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Tópico: Barra Panhard

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  • #1

    Barra Panhard




    Pessoal

    Como estou levantando meu carro sei que terei que ajustar essa barra, alguem poderia me informar como posso fazer isso ?

    Alem da panhard vi que tem uma tal de barra da válvula compensadora de carga. que precisa ser alongada, que barra é essa e o que precisa ser feito exatamente?


    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Barra Panhard-dscf3670.jpg   Barra Panhard-dscf3674.jpg   Barra Panhard-dscf3675.jpg  
    André Fajoses
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  • #2
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    barra

    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Pessoal

    Como estou levantando meu carro sei que terei que ajustar essa barra, alguem poderia me informar como posso fazer isso ?

    Alem da panhard vi que tem uma tal de barra da válvula compensadora de carga. que precisa ser alongada, que barra é essa e o que precisa ser feito exatamente?


    Caro amigo;
    Entre no site do natal 4x4 que la tem como fazer a barra com regulagem.
    Abracos

  • #3
    Acabei de dar uma olhada, e pretendo fazer a alteração para poder regular a barra, mas não entendi bem o funcionamento dela e por conta disso tambem não entendi como fazer a regulagens

    e a outra barra da válvula compensadora de carga, que raio é isso ?
    André Fajoses
    Meus Videos

  • #4
    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Acabei de dar uma olhada, e pretendo fazer a alteração para poder regular a barra, mas não entendi bem o funcionamento dela e por conta disso tambem não entendi como fazer a regulagens

    e a outra barra da válvula compensadora de carga, que raio é isso ?
    Boa noite, para fazer uma barra com regulagem ter que cortar a barra em dois pedaços, proximo de uma das cabeças de preferencia, na ponta menor vc vai embutir uma barra roscada, que depois de alinhada sera soldada de maneira a ficar fixa, nessa barra que fica para fora vai uma porca que fica livre, servindo de contra porca(PUTZ!! fiz uma pesquisa rápida no google e não consegui saber o que é certo PORCA ou POLCA),na outra ponta vai uma porca soldada fixa na barra, onde sera rosqueada a nova ponta, a regulagem da barra se da rosqueando ou desrosqueando a ponta, quando encontrar a posição ideal aperta-se a contra porca.
    Espero ter esclarecido, se escureci mais ainda, desculpe, rsrssss Um abraço.
    Adriano Moura
    Porto Alegre/RS
    Grand Sportage 1999 4 FX5-OffShox

  • #5
    Citação Postado originalmente por Adriano-RS Ver Post
    Boa noite, para fazer uma barra com regulagem ter que cortar a barra em dois pedaços, proximo de uma das cabeças de preferencia, na ponta menor vc vai embutir uma barra roscada, que depois de alinhada sera soldada de maneira a ficar fixa, nessa barra que fica para fora vai uma porca que fica livre, servindo de contra porca(PUTZ!! fiz uma pesquisa rápida no google e não consegui saber o que é certo PORCA ou POLCA),na outra ponta vai uma porca soldada fixa na barra, onde sera rosqueada a nova ponta, a regulagem da barra se da rosqueando ou desrosqueando a ponta, quando encontrar a posição ideal aperta-se a contra porca.
    Espero ter esclarecido, se escureci mais ainda, desculpe, rsrssss Um abraço.
    ajudou sim,

    Mas..

    cheguei a ver isso no site do natal, mas o problema é : o que eu verifico na regulagem ? com ele levatando a barra do tamanho original cabe, então como ou o que que eu tenho que ver se esta ok ?
    O problema é que não entendi o que essa barra faz, como ela funciona ? então não consigo "visualizar" o efeito da mudança

    []'s confusos
    André Fajoses
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  • #6
    Usuário Avatar de GENIVA
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    caro Alfajoses,
    Observe a foto que o Bacalhau postou:
    Note que a barra é fixa em uma de suas extremidade na carroceria do NIVA e na outra no eixo diferencial.Essa barra original não tem opção de regulagem pois è feita para a altura original do NIVA(altura original + barra original = rodas centralizadas)
    Ao elevarmos muito a suspenção,o ponto de fixação na carroceria ficará mais alto(aumentando o angulo da barra em relação ao eixo) e como o comprimento dessa barra continua o mesmo,consequentemente o eixo diferencial do NIVA se "jogará" para os lados,principalmente quando as molas jogarem a carroceria para cima, mais a barra forçará o eixo para um dos lados e prejudicará a estabilidade.

