Q coisa linda!
Versão Imprimível
Hoje, já que o ano tá começando rsssss, mandei a HDJ pra revisão geral. Na torcida para que não tenha nada muito grave pra fazer. Assim que o mecânico me passar o que precisa posto aqui.
Fora a revisão normal, algumas coisinhas com problemas que quero resolver.
-ao dar partida com o ar condicionado ligado o motor de partida dispara
-freio abs trepidando em frenagem normal
-radiador baixando água as vezes (qdo anda um pouco mais forte, perto de 120 km/h)
-regulagem de altura do farol (acho que é só o esquerdo que regula)
-regulagem do banco (pra frente e pra trás) com as engrenagens quebradas.
-Ar condicionado congelando.
-marcador de combustível e de pressão do óleo não funcionando adequadamente
-fechaduras das portas não funcionam
-bloqueios dos diferenciais não funcionam.
Quanto aos bloqueios, vou instalar o botão de acionamento no painel para poder bloquear em high. É muito simples, basta conectar o botão em um chicote que há no painel.
Anexo 488966
Depois um outro procedimento permite andar em reduzida sem bloquear.
( http://www.sleeoffroad.com/technical/tz_cdl_pin7mod.htm )
Originalmente, o bloqueio é acionado quando se engata a alavanca da reduzida, mas não está funcionando. Ontem fiz um teste e instalei o botão. O bloqueio acionou! Mas não desligou depois, ficando o carro bloqueado. Achei um post no Ih8mud explicando como desbloquear diretamente no chicote do bloqueio. Funcionou. (http://forum.ih8mud.com/threads/cdl-...mp-fix.790684/ )
Acredito (ou espero) que seja problema de mal contato elétrico.
Os bloqueios dos diferenciais traseiro e dianteiros só são acionados se o bloqueio central está acionado. E um sinal elétrico deve ser enviado para a ECU para que ela libere os bloqueios dos diferenciais. (é isto mesmo?) Porém notei que o sensor que é acionado quando se bloqueia o diff central na caixa de transferência não está lá. Acredito que por isto não tenha conseguido bloquear os outros diferenciais. Não sei bem os nomes das coisas. Este sensor é chamado de relê? Pelo que ví é semelhante ao de ré.
Bom, tem bastante coisinha pra arrumar antes de pensar em modificações.
Talvez um lift, guincho, pneus maiores, tanque extra, geladeira........a lista é longa!!!
Abração e feliz 2015 pra todos!
E ai Eduardo!!!
Sempre é bom ter o que fazer no carro, esse é o legal desse tipo de viatura!
Quando mandava revisar algum carro pela primeira vez sempre ficava com o.. na mao, mas nunca tive problemas com Toyota! Qualquer problema sempre era fácil de resolver, até mesmo na FJ70 1992, que foi o com maior idade que já peguei!
Sobre o bloqueio do diferencial central sempre pensei a mesma coisa, o melhor é colocar um botao!!
Na versao que nao tem 4x4 integral o 4x2 para 4x4 é em um botao!
Já vi na Venezuela um tanque extra bem legal, que vinha até com uma torneirinha, mas acho que nao tem mais!
Eles sao sempre no lugar do stepe, nunca vi a venda o sub tanque original de 45 litros! Só tem que cuidar com as dimensoes, pois pra uma trilha pode pegar!
Boa sorte ai com os acertos e modificaçoes!
Abraço e feliz ano novo!
Grande Leo!
É, o divertido é ir arrumando a viatura aos poucos. O bom é que ela tá funcionando o essencial. Me trouxe de Imperatriz-MA até SP sem reclamar de nada!
Mas gosto de ter os detalhes arrumadinhos, o mais próximo possível do original de fábrica.
Gostei da idéia do bloqueio por botão por ser muito simples de fazer, poder andar em alta bloqueado e em reduzida desbloqueado! Me lembro quando tinha um Defender 110 que permitia andar em reduzida desbloqueado e era muito bom pra subir ladeiras íngremes asfaltadas! Subir a serra de Ubatuba para Taubaté era uma delícia!
Quanto ao tanque, acho na verdade que vai ser difícil conseguir o esquema original, como o que ví na "Negona" que era do Leonardo Dic, com tanque sobre o estepe, abastecimento pelo mesmo bocal, botão no painel, marcador no teto. Muito show!
Talvez um tanque adaptado no espaço entre o estepe e o assoalho do porta malas (onde vai o extra original) que abasteça com uma bombinha o tanque principal seja uma solução mais fácil. Sei lá.
Leo, é fácil conseguir peças, se precisar, na Venezuela ou na Colombia? Tem algum site para indicar que venda on-line e envie para o BR?
Esta FJ70 deve ser um show!!!! Toyota trás pra nós as Land Cruiser!!!!!!!!!!!!!! POR FAVOR !!!!!!!!!!!!!
Abração
Bah Edurado, na Venezuela o socialismo bolivariano devastou tudo por lá, nao tem peças nem land cruiser mais a venda, a última que soube é que estao contrabandeando baterias, porque nem isso mais se encontra lá!
Na colômbia eles nao estao acostumados com vendas online, pra enviar pra outro país entao nem se fala, mas vou procurar o site de umas que eu conheço! Até vou perguntar diretamente se fazem vendas online!
Esse esquema da reduzida com o diferencial central livre é show, as versoes vendidas na colombia era o 4x4 ou 4x2 no botao, e o high e reduzida na lavanca, dai podia usar reduzida no 4x2!!
Tu vai importar pela slee offroad? Eles enviam pro Brasil? Essa empresa tem varias soluçoes bem bacanas!!
