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  • #1
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    Murilo,

    o que vc acha da opção de se adaptar a suspensão helicoidal apenas no eixo dianteiro?
    Acha viável?

    Abraço,
    Ramon
    DF

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Ramones Ver Post
    Murilo,

    o que vc acha da opção de se adaptar a suspensão helicoidal apenas no eixo dianteiro?
    Acha viável?
    DF
    Ramones
    O hercilio já adiantou a resposta e vou complementá-la: com a barra estabilizadora traseira, molas bem dimensionadas (as do troller não servem!! terei que substituir por molas mais rígidas no futuro!) e amortecedores também bem dimensionados, entenda-se, uns 20/25% mais duros (rígidos) que os ranchos, a suspa traseira ficará muito boa e não terá problema de estabilidade. Não sei como o pessoa lá no mato grosso fez, mas é plenamente possível instalar a suspa traseira também, basta que siga as dicas acima.
    Agora, se não quiser arriscar, coloca só na frente mesmo, já melhora 50%, agora os zequinhas vão continuar sofrendo!!! kkkk
    abçs
    4X4 Brasil
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #3
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    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Ramones
    O hercilio já adiantou a resposta e vou complementá-la: com a barra estabilizadora traseira, molas bem dimensionadas (as do troller não servem!! terei que substituir por molas mais rígidas no futuro!) e amortecedores também bem dimensionados, entenda-se, uns 20/25% mais duros (rígidos) que os ranchos, a suspa traseira ficará muito boa e não terá problema de estabilidade. Não sei como o pessoa lá no mato grosso fez, mas é plenamente possível instalar a suspa traseira também, basta que siga as dicas acima.
    Agora, se não quiser arriscar, coloca só na frente mesmo, já melhora 50%, agora os zequinhas vão continuar sofrendo!!! kkkk
    abçs

    DEMELO


    Estou aqui a bastante tempo esperando vc dizer o que achou da calibragem da suspensão e vc neste post diz que as molas do TROLLER não servem .

    Me lembro que na página 4 ou 5 cinco havia falado da fabricação de molas sob medida e o RODRIGO ODIN explicou que molas não são tão simples de fabricar , respeitei o ponto de vista dele que esta correto , mas que em minhas experiências em fazer molas tb deram certo e até hoje nenhuma quebrou , e pedi a vc e vc ainda não me deu a espessura do fio das molas do TROLLER. Eu já sabia apesar de não saber as espessura do fio da mola do TROLLER e que estas molas não serviriam mas esperei primeiro o seu relato .

    Estas molas que tenho feito para meu ENGESA e para as SW4 que já tive , tenho feito para todos os amigos daqui do forum e dos que já fizeram todos aprovaram e estou em casa com 12 pares de molas para enviar para os donos de SW4 que encomendaram pois chegaram esta semana , só falta eu enviar aos donos .

    Mas voltando ao seu caso : acho que fica mais barato em vc fazer molas mais reforçadas para a sua BAND do que trocar os amortecedores por mais duros , pois agora vc tem a epxeriência com estas molas e tem as medidas dela , para mandar fazer outras mais reforçadas fica muito mais fácil e barato do que trocar os amortecedores .

    No meu ENGESA foi assim , troquei as molas , depois troquei os amortecedores e ficou muito bom , DEPOIS fui inventar de tentar fazer ele ficar mais firme e me dei mal , comprei e coloquei os amortecedores do ônibus 1714 e o meu ENGESA VIROU UM VERDADEIRO CABRITO ,ficou duro demais , voltei para os amortecedores do 1113 que tinha dado certo e meu ENGESA voltou a ser um jipe muito confortável , posso tentar te ajudar mandando fazer molas para a sua BAND , o par deve ficar em torno de R$450,00 colocado em sua casa , acho que fica bem mais barato do que vc comprar os 4 amortecedores OFF-SHOCK .

    Sou um cara teimoso e insisto muito naquilo que deu certo comigo e que me desculpe o RODRIGO ODIN em eu teimar com o conceito dele em fabricação de molas que esta certo com certeza , mas não vejo muita dificuldade em projetar uma mola para nossos jipes embora eu não seja engenheiro , mas tendo como referência outras molas que já estamos usando que não ficaram 100% como queríamos que ficasse .

    Abraço e desculpe por ter me alongado demais .
    4X4 Brasil

  • #4
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    DEMELO


    Estou aqui a bastante tempo esperando vc dizer o que achou da calibragem da suspensão e vc neste post diz que as molas do TROLLER não servem .

    Me lembro que na página 4 ou 5 cinco havia falado da fabricação de molas sob medida e o RODRIGO ODIN explicou que molas não são tão simples de fabricar , respeitei o ponto de vista dele que esta correto , mas que em minhas experiências em fazer molas tb deram certo e até hoje nenhuma quebrou , e pedi a vc e vc ainda não me deu a espessura do fio das molas do TROLLER. Eu já sabia apesar de não saber as espessura do fio da mola do TROLLER e que estas molas não serviriam mas esperei primeiro o seu relato .

