Ficou mais claro! Com tanta explicação vou acabar aprendendo esse negócio de suspensão 2, 3, 4, 5links!!!!
Versão Imprimível
E o resultado, como ficou?
DeMelo!!semana que vem vou trabalhar o chassis pelado, o funileiro vai ficar com toda a lata e vai deixar umas 3 semanas comigo...rsrs Isso num vai prestar...Os amigos da Tapeçaria Ormeneze estão fazendo umas modificações antes do funileiro dar acabamento nas latas, eu fico lá tbm mexendo, eles dizem q quanto mais eu olho, mais ideia surge...kkkk Já esta com trincos embutidos por dentro e por fora, vidros eletricos, bancada da gran caravan 7 lug de couro, cx de bateria virou sucata, tanque embaixo do banco pra quÊ?rsrs...hj no final da tarde eu estava bolando gabarito pra fazer alargamento dos para-lamas pra cobrir as rodas 15 x10"... que estou procurando com bom preço juntamente com os pneus 33...Da susp se ficar macia com estabilidade pra mim já é satisfatório, aquele curso loko que os gringos usam no "off extremo" pra mim é dispensavel...Tbm vou instalar freio a disco...
Não quiz postar fotos aqui ainda, pra ninguem lançar palavras de desânimo, rsrs...a lata esta precisando reforma pra ficar = dos flinkstons...rsrs a mecanica esta filé, só precisa cardan dianteiro...se souber de algum avise-me...grato
aguardo ansioso seu parecer final...Tudo vai ficar muito bom!! única coisa que pode variar é a dureza da mola, f-1000 4x4 é + grossa q 4x2, q é +grossa que as gasolinas...diferente das hsd...VC falou das do troller diant..aqui onde estou essa mercadoria é rarissima, teria que pagar pra ver, já as mencionadas acima meus amigos tem, ponho e tiro até ficar do gosto, daí só pago a permanente.Tenho um par de coluna amortecedor +mola Sw4 nova, fiquei tentado em soltar o peso do conjunto em cima pra ver oque acontece, pq nas sw eles funcionam com bandeija superior e inferior.
DEUS abençoe! abrç
Bulina2007,
A sua reforma é muito interessante.
Seria legal se tivesse um tópico exclusivo da viatura na seção Frota 4x4 Brasil, tudo com muitas fotos.
Um abraço.
Bulina2007,
Se tiver grana e tempo, a hora de fazer mudanças é na reforma da lataria. Depois que tiver pronta vc não vai querer mexer, entãooo, satisfaça todas as vontades!!kkk
Quanto a suspa, o ideal é testar várias molas mesmo, assim vc chegará em uma configuração mais próxima do que vc quer. Eu não tenho essa possibilidade e qualquer outra mola terei que comprar para testar, aí fica inviável.
O GuilhermeAbreu, linhas acima, deu a dica de um lugar que faz molas sob medida. Ele acha também que o fio ideal é 17mm, então, você pode pegar essas molas aí, medir a expessura do fio antes de colocar. Já vai diminuir o trabalho.
O grande problema é a parte dianteira da band: o espaço é pequeno, então, se vc olhar a mola de um troller verá que a da frente é bem mais estreita que a traseira e, no meu caso, não caberá mola mais larga. Se a do troller não for suficiente, terei que fazer sob medida mesmo. Vamos ver...
Último ponto, não dá para montar a suspa sem a lataria, pois há muitos pontos em que ela pega na lataria e vc precisa modificar ou cortar a lata mesmo ou, até mesmo, tirar pedaçõs do suporte. Como mostrei acima, eu tive que cortar para da caixa da bateria para fixar o link traseiro. Na frente cortei um pedaço da parte de dentro do paralama para colocar os amortecedores. Então, o ideal é fazer a suspa com a lata.
Vai acompanhando aí as novidades. Infelizmente, meu meca é beeemmmm lento, então teremos que ter paciência!!!
Hercilio, estou tirando fotos de cada passo, pq vendo pronto muitas vezes parece complicado mudanças, e dessa forma simplifica mais, dá mais coragem...rsrs Você sabe que toda reforma tem que passar pela bagunça...rsrs. Estou olhando ela e me segurando pra não cortar no bordado da cx de roda e instalar uma chapa atras entre ele e a carroceria...amanha vou por um par de 33x15 no lugar pra poder ter uma visão mais aproximada do design...TOYOTERAPIA È D+!!rsrs esta duro de dormir,a mente fica procesando...rs...
abraço
De Melo! eu gravei a dica do Guilherme sobre a espessura pra tentar acertar o gosto mais rápido possível, eu vi algo da Bilstain que me inspirou uma carta na manga, usar amortecedor com molas em duas medidas, uma mais mole embaixo e outra mais dura em cima , quando comprime a macia toda, inicia a compressão da dura.
Na minha eu já tirei o tanque debaixo do banco e a cx da bateria, o assoalho vai ser inteiriço, na parte da frente estou vendo de jogar os amortecedores mais para ponta do eixo, e e em cima tbm, onde ele é fixado já quase rela na lata do paralama, fugindo daquele suporte original quanto mais ,mais ganha-se curso(espaço vertical).Claro que isso tudo é ainda prematuro afirmar, pois na pratica haverão outros fatores que precisarão ser respeitados para garantir um bom funcionamento do conjunto...
A minha vai pra cidade visinha enternar segunda feira, pq aqui os abençoados judiam da gente...Bom os que avisam sobre a demora real, mais quem os achou? kkkkkkk pelo menos temos a oportunidade de aperfeiçoar essa virtude na nossa Vida...es er curado da ansiedade..kkk
abrç
Murilo a espessura do arame do elo depende também do diâmetro da espira, uma mola com fio de 19 mm e espira de 250 mm pode ser mais macia que uma mola com fio de 17 mm e espira de 200 mm, outra coisa que não foi citada acima é o material utilizado na mola, os dados abaixo são de uma mola para jpx somente para dar uma idéia dos dados que são necessários para a fabricação correta de uma mola para uma determinada carga, acredito que a mola do Troller se adeque ao projeto.
G Modulo de Elasticidade 7.734,00 kgf/mm²
L0 Altura Livre 528,00 mm
Da Diâmetro Externo 141,40 mm
Dm Diâmetro Medio 126,40 mm
Di Diâmetro Interno 111,40 mm
d Diâmetro Arame 15,00 mm
If Espiras Ativas 10,30
Ig Espiras Totais 11,80
X Curso Total (Aprox.) 351,00 mm
Lbl Altura Sólida (Aprox.) 177,00 mm
V Distancia entre Espiras 34,08 mm
P Passo Nominal 49,08 mm