    Citação Postado originalmente por Adriano-RS Ver Post
    (PUTZ!! fiz uma pesquisa rápida no google e não consegui saber o que é certo PORCA ou POLCA)
    Essa é fácil: meu professor do SENAI ,Quase trinta anos átras,corrigiu-me que "polca" é dança alemã o nome certo é porca

  • #7
    Citação Postado originalmente por GENIVA Ver Post
    caro Alfajoses,
    Observe a foto que o Bacalhau postou:
    Note que a barra é fixa em uma de suas extremidade na carroceria do NIVA e na outra no eixo diferencial.Essa barra original não tem opção de regulagem pois è feita para a altura original do NIVA(altura original + barra original = rodas centralizadas)
    Ao elevarmos muito a suspenção,o ponto de fixação na carroceria ficará mais alto(aumentando o angulo da barra em relação ao eixo) e como o comprimento dessa barra continua o mesmo,consequentemente o eixo diferencial do NIVA se "jogará" para os lados,principalmente quando as molas jogarem a carroceria para cima, mais a barra forçará o eixo para um dos lados e prejudicará a estabilidade.


    Essa é fácil: meu professor do SENAI ,Quase trinta anos átras,corrigiu-me que "polca" é dança alemã o nome certo é porca

    Geniva,

    Obrigado !

    Era falta de atenção minha

    Eu estava achando que as duas pontas estavam presas na carroceria, por isso não estava entendo o seu funcionamento.

    Obrigado a todos que tiveram paciencia com minha ignorancia !

    André Fajoses
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  • #8
    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Acabei de dar uma olhada, e pretendo fazer a alteração para poder regular a barra, mas não entendi bem o funcionamento dela e por conta disso tambem não entendi como fazer a regulagens

    e a outra barra da válvula compensadora de carga, que raio é isso ?
    A barra estabilizadora (panhard) tem que ser aumentada para manter o eixo traseiro no centro da carroceria, lateralmente... se ela estiver com o tamanho "errado", um pneu fica mais pra fora (ou menos pra dentro) do que o outro... Pra regular basta ir variando o comprimento (rosqueando e desrosqueando), e medindo até que fique o mais centrado possível... não tenho certeza, mas acho que o veículo tem que estar "em ordem de carga"...

    1 - barra da valvula compensadora de carga
    2 - valvula compensadora de carga (varia a pressão dos freios traseiros de acordo com a altura da carroceria em relação ao eixo traseiro... mais carga = menos altura = mais freio...)
    3 - suporte da barra... acho que o lance é variar a altura desse, até que compense o lift que você vai fazer, mantendo a barra na posição original...
    4 - tem coisa solta ali
    5 - já que tá levantando o carro, acho que vale a pena dar um jeito nisso... tá muito abaixo do que precisava estar...

    []s,
    Gustavo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Barra Panhard-imagem11.jpg  
    4X4 Brasil

  • #9
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    A barra estabilizadora (panhard) tem que ser aumentada para manter o eixo traseiro no centro da carroceria, lateralmente... se ela estiver com o tamanho "errado", um pneu fica mais pra fora (ou menos pra dentro) do que o outro... Pra regular basta ir variando o comprimento (rosqueando e desrosqueando), e medindo até que fique o mais centrado possível... não tenho certeza, mas acho que o veículo tem que estar "em ordem de carga"...