    Estas molas que tenho feito para meu ENGESA e para as SW4 que já tive , tenho feito para todos os amigos daqui do forum e dos que já fizeram todos aprovaram e estou em casa com 12 pares de molas para enviar para os donos de SW4 que encomendaram pois chegaram esta semana , só falta eu enviar aos donos .

    Mas voltando ao seu caso : acho que fica mais barato em vc fazer molas mais reforçadas para a sua BAND do que trocar os amortecedores por mais duros , pois agora vc tem a epxeriência com estas molas e tem as medidas dela , para mandar fazer outras mais reforçadas fica muito mais fácil e barato do que trocar os amortecedores .

    No meu ENGESA foi assim , troquei as molas , depois troquei os amortecedores e ficou muito bom , DEPOIS fui inventar de tentar fazer ele ficar mais firme e me dei mal , comprei e coloquei os amortecedores do ônibus 1714 e o meu ENGESA VIROU UM VERDADEIRO CABRITO ,ficou duro demais , voltei para os amortecedores do 1113 que tinha dado certo e meu ENGESA voltou a ser um jipe muito confortável , posso tentar te ajudar mandando fazer molas para a sua BAND , o par deve ficar em torno de R$450,00 colocado em sua casa , acho que fica bem mais barato do que vc comprar os 4 amortecedores OFF-SHOCK .

    Sou um cara teimoso e insisto muito naquilo que deu certo comigo e que me desculpe o RODRIGO ODIN em eu teimar com o conceito dele em fabricação de molas que esta certo com certeza , mas não vejo muita dificuldade em projetar uma mola para nossos jipes embora eu não seja engenheiro , mas tendo como referência outras molas que já estamos usando que não ficaram 100% como queríamos que ficasse .

    Abraço e desculpe por ter me alongado demais .
    Dr Guilherme,

    NUNCA!! duvidei da sua opinião, que é de muita valia, pois vc já teve band, tem um engesa e possui uma SW4. Suas observações estavam bem guardadas nas páginas anteriores e não havia me esquecido delas. Só ainda não solicitei a sua ajuda por duas razões: primeira, eu já tinha comprado as molas do troller, então, resolvi testar, já que não tinha como devolver e precisava de referências para fabricar as molas posteriormente. Agora já as tenho. A segunda razão foi justamente o fato de estar envolvido em outros projetos e não estava mexendo muito na band, só agora retornei para terminá-la, resolvendo as pendências!!

    Tenho acompanhado o tópico das SW4 e sei que vc tem ajudado bastante por lá, espero também contar com sua ajuda por aqui na fabricação das molas. Depois de 1 ano e meio nesse projeto, descobri que, como não temos um mercado consolidado, com pessoal técnico desenvolvendo produtos específicos, nossa salvação é o compartilhamento de experiências por esses tópicos aqui e a boa vontade das pessoas, pois se for contar com meca, vc tá f!@#$%$%!!!!!!

    Certamente, em brave entrarei em contato para resolvermos as molas, quanto ao fio das molas do troller eles têm: 14mm traseiras e 14,3 mm dianteiras. Realmente ficam moles para band, acredito que, como vc disse lá atrás e após comparar trocentas molas de todos os tipos de viaturas, que o fio 16mm seja o ideal!

    Vou seguir os seus conselhos dessa vez e começar pelas molas, quem sabe a coisa toda não se ajusta. Só preciso verificar o diâmetro e o tamanho das molas para efetuarmos o pedido lá na CRC. Já vou trocas tanto as dianteiras quanto as traseiras, para que fiquem iguais e eu possa ter referência do que está acontecendo na viatura.
    abçs
    4X4 Brasil
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Dr Guilherme,

    NUNCA!! duvidei da sua opinião, que é de muita valia, pois vc já teve band, tem um engesa e possui uma SW4. Suas observações estavam bem guardadas nas páginas anteriores e não havia me esquecido delas. Só ainda não solicitei a sua ajuda por duas razões: primeira, eu já tinha comprado as molas do troller, então, resolvi testar, já que não tinha como devolver e precisava de referências para fabricar as molas posteriormente. Agora já as tenho. A segunda razão foi justamente o fato de estar envolvido em outros projetos e não estava mexendo muito na band, só agora retornei para terminá-la, resolvendo as pendências!!

    Tenho acompanhado o tópico das SW4 e sei que vc tem ajudado bastante por lá, espero também contar com sua ajuda por aqui na fabricação das molas. Depois de 1 ano e meio nesse projeto, descobri que, como não temos um mercado consolidado, com pessoal técnico desenvolvendo produtos específicos, nossa salvação é o compartilhamento de experiências por esses tópicos aqui e a boa vontade das pessoas, pois se for contar com meca, vc tá f!@#$%$%!!!!!!

