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  • #181
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    Citação Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    bom dia,sei que nao é da minha conta mas a sua barra panhard não esta do lado errado?

    []s

    4x4 Garage,
    Toda crítica construtiva é sempre bem vinda!! Ao que parece ficou sim do lado errado (meus conhecimentos não são muitos no quesito, mas o mentor do Kit está afirmando que está do lado errado -
    Rodrigo - então tá!!) Mas, por enquanto, considerando que a dirigibilidade está razoável vou esperar um pouco, pois já tive muiiiiiita dor de cabeça com a suspa, mas certamente ajustarei isso aí!!!
    Obrigado
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
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  • #182
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    Citação Postado originalmente por Ramones Ver Post
    Murilo,

    o que vc acha da opção de se adaptar a suspensão helicoidal apenas no eixo dianteiro?
    Acha viável?
    DF
    Ramones
    O hercilio já adiantou a resposta e vou complementá-la: com a barra estabilizadora traseira, molas bem dimensionadas (as do troller não servem!! terei que substituir por molas mais rígidas no futuro!) e amortecedores também bem dimensionados, entenda-se, uns 20/25% mais duros (rígidos) que os ranchos, a suspa traseira ficará muito boa e não terá problema de estabilidade. Não sei como o pessoa lá no mato grosso fez, mas é plenamente possível instalar a suspa traseira também, basta que siga as dicas acima.
    Agora, se não quiser arriscar, coloca só na frente mesmo, já melhora 50%, agora os zequinhas vão continuar sofrendo!!! kkkk
    abçs
    4X4 Brasil
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
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  • #183
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    eu não havia prestado atenção nisso 4x4Garage, Demello a barra deve acompanhar exatamente a barra de direção, isso certamente influenciará sua dirgibilidade
    Rodrigo,

    Essa alteração aí deixo para vc fazer!! KKKK
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  • #184
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Demello parece ter ficado bem legal a barra, ficou mais simples que a que fiz com barra de ranger, essa mesma barra poderia ser colocada na frente?
    Rodrigo,

    A barra da F250 é muito grande para a dianteira, devido a todos os componentes que lá estão! Na verdade, até dá, mas teria que fechar um pouco a barra. Aí entra a questão de esquentar ou não a bichinha! O cara que fez a adaptação aí, que não foi o mesmo que instalou a suspa, não concorda muito com a ideia de esquentar a barra, pois, para ele, ao esquentar, vc tira a têmpera do metal e numa torção forte ela pode quebrar. Aí é opinião dele, como não sou engenheiro, não quis nem discutir. A barra dianteira continua um problema e agora tenho a questão da panhard para resolver, mas VAMU QUE VAMU!!!!!
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  • #185
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    Caro De Melo que trampo esse seu "UP" , mas depois de pronto é só colher os louros da vitória.


    Só de olho e torcendo que os percalços sejam resolvidos.


    Forte abraço.


    Estevão
    Eterna é a reforma cujo a grana é curta, o tempo é pouco e o homem tem pouco conhecimento.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=37857

  • #186
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    Citação Postado originalmente por estyvybeykr Ver Post
    Caro De Melo que trampo esse seu "UP" , mas depois de pronto é só colher os louros da vitória.


    Só de olho e torcendo que os percalços sejam resolvidos.


    Forte abraço.


    Estevão
    Valeu Estevão,
    Realmente tá um trampo danado!!! mas ao final vai valer a pena!! Hj retornei do sítio que tenho aqui perto e estava justamente comparando o mesmo trecho feito com ela original e agora: o conforto aumentou substancialmente!!! vale o tempo e energia gasto, caso realmente queira ficar com a viatura e, também, depois que terminar, todo mundo que quiser, terá a receita do bolo aqui neste tópico, bastará compiar e, certamente, economizará, um bom tempo, dinheiro e dor de cabeça!!!!
    Agora é continuar!!! kkkkk
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  • #187
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    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Ramones
    O hercilio já adiantou a resposta e vou complementá-la: com a barra estabilizadora traseira, molas bem dimensionadas (as do troller não servem!! terei que substituir por molas mais rígidas no futuro!) e amortecedores também bem dimensionados, entenda-se, uns 20/25% mais duros (rígidos) que os ranchos, a suspa traseira ficará muito boa e não terá problema de estabilidade. Não sei como o pessoa lá no mato grosso fez, mas é plenamente possível instalar a suspa traseira também, basta que siga as dicas acima.
    Agora, se não quiser arriscar, coloca só na frente mesmo, já melhora 50%, agora os zequinhas vão continuar sofrendo!!! kkkk
    abçs

    DEMELO


    Estou aqui a bastante tempo esperando vc dizer o que achou da calibragem da suspensão e vc neste post diz que as molas do TROLLER não servem .

