Postado originalmente por
Rodrigo ODIN4X4
Murilo Beltrame, desculpe a confusão, mas não sei se sabe que o Demello é seu xará kkk
Demello e Murilo esses dados acima são os dados necessários para a fabricação de uma mola, vi que foi falado sobre o diâmetro do fio da mola e que seria melhor usar molas fabricadas e discordo disso e acho muito melhor encontrar uma mola que seja produzida em serie, uma mola com fio mais grosso pode ser até mais macia que uma com fio mais fino e diâmetro do elo menor, vejam por exemplo a Toyota Hilux que tem uma mola coil over muito pequena, enquanto a Pampa tem uma mola enorme com 250 mm de diâmetro externo e fio de 17 mm e é muito macia, uso as da pampa na traseira dos jeep.
Uma mola feita sob medida necessita de todos esses dados que postei para que funcione bem, tenha durabilidade e não venha a trazer surpresas, já vi casos de molas produzidas sob encomenda quebrarem no meio de uma trilha, e outras que cederam em muito pouco tempo, existe até um tópico sobre as molas fabricadas para um grupo de JPX, foram feitas pela Molas Tigre.
Espero ter conseguido passar meu ponto de vista, peço desculpas pela confusão no tópico kkk