Valeu Junior!
O 4x4 seria mais pra poder viajar sem preocupação e poder fujir dos caminhos tradicionais, pra trilha compensa um outro 4x4 ou a gaiola que estou montando, mais até hj ela nunca nos deixou na mão, mas também nunca nos arriscamos em situações propriamente off-road. Ela tem dif. tras. blocante e por incrivel que pareça teve situações que ele ajudou e muito. O que eu gostaria independente da tração é instalar o dif. tras. da sport/outdoor com bloqueio 100% aí já dá pra ficar mais sussegado.
Cara ainda bem que eu abri este motor porque senão em breve ele iria dar dor de cabeça, visto que ele estava com bastante itens comprometidos, montagem de parafusos, porcas tudo trocado de lugar faltando arruelas, etc.
O que me fez abrir ele foi uns vazamentos de óleo que estavam encomodando e a causa desses vazamentos foi os retentores e jg. de junta paralelo que foi usado quando foi fechado o motor em 2007, além do mecânico não ter trocado algumas juntas e retentores.
De cara o cabeçote foi condenado (aí levei em 4 retificas, teve uma que disse que não dava mais retifica porque já estava no limite da medida (e não estava), teve outra que assustou porque achou que estava muito taxado hehehe eles só mechiam com motor ciclo otto, enfim acabei descobrindo que ela estava com cabeçote de H100 e compensava comprar um novo que arrumar ele). Uma vela aquecedora estava quebrada dentro do cabeçote e com apenas 3 velas as vezes a partida a frio era mais demorada, essa cagada foi culpa minha porque eu apertei muito a vela e como era xing ling quebrou facilmente, mais um motivo para trocar o cabeçote.
Os bicos injetores tinha 1 que não era nem de L200 nem de H100, 2º o bombista a ponta era de sportage ou algo do tipo.
Coletor de escape estava trincado e empenado.
Desgate acima do normal nas camisas, causado principalmente pelas peças de má qualidade (camisas, pistão e anéis), andar sem válvula termostática e BI sem LDA aberta.
E mesmo assim o motor funcionava normalmente sem aquecimento, mais seria questão de tempo até ele começar a dar os sintomas.
Uma coisa é fato, essas coisas quanto mais se desmonta mais coisa se acha pra fazer, afinal é um veículo com 17 anos de uso. E como já passou por manutenções em "mexanicos" a coisa piora bastante porque eles fazem muita cagada, tinha algumas roscas espanada, parafusos com cabeça espanada...coisas que dão bastante trabalho para deixar tudo em ordem.
Abração