Ficou mais claro! Com tanta explicação vou acabar aprendendo esse negócio de suspensão 2, 3, 4, 5links!!!!
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E o resultado, como ficou?
DeMelo!!semana que vem vou trabalhar o chassis pelado, o funileiro vai ficar com toda a lata e vai deixar umas 3 semanas comigo...rsrs Isso num vai prestar...Os amigos da Tapeçaria Ormeneze estão fazendo umas modificações antes do funileiro dar acabamento nas latas, eu fico lá tbm mexendo, eles dizem q quanto mais eu olho, mais ideia surge...kkkk Já esta com trincos embutidos por dentro e por fora, vidros eletricos, bancada da gran caravan 7 lug de couro, cx de bateria virou sucata, tanque embaixo do banco pra quÊ?rsrs...hj no final da tarde eu estava bolando gabarito pra fazer alargamento dos para-lamas pra cobrir as rodas 15 x10"... que estou procurando com bom preço juntamente com os pneus 33...Da susp se ficar macia com estabilidade pra mim já é satisfatório, aquele curso loko que os gringos usam no "off extremo" pra mim é dispensavel...Tbm vou instalar freio a disco...
Não quiz postar fotos aqui ainda, pra ninguem lançar palavras de desânimo, rsrs...a lata esta precisando reforma pra ficar = dos flinkstons...rsrs a mecanica esta filé, só precisa cardan dianteiro...se souber de algum avise-me...grato
aguardo ansioso seu parecer final...Tudo vai ficar muito bom!! única coisa que pode variar é a dureza da mola, f-1000 4x4 é + grossa q 4x2, q é +grossa que as gasolinas...diferente das hsd...VC falou das do troller diant..aqui onde estou essa mercadoria é rarissima, teria que pagar pra ver, já as mencionadas acima meus amigos tem, ponho e tiro até ficar do gosto, daí só pago a permanente.Tenho um par de coluna amortecedor +mola Sw4 nova, fiquei tentado em soltar o peso do conjunto em cima pra ver oque acontece, pq nas sw eles funcionam com bandeija superior e inferior.
DEUS abençoe! abrç
Bulina2007,
A sua reforma é muito interessante.
Seria legal se tivesse um tópico exclusivo da viatura na seção Frota 4x4 Brasil, tudo com muitas fotos.
Um abraço.
Bulina2007,
Se tiver grana e tempo, a hora de fazer mudanças é na reforma da lataria. Depois que tiver pronta vc não vai querer mexer, entãooo, satisfaça todas as vontades!!kkk
Quanto a suspa, o ideal é testar várias molas mesmo, assim vc chegará em uma configuração mais próxima do que vc quer. Eu não tenho essa possibilidade e qualquer outra mola terei que comprar para testar, aí fica inviável.
O GuilhermeAbreu, linhas acima, deu a dica de um lugar que faz molas sob medida. Ele acha também que o fio ideal é 17mm, então, você pode pegar essas molas aí, medir a expessura do fio antes de colocar. Já vai diminuir o trabalho.
O grande problema é a parte dianteira da band: o espaço é pequeno, então, se vc olhar a mola de um troller verá que a da frente é bem mais estreita que a traseira e, no meu caso, não caberá mola mais larga. Se a do troller não for suficiente, terei que fazer sob medida mesmo. Vamos ver...
Último ponto, não dá para montar a suspa sem a lataria, pois há muitos pontos em que ela pega na lataria e vc precisa modificar ou cortar a lata mesmo ou, até mesmo, tirar pedaçõs do suporte. Como mostrei acima, eu tive que cortar para da caixa da bateria para fixar o link traseiro. Na frente cortei um pedaço da parte de dentro do paralama para colocar os amortecedores. Então, o ideal é fazer a suspa com a lata.
Vai acompanhando aí as novidades. Infelizmente, meu meca é beeemmmm lento, então teremos que ter paciência!!!
Hercilio, estou tirando fotos de cada passo, pq vendo pronto muitas vezes parece complicado mudanças, e dessa forma simplifica mais, dá mais coragem...rsrs Você sabe que toda reforma tem que passar pela bagunça...rsrs. Estou olhando ela e me segurando pra não cortar no bordado da cx de roda e instalar uma chapa atras entre ele e a carroceria...amanha vou por um par de 33x15 no lugar pra poder ter uma visão mais aproximada do design...TOYOTERAPIA È D+!!rsrs esta duro de dormir,a mente fica procesando...rs...
abraço
De Melo! eu gravei a dica do Guilherme sobre a espessura pra tentar acertar o gosto mais rápido possível, eu vi algo da Bilstain que me inspirou uma carta na manga, usar amortecedor com molas em duas medidas, uma mais mole embaixo e outra mais dura em cima , quando comprime a macia toda, inicia a compressão da dura.
Na minha eu já tirei o tanque debaixo do banco e a cx da bateria, o assoalho vai ser inteiriço, na parte da frente estou vendo de jogar os amortecedores mais para ponta do eixo, e e em cima tbm, onde ele é fixado já quase rela na lata do paralama, fugindo daquele suporte original quanto mais ,mais ganha-se curso(espaço vertical).Claro que isso tudo é ainda prematuro afirmar, pois na pratica haverão outros fatores que precisarão ser respeitados para garantir um bom funcionamento do conjunto...
A minha vai pra cidade visinha enternar segunda feira, pq aqui os abençoados judiam da gente...Bom os que avisam sobre a demora real, mais quem os achou? kkkkkkk pelo menos temos a oportunidade de aperfeiçoar essa virtude na nossa Vida...es er curado da ansiedade..kkk
abrç
Murilo a espessura do arame do elo depende também do diâmetro da espira, uma mola com fio de 19 mm e espira de 250 mm pode ser mais macia que uma mola com fio de 17 mm e espira de 200 mm, outra coisa que não foi citada acima é o material utilizado na mola, os dados abaixo são de uma mola para jpx somente para dar uma idéia dos dados que são necessários para a fabricação correta de uma mola para uma determinada carga, acredito que a mola do Troller se adeque ao projeto.
G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm²
L0 Altura Livre 528,00 mm
Da Diâmetro Externo 141,40 mm
Dm Diâmetro Medio 126,40 mm
Di Diâmetro Interno 111,40 mm
d Diâmetro Arame 15,00 mm
If Espiras Ativas 10,30
Ig Espiras Totais 11,80
X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm
Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm
V Distancia entre Espiras 34,08 mm
P Passo Nominal 49,08 mm
CB Comprimento da Barra 4.685,61 mm
M Peso da Mola 6,50 kg
C Constante Elástica 2,35 kgf/mm
Ang Angulo da Hélice 10,99 mm
W Indice da Mola 8,43
Y Indice Esbelteza da Mola 4,18
FW Fator de Whall 1,16
F Carga Máxima (Aprox.) 825,86 kgf
T Tensão na Carga Máxima 91,59 kgf/mm²
d/4 3,75
esquadro e1 10,56 mm
esquadro e2 2,12 mm
TESTE DE CARGA 30 A 70% DO CURSO
TOLERANCIAS DE: 10,00%
MÍNIMO MÉDIO MÁXIMO TENSÃO
F1 105,30 P1 222,98 247,76 272,53 27,48
F2 175,50 P2 371,64 412,93 454,22 45,80
F3 245,70 P3 520,29 578,10 635,91 64,11
D4
mm kgf kgf kgf kgf/mm²
Tambem não entendi porra nenhuma hahahaha
e eu nem tinha falado de mola...
Mas toca o andor! HAHAHAHAHA
Abraços