    Me lembro que na página 4 ou 5 cinco havia falado da fabricação de molas sob medida e o RODRIGO ODIN explicou que molas não são tão simples de fabricar , respeitei o ponto de vista dele que esta correto , mas que em minhas experiências em fazer molas tb deram certo e até hoje nenhuma quebrou , e pedi a vc e vc ainda não me deu a espessura do fio das molas do TROLLER. Eu já sabia apesar de não saber as espessura do fio da mola do TROLLER e que estas molas não serviriam mas esperei primeiro o seu relato .

    Estas molas que tenho feito para meu ENGESA e para as SW4 que já tive , tenho feito para todos os amigos daqui do forum e dos que já fizeram todos aprovaram e estou em casa com 12 pares de molas para enviar para os donos de SW4 que encomendaram pois chegaram esta semana , só falta eu enviar aos donos .

    Mas voltando ao seu caso : acho que fica mais barato em vc fazer molas mais reforçadas para a sua BAND do que trocar os amortecedores por mais duros , pois agora vc tem a epxeriência com estas molas e tem as medidas dela , para mandar fazer outras mais reforçadas fica muito mais fácil e barato do que trocar os amortecedores .

    No meu ENGESA foi assim , troquei as molas , depois troquei os amortecedores e ficou muito bom , DEPOIS fui inventar de tentar fazer ele ficar mais firme e me dei mal , comprei e coloquei os amortecedores do ônibus 1714 e o meu ENGESA VIROU UM VERDADEIRO CABRITO ,ficou duro demais , voltei para os amortecedores do 1113 que tinha dado certo e meu ENGESA voltou a ser um jipe muito confortável , posso tentar te ajudar mandando fazer molas para a sua BAND , o par deve ficar em torno de R$450,00 colocado em sua casa , acho que fica bem mais barato do que vc comprar os 4 amortecedores OFF-SHOCK .

    Sou um cara teimoso e insisto muito naquilo que deu certo comigo e que me desculpe o RODRIGO ODIN em eu teimar com o conceito dele em fabricação de molas que esta certo com certeza , mas não vejo muita dificuldade em projetar uma mola para nossos jipes embora eu não seja engenheiro , mas tendo como referência outras molas que já estamos usando que não ficaram 100% como queríamos que ficasse .

    Abraço e desculpe por ter me alongado demais .
    4X4 Brasil

  • #188
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    DEMELO


    Estou aqui a bastante tempo esperando vc dizer o que achou da calibragem da suspensão e vc neste post diz que as molas do TROLLER não servem .

    Me lembro que na página 4 ou 5 cinco havia falado da fabricação de molas sob medida e o RODRIGO ODIN explicou que molas não são tão simples de fabricar , respeitei o ponto de vista dele que esta correto , mas que em minhas experiências em fazer molas tb deram certo e até hoje nenhuma quebrou , e pedi a vc e vc ainda não me deu a espessura do fio das molas do TROLLER. Eu já sabia apesar de não saber as espessura do fio da mola do TROLLER e que estas molas não serviriam mas esperei primeiro o seu relato .

    Estas molas que tenho feito para meu ENGESA e para as SW4 que já tive , tenho feito para todos os amigos daqui do forum e dos que já fizeram todos aprovaram e estou em casa com 12 pares de molas para enviar para os donos de SW4 que encomendaram pois chegaram esta semana , só falta eu enviar aos donos .

    Mas voltando ao seu caso : acho que fica mais barato em vc fazer molas mais reforçadas para a sua BAND do que trocar os amortecedores por mais duros , pois agora vc tem a epxeriência com estas molas e tem as medidas dela , para mandar fazer outras mais reforçadas fica muito mais fácil e barato do que trocar os amortecedores .

    No meu ENGESA foi assim , troquei as molas , depois troquei os amortecedores e ficou muito bom , DEPOIS fui inventar de tentar fazer ele ficar mais firme e me dei mal , comprei e coloquei os amortecedores do ônibus 1714 e o meu ENGESA VIROU UM VERDADEIRO CABRITO ,ficou duro demais , voltei para os amortecedores do 1113 que tinha dado certo e meu ENGESA voltou a ser um jipe muito confortável , posso tentar te ajudar mandando fazer molas para a sua BAND , o par deve ficar em torno de R$450,00 colocado em sua casa , acho que fica bem mais barato do que vc comprar os 4 amortecedores OFF-SHOCK .

