Postado originalmente por
reslima
Amigo, concordo contigo é uma ótima caixa de redução e as mudanças que sugeriu eu mesmo cheguei a realizar na que usei com V8 272, inclusive com reforço no cárter para tentar evitar que a carcaça abrisse ao meio, como costuma acontecer com as dana18. Além de mim, sei de pelo menos outros 3 carros que também usaram V8 com a Dana 18 e não tiveram problema por um bom tempo.
Porém, não sei nem precisar a quantia de CT´s que vi quebradas, seja com motores grandes, original, gasolina, diesel, etc. A grande dificuldade hoje em dia para essas transferências é encontrar peças confiáveis, de qualidade, que a façam aguentar o rojão, por exemplo de um MWM 2.8 desse, por isso pergunto: - Quanto às engrenagens "novas", gostaria apenas que indicasse onde comprar as tais aqui no Brasil e é claro, que tenham uma boa qualidade??? É certo que a maioria instala uma redução dessa, as vezes com 40, 50 anos já de trabalho, esperando que tenha o mesmo desempenho de caixas de redução mais novas, mas infelizmente isso não é realidade.
Além disso, infelizmente não existe no mercado brasileiro um kit de engrenagens decente para a Dana 18. Todos empresas que se aventuram ou se aventuraram, tiveram problema com clientes insatisfeitos com a qualidade de seus produtos (a maioria) ou apenas pelo valor cobrado pelas peças.
Você pode simplesmente me responder que poderia importar essas engrenagens dos EUA, onde ainda existe peças novas de qualidade a venda, aliás, quem tem condições, consegue trazer CT Dana 18 nova de lá ainda, acontece que nem todo mundo tem facilidade para importar peças.
Me lembro que o Marcel desenvolvia um kit de engrenagens de redução para a Dana 18 do qual sempre ouvi falar muito bem, mas infelizmente, ele mesmo já não as fabrica mais. Ainda, outro amigo aqui do fórum, já comentou também a respeito de engrenagens feitas por um Senhor, Jipeiro, dono de uma Empresa de guinchos do Rio Grande do Sul, mas não sei se esse senhor continua fazendo, até porque as que ele fez foi para o seu uso e de mais alguns que, após contato com ele, encomendaram as engrenagens.
Outra questão é, apesar do achismo e da falta de informação, aqui mesmo no fórum já existiram tópicos sobre a resistência dessas transferências, inclusive um do Leopoldo em que ele transcreve uma matéria publicada por uma conceituada revista de 4x4 americana, provavelmente já tenha lido.
De qualquer forma, sou fã incondicional dos willys, foi através de um que comecei no 4x4 e continuo dia a dia envolvido com eles, mas infelizmente as caixas de transferência willys ficaram "limitadas", dependendo de qual mecanica vai usar (leia-se motor, cambio, relações de diferencial, pneus, etc), justamente pela dificuldade que é para fazer a manutenção de uma forma que ela se mantenha confiável, como quando era "nova" a 50 anos atrás.
Abs.