na pior das hipoteses com um Samurai. Ate um CJ e pesado demais para isso.
Abraços,
Abraços,