Hehehehe, é novo, seja bem vindo!!!
Versão Imprimível
E começou a desmontagem, primeiro o eixo traseiro, notou se o cilindro do freio traseiro passageiro vazando, trocado por novo Bosch, rolamentos do diferencial e do pinhão também foram trocados, os retentores do pinhão e das pontas de eixo também.
Anexo 385230Anexo 385231
Partindo pro eixo dianteiro, trocar as buchas, comprei as da AXIOS (originais), as velhas estavam bem ruins, o eixo foi retirado, lavar diferencial, trocar retentor do lado passageiro, o do lado do motorista não precisou estava bom ainda, decidi guardar oque tinha comprado, trocar pivôs, foi visto também que os reparos e as pastilhas do freio dianteiro estavam no fim já, trocadas na hora certa, revisado as roda livres e cubos, só precisou trocar um rolamento, os retentores também foram trocados, ou seja eixo dianteiro inteiro zerado, os terminais de direções estavam como novos, sem nenhum jogo, ainda são os originais, colocado a luva nova, o semi eixo, as cruzetas, o cardan dianteiro, e os amortecedores.
Anexo 385238Anexo 385239Anexo 385240Anexo 385241Anexo 385242Anexo 385243Anexo 385244Anexo 385245Anexo 385246Anexo 385247Anexo 385248Anexo 385249Anexo 385250
Aproveitei também e troquei a tampa do reservatório de água do X10, que não tava vedando mais, a foto pra quem precisar saber o modelo:
Anexo 385251
Algumas peças juntadas instaladas ou guardadas:
Reparo Rodas Livres (Guardada):
https://lh3.googleusercontent.com/-J...25281%2529.jpg
Luva do semi-eixo original com retentor (Guardada):
https://lh6.googleusercontent.com/-g...70503_5036.jpg
Luva do semi-eixo adaptado estriado (Instalada):
https://lh3.googleusercontent.com/-c...25284%2529.jpg
https://lh3.googleusercontent.com/-J...25283%2529.jpg
Também tenho o semi-eixo lado passageiro novo original e chicote da tração novo original.
Hoje sai comprar as buchas e rolamentos da coluna de direção, onde fica o volante, ta com folga:
Anexo 385307
R$40,00
Zeca, é isso aí. O "segredo", para uma vida útil longa, é esse, mesmo: MANUTENÇÃO. Parabéns. Só a título de informação: Por ocasião da mais recente revisão, também troquei a tampa do sistema de arrefecimento da EFE. Original, Motorcraf&Ford, PN 96TU-8100-AA.
[]s
É sempre que pudermos é bom reparar oque for preciso, e trocar oque tiver na hora!! Quanto a tampa, da ultima vez comprei original, motorcraft, o número nela é esse mesmo Waldir, mais não durou mto, e custou R$65,00, agora comprei essa da foto, R$10,00, e ta vedando uma maravilha, não achei mais da original!!!
Abraços
Seguinte, a luva, o retentor da luva e o semi-eixo achei com um vendedor do ML, a anos atrás, ele me vendeu carinho, mais eu num achava, comprei. Esse semi-eixo é raro de achar, novo então!
R$ 700,00 a luva
R$30,00 retentor luva
R$ 1700,00 semi-eixo
tudo novo e original!!!
Revisão chique heimm!!!
Faço das palavras do caro Waldir, as minhas!
Acompanhando!
Reformei a traçao da minha uma vez mas fiz adaptado, dai nao gastei tao caro, pequei o eixo da caixa de rabeta de uma f1000, mais a luva do mesmo eixo, dai aproveitei os flanges, e a barra comprida, que é maciça, arrumei um cano com uns 8mm de parede, e solda neles.... não vo dize que ficou 100% por que o torneiro torneou a solda e dai enfraqueçeu... dai quebrou... ai soldou de novo e nao encomodo mais... e ja forçei bastante... e as cruzetas coloquei umas SKF por 80 cada uma... as Spicer tavam 365... No fim gastei menos de 300 pila se nao me engano...
Mandou bem, oque importa é estar tudo aguentando o tranco, eu paguei R$180,00 numa cruzeta e depois R$275,00 nas utras duas, somente iria de SKF também, outras é arriscar muito dinheiro atoa, pensa esses eixos não são problemas, mas Ramon o problema que oque mais quebra nesses eixos é as flanges ou esmerilha o estriado, difícil é arranjar as flanges, o esmerilhado troca, na minha já foi tocado e bem feito, estria estilo ponteira de cardan!! Que pneus você usa na vermelhona?