Powered by vBulletin

Dicas de pintura automotiva - Como fazer

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 03/11/2011, 23:56
    hercilio.neto
    Edintruder,
    Voce falou ali acima sobre escorrimento de tinta.
    No caso da pintura já estar escorrida, qual a solução? Dá pra acertar na lixa? Se sim, qual usar?
    Agradeço a ajuda.
  • 04/11/2011, 19:06
    Anthoniusnikos
    Edin, além das questões que formulei no post anterior, e pelo fato de você não ter mencionado, gostaria de saber se ainda é necessário fazer determinado lixamento juntamente com água.

Abração
  • 04/11/2011, 19:11
    vavarusso
    Pedindo ajuda
    Pessoal gostaria que quem soubesse me tirasse umas dúvidas:
    *depois do removedor tenho que aplicar imediatamente o Wash prime?
    *Depois do Wash prime tenho que imediatamente aplicar o primer??
    *Depois do prime tenho que aplicar imediatamente a pintura? Ou posso aguardar meses pra pintura, sem tomar chuva??
    Ou seja, depois um processo posso demorar alguns dias para começar o outro? Ou tem que ser direto como cantiga de grilo?
    *Tenho que realmente deixar na lata?
    Segue uma foto das camadas da pintara do meu jeep. Será que precisa mesmo removedor ou a lixa resolve....????
    Miniaturas de Anexos
  • 04/11/2011, 19:21
    vavarusso
    1 Anexo(s)
    foto das camadas de tinta
    Segue uma foto das camadas de tinta de meu jeep
  • 06/11/2011, 09:30
    Desnickadu
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Abração Edin.

Logo que tiver tempo vou fazer o serviço na porta da Tratoretta, porém antes tenho que bater um amassado geral provocado por um motoque que quase me pôs fora da estrada.
    Creio que os amassados podem ser rebatidos com martelo e "bigorna". Já vi funileiro fazer isso, mas ainda não tentei. Será que é fácil ? Não quero usar muita massa.
    Tem alguma dica ?

É fácil encontrar o azul da Ranger ?

Anthon

Edin, além das questões que formulei no post anterior, e pelo fato de você não ter mencionado, gostaria de saber se ainda é necessário fazer determinado lixamento juntamente com água.

É facil rebater sim, é bom vc ter algo pesado do lado de fora pra "apoiar" a batida, pra ela não "passar da conta". Caso contrário vc pode acabar batendo de dentro pra fora e de fora pra dentro sem achar a posição ideal da chapa.
    Usando uma madeira ou uma marreta e um trapo enrolado vc não machuca a tinta, dependendo do estado nem precisa pintar após as marteladas :)
    Dependendo do amassado vc consegue somente empurrar a lata de volta à sua forma original, tente fazer isso antes das marteladas.
    Quanto à cor, tem o codigo na plaqueta do carro, provavelmente tenha no manual e no forum de ranger com certeza tem. Com o codigo da cor vc vai na casa de tinta e compra facil.

Caso precise pintar e vc tenha certeza de que a lata esta 100% é só acertar tudo bem com massa e lixa, e pintar por cima.

Citação:

Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Edintruder,
    Voce falou ali acima sobre escorrimento de tinta.
    No caso da pintura já estar escorrida, qual a solução? Dá pra acertar na lixa? Se sim, qual usar?
    Agradeço a ajuda.

Depende da superfície. Via de regra vc usa um taco pra lixar [foto em anexo], pra matner a superfície o mais reta possível. Procure sempre lixar na mesma direção e no angulo que seja mais reto em relação às curvas da lataria.
    use uma lixa d'água fina, no mínimo 800, ideal 1200.Anexo 319084

Citação:

Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Pedindo ajuda
    Pessoal gostaria que quem soubesse me tirasse umas dúvidas:
    *depois do removedor tenho que aplicar imediatamente o Wash prime?
    *Depois do Wash prime tenho que imediatamente aplicar o primer??
    *Depois do prime tenho que aplicar imediatamente a pintura? Ou posso aguardar meses pra pintura, sem tomar chuva??
    Ou seja, depois um processo posso demorar alguns dias para começar o outro? Ou tem que ser direto como cantiga de grilo?
    *Tenho que realmente deixar na lata?
    Segue uma foto das camadas da pintara do meu jeep. Será que precisa mesmo removedor ou a lixa resolve....????
    Miniaturas de Anexos

