x
Convex Datacenter
Página 8 de 18 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 216
    Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
    Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Tambem não entendi porra nenhuma hahahaha
    e eu nem tinha falado de mola...
    Mas toca o andor! HAHAHAHAHA

Abraços
    Murilo Beltrame, desculpe a confusão, mas não sei se sabe que o Demello é seu xará kkk
    Demello e Murilo esses dados acima são os dados necessários para a fabricação de uma mola, vi que foi falado sobre o diâmetro do fio da mola e que seria melhor usar molas fabricadas e discordo disso e acho muito melhor encontrar uma mola que seja produzida em serie, uma mola com fio mais grosso pode ser até mais macia que uma com fio mais fino e diâmetro do elo menor, vejam por exemplo a Toyota Hilux que tem uma mola coil over muito pequena, enquanto a Pampa tem uma mola enorme com 250 mm de diâmetro externo e fio de 17 mm e é muito macia, uso as da pampa na traseira dos jeep.

Uma mola feita sob medida necessita de todos esses dados que postei para que funcione bem, tenha durabilidade e não venha a trazer surpresas, já vi casos de molas produzidas sob encomenda quebrarem no meio de uma trilha, e outras que cederam em muito pouco tempo, existe até um tópico sobre as molas fabricadas para um grupo de JPX, foram feitas pela Molas Tigre.
    Espero ter conseguido passar meu ponto de vista, peço desculpas pela confusão no tópico kkk
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Murilo Beltrame, desculpe a confusão, mas não sei se sabe que o Demello é seu xará kkk
    Demello e Murilo esses dados acima são os dados necessários para a fabricação de uma mola, vi que foi falado sobre o diâmetro do fio da mola e que seria melhor usar molas fabricadas e discordo disso e acho muito melhor encontrar uma mola que seja produzida em serie, uma mola com fio mais grosso pode ser até mais macia que uma com fio mais fino e diâmetro do elo menor, vejam por exemplo a Toyota Hilux que tem uma mola coil over muito pequena, enquanto a Pampa tem uma mola enorme com 250 mm de diâmetro externo e fio de 17 mm e é muito macia, uso as da pampa na traseira dos jeep.

Uma mola feita sob medida necessita de todos esses dados que postei para que funcione bem, tenha durabilidade e não venha a trazer surpresas, já vi casos de molas produzidas sob encomenda quebrarem no meio de uma trilha, e outras que cederam em muito pouco tempo, existe até um tópico sobre as molas fabricadas para um grupo de JPX, foram feitas pela Molas Tigre.
    Espero ter conseguido passar meu ponto de vista, peço desculpas pela confusão no tópico kkk
    Agora ficou claro! Em síntese: a coisa é bem mais complexa do que parece e será mais simples encontrar uma mola no mercado que se adéque ao projeto.
    Valeu Rodrigo! tá sempre disposto a ajudar!
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Caro RODRIGO ODIN

Concordo plenamente na sua exposição e sei que para se fazer uma mola existe engenheiros para fazer todos estes cálculos milimétricos para adequar uma mola para os automóveis , só que :

1- A TOYOTA errou no projeto das molas do SW4 , pq se vc não sabe o mundo inteiro onde tem a nossa SW4 que tem outros nomes em outros países , RECLAMAM DA TRASEIRA DAS SW4 QUE BATEM FIM DE CURSO QDO PASSAM EM DEPRESSÕES DO PISO .

2- Tenho um ENGESA que comprei todo original e as suas molas eram muito moles e havia uma inclinação lateral muito grande qdo fazia curvas . Erro de projeto dos engenheiros da ENGESA que era o fabricante dos tanques URUTU , ENGESAS e outros mais .

3- Para que eu contratasse um engenheiro para calcular molas para meu ENGESA e para minhas SW4 uma 93 , depois uma 2002 e por ultimo uma 2008 ficaria muito caro cada mola .

Daí que de uma forma empírica e por tentativa de acerto e erro , mandei fazer inicialmente molas para meu ENGESA e qual a minha surpresa ??????? Acertei em cheio na primeira tentativa de acerto , estas molas estão nele a 6 anos e se nehum problema de quebra de molas e solucionou meu problema de inclinação lateral do mesmo .

Com isto me entusiamei de fazer molas para a SW4 93 e o que ocrreu ??? Acertei em 90 % pois mandei fazer as molas 2cm mais compridas do que deveria , MAS NÃO BATEU MAIS FIM DE CURSO .

Com isto qdo comprei a SW 2002 , mandei fazer as molas do mesmo comprimento das originais porem com fio mais grosso , resultado : 100% APROVADO .