    Sou um cara teimoso e insisto muito naquilo que deu certo comigo e que me desculpe o RODRIGO ODIN em eu teimar com o conceito dele em fabricação de molas que esta certo com certeza , mas não vejo muita dificuldade em projetar uma mola para nossos jipes embora eu não seja engenheiro , mas tendo como referência outras molas que já estamos usando que não ficaram 100% como queríamos que ficasse .

    Abraço e desculpe por ter me alongado demais .
    Dr Guilherme,

    NUNCA!! duvidei da sua opinião, que é de muita valia, pois vc já teve band, tem um engesa e possui uma SW4. Suas observações estavam bem guardadas nas páginas anteriores e não havia me esquecido delas. Só ainda não solicitei a sua ajuda por duas razões: primeira, eu já tinha comprado as molas do troller, então, resolvi testar, já que não tinha como devolver e precisava de referências para fabricar as molas posteriormente. Agora já as tenho. A segunda razão foi justamente o fato de estar envolvido em outros projetos e não estava mexendo muito na band, só agora retornei para terminá-la, resolvendo as pendências!!

    Tenho acompanhado o tópico das SW4 e sei que vc tem ajudado bastante por lá, espero também contar com sua ajuda por aqui na fabricação das molas. Depois de 1 ano e meio nesse projeto, descobri que, como não temos um mercado consolidado, com pessoal técnico desenvolvendo produtos específicos, nossa salvação é o compartilhamento de experiências por esses tópicos aqui e a boa vontade das pessoas, pois se for contar com meca, vc tá f!@#$%$%!!!!!!

    Certamente, em brave entrarei em contato para resolvermos as molas, quanto ao fio das molas do troller eles têm: 14mm traseiras e 14,3 mm dianteiras. Realmente ficam moles para band, acredito que, como vc disse lá atrás e após comparar trocentas molas de todos os tipos de viaturas, que o fio 16mm seja o ideal!

    Vou seguir os seus conselhos dessa vez e começar pelas molas, quem sabe a coisa toda não se ajusta. Só preciso verificar o diâmetro e o tamanho das molas para efetuarmos o pedido lá na CRC. Já vou trocas tanto as dianteiras quanto as traseiras, para que fiquem iguais e eu possa ter referência do que está acontecendo na viatura.
    abçs
    4X4 Brasil
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  • #189
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
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    Estou aqui a bastante tempo esperando vc dizer o que achou da calibragem da suspensão e vc neste post diz que as molas do TROLLER não servem .

    Me lembro que na página 4 ou 5 cinco havia falado da fabricação de molas sob medida e o RODRIGO ODIN explicou que molas não são tão simples de fabricar , respeitei o ponto de vista dele que esta correto , mas que em minhas experiências em fazer molas tb deram certo e até hoje nenhuma quebrou , e pedi a vc e vc ainda não me deu a espessura do fio das molas do TROLLER. Eu já sabia apesar de não saber as espessura do fio da mola do TROLLER e que estas molas não serviriam mas esperei primeiro o seu relato .

    Estas molas que tenho feito para meu ENGESA e para as SW4 que já tive , tenho feito para todos os amigos daqui do forum e dos que já fizeram todos aprovaram e estou em casa com 12 pares de molas para enviar para os donos de SW4 que encomendaram pois chegaram esta semana , só falta eu enviar aos donos .

    Mas voltando ao seu caso : acho que fica mais barato em vc fazer molas mais reforçadas para a sua BAND do que trocar os amortecedores por mais duros , pois agora vc tem a epxeriência com estas molas e tem as medidas dela , para mandar fazer outras mais reforçadas fica muito mais fácil e barato do que trocar os amortecedores .

    No meu ENGESA foi assim , troquei as molas , depois troquei os amortecedores e ficou muito bom , DEPOIS fui inventar de tentar fazer ele ficar mais firme e me dei mal , comprei e coloquei os amortecedores do ônibus 1714 e o meu ENGESA VIROU UM VERDADEIRO CABRITO ,ficou duro demais , voltei para os amortecedores do 1113 que tinha dado certo e meu ENGESA voltou a ser um jipe muito confortável , posso tentar te ajudar mandando fazer molas para a sua BAND , o par deve ficar em torno de R$450,00 colocado em sua casa , acho que fica bem mais barato do que vc comprar os 4 amortecedores OFF-SHOCK .