    Certamente, em brave entrarei em contato para resolvermos as molas, quanto ao fio das molas do troller eles têm: 14mm traseiras e 14,3 mm dianteiras. Realmente ficam moles para band, acredito que, como vc disse lá atrás e após comparar trocentas molas de todos os tipos de viaturas, que o fio 16mm seja o ideal!

    Vou seguir os seus conselhos dessa vez e começar pelas molas, quem sabe a coisa toda não se ajusta. Só preciso verificar o diâmetro e o tamanho das molas para efetuarmos o pedido lá na CRC. Já vou trocas tanto as dianteiras quanto as traseiras, para que fiquem iguais e eu possa ter referência do que está acontecendo na viatura.
    abçs
    DEMELO

    Estou a sua disposição para qdo precisar e te garanto que irá solucionar todos os seus problemas de estabilidade de sua BAND , peço que vc antes de fazer alguma coisa para melhorar a suspensão troque as molas primeiro pois vai te economizar muita grana inventando coisas para tentar melhorar a establidade .

    Venho aqui sempre tentando fazer os amigos economizarem dinheiro com coisas que comigo já deu errado , tento passar minhas experiências erradas e as coisas que são certas , que deram certo , foi uma pena que qdo visitei seu tópico vc já havia comprado as molas , mas vc pode agora evitar mais despesas desnecessárias .

    Abraço
    4X4 Brasil

  • #6
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    DEMELO


    Estou aqui a bastante tempo esperando vc dizer o que achou da calibragem da suspensão e vc neste post diz que as molas do TROLLER não servem .

    Me lembro que na página 4 ou 5 cinco havia falado da fabricação de molas sob medida e o RODRIGO ODIN explicou que molas não são tão simples de fabricar , respeitei o ponto de vista dele que esta correto , mas que em minhas experiências em fazer molas tb deram certo e até hoje nenhuma quebrou , e pedi a vc e vc ainda não me deu a espessura do fio das molas do TROLLER. Eu já sabia apesar de não saber as espessura do fio da mola do TROLLER e que estas molas não serviriam mas esperei primeiro o seu relato .

    Estas molas que tenho feito para meu ENGESA e para as SW4 que já tive , tenho feito para todos os amigos daqui do forum e dos que já fizeram todos aprovaram e estou em casa com 12 pares de molas para enviar para os donos de SW4 que encomendaram pois chegaram esta semana , só falta eu enviar aos donos .

    Mas voltando ao seu caso : acho que fica mais barato em vc fazer molas mais reforçadas para a sua BAND do que trocar os amortecedores por mais duros , pois agora vc tem a epxeriência com estas molas e tem as medidas dela , para mandar fazer outras mais reforçadas fica muito mais fácil e barato do que trocar os amortecedores .

    No meu ENGESA foi assim , troquei as molas , depois troquei os amortecedores e ficou muito bom , DEPOIS fui inventar de tentar fazer ele ficar mais firme e me dei mal , comprei e coloquei os amortecedores do ônibus 1714 e o meu ENGESA VIROU UM VERDADEIRO CABRITO ,ficou duro demais , voltei para os amortecedores do 1113 que tinha dado certo e meu ENGESA voltou a ser um jipe muito confortável , posso tentar te ajudar mandando fazer molas para a sua BAND , o par deve ficar em torno de R$450,00 colocado em sua casa , acho que fica bem mais barato do que vc comprar os 4 amortecedores OFF-SHOCK .

    Sou um cara teimoso e insisto muito naquilo que deu certo comigo e que me desculpe o RODRIGO ODIN em eu teimar com o conceito dele em fabricação de molas que esta certo com certeza , mas não vejo muita dificuldade em projetar uma mola para nossos jipes embora eu não seja engenheiro , mas tendo como referência outras molas que já estamos usando que não ficaram 100% como queríamos que ficasse .

    Abraço e desculpe por ter me alongado demais .
    Guilherme, acho que essa será a solução, tenho uma cherokee sport e vou mandar fazer umas molas para ela e testarei também, tenho outros projetos de long arms para cherokee e andei pesquisando, o pessoal é louco e chega a pedir 1200 em um par de molas importadas, se puder me passe o contato desse fabricante que você já está acostumado a trabalhar e conhece a qualidade.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Guilherme, acho que essa será a solução, tenho uma cherokee sport e vou mandar fazer umas molas para ela e testarei também, tenho outros projetos de long arms para cherokee e andei pesquisando, o pessoal é louco e chega a pedir 1200 em um par de molas importadas, se puder me passe o contato desse fabricante que você já está acostumado a trabalhar e conhece a qualidade.
    CARO RODRIGO ODIN4X4

    Vc mexe com isto e trabalha com isto , no meu caso não viso lucro pois tenho minha profissão minha intenção é só de ajudar , e como falei vc tem este trabalho como ganha pão , é um prazer em poder te ajudar , as molas mando fazer na SRC MOLAS : INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MOLAS SRC , fala com o Inacio que é o responsável pelas vendas .