Com toda esta experiência em fazer na escura , o que é errado , MAS QUE DEU CERTO e o par destas molas ficou por R$385,00 posto em casa , não tive dúvidas em mandar fazer para a SW4 2008 . Ainda não chegou mas tenho convicção que ficarei satisfeito tb .

Na minha opinião vc esta correto na sua explicação , vc não fez CONFUSÃO em nada do que falou , pois eu havia lido tudo sobre a fabricação de molas , estes detalhes todos expostos por vc , sei de tudo isto , mas achei que poderia tb fazer na tentativa de erro e acerto e expliquei para o Inacio que é o responsável pela MOLAS SRC , fabricante que mandei fazer as molas , expliquei a ele os motivos pelos quais queria estas molas e lógico que eles tem engenheiros lá e eles devem ter feitos as minhas molas baseando nas declarações que eu passei da insatisfação das minhas molas , considerando que eles são fabricantes de molas , e exclusivamente só fabricam molas achei que poderia confiar neste fabricante e no cálculo deles e o resultado é que estou PLENAMENTE SATISFEITO com as molas feitas por eles .

Lembrando que não estou discordando do que vc falou , só optei por mandar fazer , pois ficou BEM MAIS BARATO DO QUE AS MOLAS ORIGINAIS QUE SÃO SUBDIMENSIONADAS PARA O CARRO .

E os amigos daqui do forum que tenho dado as medidas que eu fiz para as minhas SW4 , tb tem feito molas lá na SRC MOLAS tem relatado aqui que estão satisfeitos tb . Estou apenas tentando ajudar os amigos daqui do forum a resolver os problemas com molas de nossas viaturas gastando pouco dinheiro .

Abraço
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    09/08/2010
    Local
    SP & Franco da Rocha./SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post

Putz hahahahaha
    Erro meu Rodrigo
    Boa explicação, concordo!
    Tentativa e erro na fabricação pode dar certo mas sem dúvidas a qualidade da mola vai ser inferior...

Abraços
    Murilo Beltrame

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Putz hahahahaha
    Erro meu Rodrigo
    Boa explicação, concordo!
    Tentativa e erro na fabricação pode dar certo mas sem dúvidas a qualidade da mola vai ser inferior...

Abraços

M-BELTRÃO

Tb concordo com vc , mas qual então a saída para vc resolver o problema da mola da sua SW4 se a original NOVA tb é subdimensionada ???? O que fazer ou onde achar uma mola de linha de montagem , de que carro que tenha as mesmas medidas das molas originais porem mais firmes ????

Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
    Entrada
    07/02/2013
    Local
    caçapava/SP
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    M-BELTRÃO

Tb concordo com vc , mas qual então a saída para vc resolver o problema da mola da sua SW4 se a original NOVA tb é subdimensionada ???? O que fazer ou onde achar uma mola de linha de montagem , de que carro que tenha as mesmas medidas das molas originais porem mais firmes ????
    Guilherme concordo com você e acredito ter sido a melhor opção, mas no caso do Demello que está montando a suspensão de um Bandeirante e não de uma SW4 acho que não é, sendo que o kit de suspensão que eu fiz foi baseado no uso das molas do Troller 3.0, você conseguiu através da tentativa e erro, mas pagou pra ver.
    Em meu jipe que já usa molas helicoidais eu pagaria pra ver, porém não teria coragem de montar uma mola dessas no carro de um cliente sendo que pode funcionar ou não e muito menos em um jipe que é usado para longas viagens com um bebê dentro, o seu caso é completamente diferente do dele.

É diferente pegar as dimensões da mola de um veiculo que já saiu de fábrica com molas helicoidais e apenas acrescentar mais dureza e altura ao contrario de projetar no olho e sem critério algum uma mola para uma determinada carga.

O Troller pode ter o motor mais leve, porém localizado mais a frente do veiculo enquanto todo o enorme power trem do Bandeirante fica mais próximo do meio do veiculo distribuindo o peso entre os dois eixos, o peso sob os eixos estará bem parecido além do Troller não ser nenhum Galaxy em questão de maciez tendo molas super dimensionadas para seu peso.