Tomara que algum dia a Toyota traga mesmo!! E esse motores a gasolina andam mesmo!! A minha era com o 3F, mas até uns 120km/h ia sem esforço algum, é muito torque, tanto os diesel quanto os a gasolina!
Abraçao!!
Já parou o carro, Eduardo!?
cheguei de viagem HJ e só agora vi a movimentação aqui...hehheheh
abs!
Senhores, primeira fase da revisão, a parte se suspensão, o meca pediu um mooooonte de buchas! Acho que serão quase todas. O Oliveira já havia me alertado que seria necessário e que uns barulhinhos de suspensão vinham das buchas acabadas.
Tem quase tudo com nossos amigos de Ponta Porã, só não acharam as 6 buchas do estirante superior traseiro.
Além das buchas, umas juntas (coletor de admissão, retorno do turbo, carter), bieletas traseiras e dianteiras, terminais de direção e outras coisinhas. (lonas do freio de mão, pastilhas de freio, retentor semi eixo traseiro, mangueira retorno do turbo, parafusos prisioneiros e porcas de roda)
Também achou bom trocar os discos de freio dianteiros, mas não tem em Ponta Porã! Os traseiros ainda dão retífica. Pensei em aproveitar que vai trocar e importar estes : http://www.360performancerotors.com . O que acham? Indicado para a FZJ80, mas deve servir também nas HDJ, correto? E esta história de "drilled" e "slotted"? Será que este sulco e estes furinhos dão problema quando pegar aquela lama, ou estrada de cascalho? Ou melhor pegar só o slotted, ou mesmo o liso?
Tenho estudado também trocar a suspensão, erguer 2 polegadas. OME, Iron Man ou King Springs.
Quanto ao modelo da mola, para o uso que vou dar ao carro, ou seja, uso diário (estrada semanalmente) com pouco ou nenhum peso extra e viagens eventuais para lugares de difícil acesso, com bastante bagagem, estrada de terra, buracos, lama (interiorzão do Brasil) qual tipo de mola vcs recomendariam? OME tem o que eles chamam de "medium load" ou melhor partir para "heavy load"? Acredito que as medium load me trarão mais conforto para rodovia asfaltada, mas estas molas mais moles vão aguentar quando eu precisar carregar o carro e partir para uma BR esburacada no meio do Mato Grosso???
Ah, uma peça que ele pediu e não achei ainda é o anel do pinhão do velocímetro. Alguém me ajuda a achar o part number disto?
Semana que vem vou a Ourinhos e vou conversar pessoalmente com o meca, ouvir dele o que achou da viatura.
Leo, pena que a Venezuela esteja nesta situação! Dizem que cada povo tem o governo que merece, mas não acredito que os venezuelanos sejam tão ruins assim!
Abraços a todos!
Eduardo quando dei uma geral nas juntas da negona, usei este kit, bom preço e boa qualidade. Vem completo. coletor escape, admissao, tampa de valvulas e td mais, inclusive os retentores. Só senti falta de um anel de vedação q tem na emenda do coletor de escape q são em 2 partes, mais aí usei silicone alta temperatura e um anel generico de escape.
http://www.ebay.co.uk/itm/TOYOTA-LAN...item3398c38372
Na suspensão comprei esse. Achei q não perdeu o conforto, mais não gostei mt pq achei q a suspa perdeu mt do curso de abrir, a mola ja fica quase td aberta, aí na erosão a roda não tem mt pra descer. Tem q ver isso. De repente o OME é mais top nesse aspecto. As buchas de correção do caster q vem junto e os flexiveis mais longos sao esenciais tb.
http://www.ebay.com.au/itm/75mm-3-Su...item4170091d05
só as buchas traseiras: http://www.ebay.com.au/itm/Landcruis...item3cee9e1f0c
todas: http://www.ebay.com.au/itm/Full-Susp...item35af47e8a7
Prisioneiro de roda usei da Bandeirante, mais o freio traseiro da minha era tambor.
O disco dianteiro comprei na rockauto.com, mais tem q ver pois muda o diametro conforme o ano, me parece q apos 92 muda.
http://www.ebay.com/itm/2-Drilled-Sl...0bf56d&vxp=mtr
http://www.ebay.com/itm/LANDCRUISER-...1b5452&vxp=mtr
Leonardo, muito obrigado pelos links e infos!
Me lembro que vc comprou a suspensão na Austrália e pediu para um amigo seu enviar de navio. Mas e os discos de freio? Vieram da rockauto pelo correio normal?
Será que chega de boa pelo correio estes ítens pesados e volumosos como suspensão e disco de freio? Nunca comprei coisa grande assim.
Depois ainda paga o imposto na retirada nos correios, é? 60% do que exceder US$ 50,00, confere?
Abç
a suspa veio em 3 cxs. o frete de navio me parece ficou uns US$ 250. as 2 cxs das molas pagaram imposto ja a dos 4 amortecedores com as buchas não pegou.
O disco veio correio mais o frete ficou o preço do disco. e cobrou imposto.
Ja o jg de juntas passou direto.
Frete rapido é a TNT, 6 dias chega, mais é mais caro e é certeza q nao passa nada sem pagar imposto.
Esse site tem preço bom e frete nao é mt caro, na epoca quase comprei esse OME, e depois me arrependi, a diferença de $ era pequena.
http://www.rocky-road.com/old-man-em...-lift-kit.html
Vixe! Dei uma olhada no frete, inviabiliza!
Mais de 1000 doletas pra trazer a suspa e outros 1000 pra trazer os discos!
Aí complica!
O jeito vai ser pedir pra alguém trazer dos estaites pra mim! Pouco mala? rssss
Abç
nao lembro o frete da rockauto, mais nao ficou caro nao.