Valeu Kako, essa suspa tá monstro!! Vou dar uma olhada.
Versão Imprimível
Kako o que limita a suspensão do troller são as bieletas da barra estabilizadora, as molas que são relativamente curtas e os amortecedores com pouco curso, se montar a mesma suspensão porém com molas maiores, amortecedores proporcionais e bieletas quick desconect é possível ter um curso muito bom e segurança em velocidades maiores em deslocamentos, o jipe abaixo está com a mesma suspensão usada pelo Demello, como vc disse uma imagem vale mais que mil palavaras.
Demello
A montagem parece estar sendo feita com muito critério, parabéns pelo capricho !!!
Rodrigo,
Uma suspensão bem projetada, mantém a carroceria nivelada e o que trabalha são os eixos, independente do curso.
Bão, acho que já ficou comprovado que a suspa com molas helicoidais também se adapta muito bem às trilhas, bastando prepará-las para tanto, da mesma forma que os feixes de molas, que, em sua configuração original, tem curso semelhante à suspa original do troller.
Obrigado pela contribuição de todos, pois no futuro outros se beneficiarão do conhecimento acumulado neste tópico.
Caso alguém queira sugerir uma configuração básica para a preparação de uma suspa helicoidal para trilhas, fique a vontade. Não é do meu interesse, mas outra pessoa pode se interessar.
abçs
Rodrigo e DeMello,
Diferentemente do Jeep Willys que é usado mais em trilhas, o Toyota Bandeirante é muito utilizado no dia-a-dia e em viagens - lógico que também vai pra trilha.
Por isso, no meu caso, mais do que o comportamento na trilha, me interessa muito saber o resultado em termos de conforto, estabilidade e resistência do conjunto. Ou seja, a troca se justifica se for confortável e absolutamente confiável.
Depois de tantos exemplos malsucedidos citados no outro tópico, acredito que essa fórmula utilizando as medidas da suspensão do Troller ou do Engesa seja a solução ideal.
Estou aguardando o resultado com muito interesse.
Acho que no final o DeMello poderá nos contar acerca do comportamento da Band e as dicas sobre a instalação (as dificuldades ou facilidades nos ajustes). Contamos com você.
Uma vez consagrado, esse será um up-grade muuuuiiiito desejado, pois o ponto desfavorável do Bandeirante é o desconforto da suspensão.
Boa sorte aí meu irmão.
Valeu Hercilio, também compartilho da sua opinião: o que interessa para o meu uso é conforto e durabilidade, sem perder as características principais da band: simplicidade e robustez.
Como disse no início, acredito que essa modificação dará certo, tendo por base, especialmente o Engesa, que tem dimensões maiores que o troller e possui suspa praticamente idêntica.
Vou postando aqui todas as impressões, adaptações e agústias também!! kkkk
"o comentário é um só, macio na trilha, macio na estrada, inclusive mais estabilidade que na configuração original"
Esse comentário acima foi feito pelo colega Bulina2007 no tópico 4link sobre a adaptação de molas helicoidais nas bandes que estão sendo feitas em Jacarezinho-PR.
É tudo o que busco na minha!!! :cool::cool::euforico::pular::violao::dance::dance ::dance:
Quando passar por Goiânia é só entrar em contato para dar uma volta na minha.
Realmente a modificação não fica barata e eu fui o único louco por aqui que se dispôs a "pagar para ver" o resultado. Agora estou tomando ansiolítico enquanto aguardo o meca terminar de montar. Não quero pressioná-lo para não fazer nas coxas ... mas já tô me conçando de vontade de andar na viatura para ver o resultado. Já se passou um ano desde que comecei a empreitada...