    Qualquer coisa estou a sua disposição .

    Não sei se vc leu lá no tópico das TOYOTAS , o pessoal quis fazer molas para as SW4 deles e o Inacio falou que não fazia mais para pessoas físicas e o pessoal ficou sem pai e sem mãe , daí assumi a responsabilidade de mandar fazer molas para todos sem visar lucro apenas a pessoa paga o valor das molas + o frete , o valor de cada par de molas depende do tamanho , mas a mais barata ficou em R$240,00 o par e a mais cara R$340,00 o par uma mola para a BAND ou CHEROKEE deve ficar em torno de 330,00 no máximo o par .

    Abraço

  • #8
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por Ramones Ver Post
    Murilo,

    o que vc acha da opção de se adaptar a suspensão helicoidal apenas no eixo dianteiro?
    Acha viável?

    Abraço,
    Ramon
    DF
    Ramon,
    A parte mais complicada é justamente a alteração na suspensão dianteira.
    Tudo porque não há espaço para colocar a mola sob o chassi e aí tem que incluir uma torre ao lado do chassi para acomodar a mola.
    Essa torre pode ocupar um lugar que atrapalhe a barra de ligação da direção, o suporte da pinça ou a instalação da barra estabilizadora, caso não tenha.
    A suspensão dianteira requer bastante cuidado no acerto do caster.
    Na suspensão traseira, além de não ser necessária a torre, não tem tanto ajustes, e fica bem mais fácil de instalar.
    A menos que sua Band seja uma picape usada para carregar carga, o melhor é usar helicoidais na dianteira e na traseira.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #9
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    Fala Hercílio, tudo tranquilo?

    Entendi... realmente o "pesado" do negócio deve ser a dianteira...

    É que o colega - Sílvio - de Campo Grande/MS que fez algumas adaptações destas, relatou que o pessoal estava fazendo apenas no eixo dianteiro.

    Eu pensava - e ainda penso, embora não tenha condição nenhuma de bancar tal projeto agora - nessa hipótese, não tanto para diminuir a complexidade da adaptação em si, mas pensando na garantia da estabilidade da carroceria, na própria redução de custo/tempo da adaptação e na possibilidade de obter conforto satisfatório "só" com o eixo dianteiro helicoidal... como algumas pickups...

    Abs,
    Ramon
    DF

  • #10
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    Demello parece ter ficado bem legal a barra, ficou mais simples que a que fiz com barra de ranger, essa mesma barra poderia ser colocada na frente?
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Demello parece ter ficado bem legal a barra, ficou mais simples que a que fiz com barra de ranger, essa mesma barra poderia ser colocada na frente?
    Rodrigo,

    A barra da F250 é muito grande para a dianteira, devido a todos os componentes que lá estão! Na verdade, até dá, mas teria que fechar um pouco a barra. Aí entra a questão de esquentar ou não a bichinha! O cara que fez a adaptação aí, que não foi o mesmo que instalou a suspa, não concorda muito com a ideia de esquentar a barra, pois, para ele, ao esquentar, vc tira a têmpera do metal e numa torção forte ela pode quebrar. Aí é opinião dele, como não sou engenheiro, não quis nem discutir. A barra dianteira continua um problema e agora tenho a questão da panhard para resolver, mas VAMU QUE VAMU!!!!!
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
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  • #12
    Usuário Avatar de Rodrigo ODIN4X4
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    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Rodrigo,

    A barra da F250 é muito grande para a dianteira, devido a todos os componentes que lá estão! Na verdade, até dá, mas teria que fechar um pouco a barra. Aí entra a questão de esquentar ou não a bichinha! O cara que fez a adaptação aí, que não foi o mesmo que instalou a suspa, não concorda muito com a ideia de esquentar a barra, pois, para ele, ao esquentar, vc tira a têmpera do metal e numa torção forte ela pode quebrar. Aí é opinião dele, como não sou engenheiro, não quis nem discutir. A barra dianteira continua um problema e agora tenho a questão da panhard para resolver, mas VAMU QUE VAMU!!!!!
    Demello quanto a entortar a barra, pode fazer sem medo, lembro que originalmente as bieletas tem 8 mm de diâmetro e a barra algo perto de 20 mm, a bieleta estouraria antes de entortar a barra mesmo que ela fosse feita em aço de baixa resistência a torção como o 1020, após o aquecimento ela deve ser resfriada lentamente, se esfria-la na água pode deixa-la quebradiça
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

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