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    Abraço e desculpe por ter me alongado demais .
    Guilherme, acho que essa será a solução, tenho uma cherokee sport e vou mandar fazer umas molas para ela e testarei também, tenho outros projetos de long arms para cherokee e andei pesquisando, o pessoal é louco e chega a pedir 1200 em um par de molas importadas, se puder me passe o contato desse fabricante que você já está acostumado a trabalhar e conhece a qualidade.
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

  • #190
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    Rodrigo,

    A barra da F250 é muito grande para a dianteira, devido a todos os componentes que lá estão! Na verdade, até dá, mas teria que fechar um pouco a barra. Aí entra a questão de esquentar ou não a bichinha! O cara que fez a adaptação aí, que não foi o mesmo que instalou a suspa, não concorda muito com a ideia de esquentar a barra, pois, para ele, ao esquentar, vc tira a têmpera do metal e numa torção forte ela pode quebrar. Aí é opinião dele, como não sou engenheiro, não quis nem discutir. A barra dianteira continua um problema e agora tenho a questão da panhard para resolver, mas VAMU QUE VAMU!!!!!
    Demello quanto a entortar a barra, pode fazer sem medo, lembro que originalmente as bieletas tem 8 mm de diâmetro e a barra algo perto de 20 mm, a bieleta estouraria antes de entortar a barra mesmo que ela fosse feita em aço de baixa resistência a torção como o 1020, após o aquecimento ela deve ser resfriada lentamente, se esfria-la na água pode deixa-la quebradiça
    Niva 91,kit Odin4x4 suspensão do Troller, dana 44, dana 18,pneus 33,guincho 9000 mexido até o caroço! Cherokee xj lift 5" boca de litro.

  • #191
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo ODIN4X4 Ver Post
    Demello quanto a entortar a barra, pode fazer sem medo, lembro que originalmente as bieletas tem 8 mm de diâmetro e a barra algo perto de 20 mm, a bieleta estouraria antes de entortar a barra mesmo que ela fosse feita em aço de baixa resistência a torção como o 1020, após o aquecimento ela deve ser resfriada lentamente, se esfria-la na água pode deixa-la quebradiça


    Blz, Rodrigo,
    Eu até faria, pois acredito que uma quebra da barra não acarretaria incidentes sérios, notadamente pela velocidade que ando. O problema é achar quem faça!!! Mas vou insistir no projeto até terminá-lo.
    Abçs
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  • #192
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    Blz, Rodrigo,
    Eu até faria, pois acredito que uma quebra da barra não acarretaria incidentes sérios, notadamente pela velocidade que ando. O problema é achar quem faça!!! Mas vou insistir no projeto até terminá-lo.
    Abçs

    Fala Murilo! Beleza??


    Dependendo do material (ferro fundido ou aço fundido), ele vira na prensa Hidráulica apenas colocando POUCO calor... ou seja, não pegaria calor suficiente para mudar a têmpera do material.

    Qualquer torneiro faz isso e dá garantia!


    Para mudar a têmpera do material, você precisa aquecer a peça a mais de 400 graus... ou seja, quando ela começar a ficar vermelha é por que está atingindo a temperatura...
    Começa com um vermelho bordeux bem escuro... depois vai ficando um vermelho escuro... depois vermelho vivo... depois laranja... depois amarelo...... depois disso aí derreteu!! kkkkkk

    Então para virar essa peça você precisa dar calor nela sem deixar ela chegar no vermelho escuro...
    Joga calor e vai virando na prensa hidráulica.

    Vira numa boa e sem prejudicar o material!

    E SE não der para virar com Pouco calor, esquenta a peça e molda como você precisar...
    Deixa esfriar naturalmente... depois de alguns minutos / horas dela JÁ Virada e Esfriada você joga calor no local que Tensionou com a dobra até que ela atinga a cor vermelha escura e deixa ela esfriar naturalmente para tirar a tensão do material..

    Aço que fica quebradiço é Aço TENSIONADO OU aço que foi MUITO aquecido (chegando a ficar laranja ou amarelo) e Resfriado rápido demais (numa eventual tentativa de Temperar o material buscando dureza / alta resistência - o material fica poroso)...


    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

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