Concordo com vc e sua pesquisa está correta, msm que seja o 411 o WMS já é suficiente, ainda mais com a Ensimec à disposição o negócio fica fácil, já barato é outro papo...



A conversão do pinhão parece algo simples de fazer, agora os freios já parece um pouco mais complicado, o ideal seria vc procurar 1 freio e pinça que sirvam no cubo dos mogs, pode ser que exista algo que sirva em rodas 15", só testando pra saber.
Um ponto importante é que o eixo dianteiro de unimog tem a saída do pinhão do lado do motorista e as t-cases de toy band e hilux tem a saída do cardãn dianteiro do lado do passageiro. Uma opção é usá-las de ponta cabeça, já que a saída da t-case traseira é no meio e o eixo levemente deslocado para a direita. Só naum se esse "tombo" é algo simples de ser feito. Outra opção pode ser uma Dana 300 msm com saída do lado do motorista ou quem sabe uma Atlas II ou uma Stak...

Qto a suspensão, eixos portais tem uma alavanca muito maior no tubo do eixo, o que pode gerar muito axle wrap e até mesmo quebra das molas. Uma barra de tração pode resolver, mas eu partiria para uma suspensão com links, aproveitando para aumentar um pouco mais o entre-eixos, já que esses eixos tem o pinhão muito longo e pode prejudicar o ângulo de trabalho dos cardãns. Já pensei um pouco em como usar 1 par de eixos desses, e acredito que a melhor opção seria um 4 link triangulado na traseira e um 3 link c/ panhard na frente (caso vá usar uma direção convencional ou com hydro assist) ou um 4 link triangulado mesmo caso vá de full hydro.
Outra coisa, tem que tomar cuidado com a velocidade, o máximo permitido é de 80km/h, acima disso e rodando por muito tempo as engrenagens da caixa de redução da roda podem esquentar e fundir. Esse problema de resfriamento é aliviado com o uso de freios a disco.
Bom, acho que é tudo.
[]'s sonhando em 1 par de eixos de mog !!!