Se vc não sabe o estado da lata e se a pintura foi bem feita é melhor remover tudo.
    Se já comesou o processo, remova toda a tinta da peça toda.
    O ideal é NUNCA deixar a lata exposta. em algumas horas a ferrugem já começa a se formar.

Então se vc usou removedor, use a lixa d'agua para tirar todos os resquicios de tinta da lata, lave com água corrente, seque [com pano ou ao sol], use um pano com tinner para limpar qualquer gordura/graxa/óleo que tenha ficado na peça, espere secar e aplique o fundo ou uma camada de tinta em seguida. Pode ser uma camada fina, mas que cubra completamente a peça para protege-la do ar. Depois disso vc pode guarda-la o quanto precisar.

Se vc suar bastante pelas mãos [eu tenho esse problema], é importante não tocar na peça depois de limpa-la com tinner. O suor é suficiente para que a tinta não 'cole' na lata e crie uma bolha depois de algum tempo.
  • 06/11/2011, 13:58
    hercilio.neto
    Desnickadu,
    Obrigado pelas dicas
  • 06/11/2011, 19:26
    Anthoniusnikos
    Desni, mas pode-se lixar a seco, ou tem que ser embaixo da água ?
  • 06/11/2011, 19:56
    Desnickadu
    usando a lixa d'água ou de massa, que são as indicadas pra esse serviço, vc vai perder a lixa muito rápido, porque o pó da tinta gruda entre os grãos abrasivos deixando a folha lisinha.
    Usando água isso acontece de forma mais lenta. Não precisa ser água corrente, pode usar um balde e ir molhando a lixa - mergulhando ela no balde mesmo - sempre que ela quiser secar. Vc vai notar que as particulas lixadas se prenderão no caminho da lixa, aí já é hora de molhar novamente.
    A lixa é bem barata e o unico problema que vc terá se não usar água é esse. O melhor jeito é pegar a lixa mesmo e ver como é qeu acontece. Na tentativa e erro vc acerta, não precisa ter medo porque não vai estragar a peça não, só vai deixar de lixar.
  • 06/11/2011, 21:36
    vavarusso
    Muito obrigado. Mais ficou uma dúvida: Se nao deixar na lata, deixar por exemplo no cor verde ceu( ver foto) preciso dá primer ou wash primer?
  • 06/11/2011, 22:23
    Rodrigo Baratti
    Edintruder,

Excelente iniciativa do tópico.
    Estou justamente na fase de pintura do jeep, ontem lixei o capo, passei massa e lixei novamente.
    Não é um serviço complicado, mas sim trabalhoso. Exige muita paciencia e braço.

Complementando suas informações tem uma série de videos no Youtube para pintura em PU:

Tonella - principios da pintura automotiva

[]'s
  • 06/11/2011, 22:27
    Rodrigo Baratti
    Citação:

Postado originalmente por vavarusso Ver Post
    Muito obrigado. Mais ficou uma dúvida: Se nao deixar na lata, deixar por exemplo no cor verde ceu( ver foto) preciso dá primer ou wash primer?

Até onde entendi as explicações que consegui na net o Wash prime e o preto vinilico são aplicados diretamente sob o metal, se já tem tinta vc pode usar somente o primer.

[]'s
  • 06/11/2011, 22:32
    Rodrigo Baratti
    Citação:

Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Desni, mas pode-se lixar a seco, ou tem que ser embaixo da água ?

Eu comprei lixa a seco especifica para pintura automotiva (são importadas), assim evita a agua e a oxidação do metal.
    Porém após aplicar o fundo nas lixadas subsequentes que não tem mais metal exposto vou usar a lixa d'agua, faz menos sujeira.

[]'s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:58.