Concordo com a sua escolha, em seu lugar faria a mesma coisa sendo que não há outra alternativa ao contrario do Demello.
    4X4 Brasil
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Pessoal, apesar da leennnntidãaooooooo nos serviços, alguma coisa aconteceu nos últimos 20 dias, a track bar (panhard) foi colocada e o amortecedor dianteiro foi mais ou menos ajustado.
    Seguem as fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links-dscn2142.jpg   BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links-dscn2143.jpg   BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links-dscn2144.jpg   BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links-dscn2145.jpg   BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links-dscn2146.jpg  
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Mais fotos:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links-dscn2139.jpg   BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links-dscn2140.jpg   BAND - suspa mola helicoidal + barra panhard + 2links-dscn2141.jpg  

Usuário Avatar de Glauco mendes
    Entrada
    12/01/2008
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimento: 1
    Acompanhando coloca umas fotos com a band de frente? Parabéns...
    Glauco Mendes...
    Cel: ( 53 ) 999052393 ( watts )
    Email: glaucomendes0@gmail.com

Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 43
    DeMelo,

A traseira ficou bem limpa, muito bom.
    Porque a mola fica um pouco para trás e não sobre o eixo?

Na dianteira é que o bicho pega, né?
    tem que ter espaço para passar aquela barra que liga o pitman ao pino central e aí a mola acaba ficando um pouquinho afastada do chassi.
    Essa é a questão que mais me intriga.
    Instintivamente sinto que haverá uma tendência a torcer a longarina.
    Talvez o efeito fosse menor se a fixação da torre se desse dois pontos do chassi.
    Pode ser que eu esteja viajando, mas não custa nada rodar com uma GoPro embaixo do carro em um teste pra ver como se comporta a longarina.

Um abraço (sonhando com up desse).
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    DeMelo,

A traseira ficou bem limpa, muito bom.
    Porque a mola fica um pouco para trás e não sobre o eixo?

Na dianteira é que o bicho pega, né?
    tem que ter espaço para passar aquela barra que liga o pitman ao pino central e aí a mola acaba ficando um pouquinho afastada do chassi.
    Essa é a questão que mais me intriga.
    Instintivamente sinto que haverá uma tendência a torcer a longarina.
    Talvez o efeito fosse menor se a fixação da torre se desse dois pontos do chassi.
    Pode ser que eu esteja viajando, mas não custa nada rodar com uma GoPro embaixo do carro em um teste pra ver como se comporta a longarina.

Um abraço (sonhando com up desse).
    Então Hercilio, na traseira a suspa tá parecendo original de fábrica. Entrou como uma luva. A questão da mola atrás do eixo se dá em razão do seu tamanho. Não queria e não posso levantar mais a band (problema com a garagem). Se colocasse no eixo teria que levantá-la ou encontrar uma mola menor. Agora, ficou bom como está e, ademais, para colocá-la no eixo teria que modificar o local dos tubos do freio tambor. Sabe como é adaptação. Agora, nada impede de ser feito dessa forma (em cima do eixo).

No que se refere à frente.... realmente o espaço é diminuto e aquele braço que liga à catanheira atrapalha bastante!!! Já adianto aos que pretendem fazer a modificação, que não há espaço para uma mola com diametro maior do que as da dianteira do troller. A primeira dificuldade.
    A segunda se refere à barra estabilizadora. Em razão da parra panhard e dos suportes de mola, os pontos originais de fixação da barra terão que ser modificados. Ainda não encontramos uma solução, mas é possível fazer. Postarei fotos quando estiver pronta.

Os suportes para os amortecederes ficaram ótimos, trabalhando quase na vertical, o que é o ideal.

Quanto à torção do chassis, é provável que ocorra essa força nesse sentido, mas o chassi da band, no local em que foi fixado os batentes de mola, é, originalmente, fechado o que ajuda a prevenir essa torção e é o "fechado" com aquela perfuração para permitir a torção do chassi, o que é bom.

Tenho olhado muitos carros com chassis e a maioria possui esse sistema de suporte de mola na lateral do chassi, na parte frontal. É um bom indício de que o sistema funciona.

De toda forma, vc terão o veredicto ao final, quando ela for testada. Assim, poderão estar mais seguros do resultado.
    abçs

Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Citação Postado originalmente por Glauco mendes Ver Post
    Acompanhando coloca umas fotos com a band de frente? Parabéns...
    Glauco, da próxima vez que for ao meca tiro umas fotos da parte frontal, como um todo.
    abçs

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Barra de torção X Mola helicoidal
      Por danielmotta no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 19
      Última resposta: 26/05/2022, 20:38
    2. Feixe de Mola ou mola Helicoidal no samurai?
      Por rremelous no fórum Suzuki
      Respostas: 22
      Última resposta: 23/08/2016, 22:06
    3. barra panhard
      Por geraldo botelho no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 03/07/2011, 11:34
    4. Barra Panhard
      Por fábrega no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 4
      Última resposta: 15/03/2011, 18:19
    5. Barra Panhard