    Gustavo.
    ai ja esta dizendo , quando levantar uma roda vai ficar mais para fora que a outra deixando o eixo fora do centro, dai com a barra rosqueavel voce vai esticando ela e medindo até que a distancia da roda para a caixa fique iguais dos dois lados, entendeu?
    []"

  • #10
    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    A barra estabilizadora (panhard) tem que ser aumentada para manter o eixo traseiro no centro da carroceria, lateralmente... se ela estiver com o tamanho "errado", um pneu fica mais pra fora (ou menos pra dentro) do que o outro... Pra regular basta ir variando o comprimento (rosqueando e desrosqueando), e medindo até que fique o mais centrado possível... não tenho certeza, mas acho que o veículo tem que estar "em ordem de carga"...

    1 - barra da valvula compensadora de carga
    2 - valvula compensadora de carga (varia a pressão dos freios traseiros de acordo com a altura da carroceria em relação ao eixo traseiro... mais carga = menos altura = mais freio...)
    3 - suporte da barra... acho que o lance é variar a altura desse, até que compense o lift que você vai fazer, mantendo a barra na posição original...
    4 - tem coisa solta ali
    5 - já que tá levantando o carro, acho que vale a pena dar um jeito nisso... tá muito abaixo do que precisava estar...

    []s,
    Gustavo.

    Valeu Gutavo,

    Os amortecedores vão ser trocados e a descarga tambem

    Pelo menos a valvula compensadora de carga eu ja entendi o funcionamento , acho que vou terei regular ela

    André Fajoses
    Meus Videos

  • #11
    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Pelo menos a valvula compensadora de carga eu ja entendi o funcionamento , acho que vou terei regular ela
    Da panhard não entendeu??

    Ao invés de regular valvula a compensadora, pode colocar uma de corte fixo também... segundo um camarada (que saca pra caraio) de 45bar...

    Citação Postado originalmente por Afajoses Ver Post
    Os amortecedores vão ser trocados e a descarga tambem
    Eu levei lá na noscam em ramos, nota 10 pros caras... também já levei outro carro numa que fica lá em jacarepagua e achei uma bosta...

    []s,
    Gustavo.


    .
    4X4 Brasil

  • #12

    A barra estabilizadora (panhard)?

    Citação Postado originalmente por Gustavo Niva Ver Post
    A barra estabilizadora (panhard) tem que ser aumentada para manter o eixo traseiro no centro da carroceria, lateralmente... se ela estiver com o tamanho "errado", um pneu fica mais pra fora (ou menos pra dentro) do que o outro... Pra regular basta ir variando o comprimento (rosqueando e desrosqueando), e medindo até que fique o mais centrado possível... não tenho certeza, mas acho que o veículo tem que estar "em ordem de carga"...

    1 - barra da valvula compensadora de carga
    2 - valvula compensadora de carga (varia a pressão dos freios traseiros de acordo com a altura da carroceria em relação ao eixo traseiro... mais carga = menos altura = mais freio...)
    3 - suporte da barra... acho que o lance é variar a altura desse, até que compense o lift que você vai fazer, mantendo a barra na posição original...
    4 - tem coisa solta ali
    5 - já que tá levantando o carro, acho que vale a pena dar um jeito nisso... tá muito abaixo do que precisava estar...

    []s,
    Gustavo.
    Gustavo,

    Perdoe-me a ignorancia, mas poderia apresentar a "Barra Estabilizadora (Panhard)" na foto?
    Acredito que depois que levantei bobagem a traseira do Grauçá (http://grauca4x4.blogspot.com/2008/0...tecedores.html), percebo que por qualquer bobagem a roda traseira lado direito raspa na caixa.
    Faz sentido?
    O que devo fazer? Alongar? Como?
    Comentaram que o Natal 4x4 ensina porém "está fora do ar"
    .
    .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Barra Panhard-testado.jpg  
    Betão (Roberto Santana)
    Lada Niva 1991 / Canavieiras – BA

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