x
Convex Datacenter
Página 1 de 12 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 151

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13

Dicas de pintura automotiva - Como fazer

Amigos, como curioso e adepto de artes manuais, um belo dia resolvi aprender a pintar para não gastar com chapeador. O esforço compensou, pois em vez de pagar a MO eu comprei um compressor que é muito útil por anos a fio.

Como acho bacana dividir conhecimentos com os amigos ou interessados em aprender, vou passar algumas dicas úteis no serviço de chapeamento e pintura.

Só espero que nenhum chapeador passe por aqui pra me esculhambar por reduzir seus possíveis clientes... rsrsrs
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de sgrul1
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    SÃO PAULO/SP
    Agradecimento: 1
    Edi, estamos aguardando as dicas. A proposito devo ir p sul nas ferias, de repente passo ai p dar um trato na monstrenga.
    Jimny PlayMobil
    Fé em Deus e Pé na Tábua ! Mas por via das dúvidas, mantenho o freio revisado.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Citação Postado originalmente por sgrul1 Ver Post
    Edi, estamos aguardando as dicas. A proposito devo ir p sul nas ferias, de repente passo ai p dar um trato na monstrenga.
    Ahaha! pode aparecer por aqui sim!

Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 43
    Ainda vou ter um local pra fazer tudo isso.
    Valeu pelas dicas. Muito boas.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS

Pintura, como preparar?

Como qualquer superfície que precisa ser pintada, convém ser preparada adequadamente para obter um bom resultado final.
    Vale lembrar que a pintura automotiva é um serviço trabalhoso que requer um bom nível de paciência e não pode ter de forma alguma pressa, pois o material tem tempo de secagem e esse tem que ser obedecido.

Lixas:
    Quanto maior o número mais fino é o grão, sendo usado 120 para lixar massa plástica, 300 para finalizar a massa, 600 para lixar o fundo nivelador e 1200 para lixar o verniz antes do polimento.

Antes da pintura convém proteger as áreas que não serão trabalhadas cobrindo com jornal e fitas. Eu uso vários pedaços de não tecido "TNT" (sobras do aniversário de 1 ano do meu filho).

Para cobrir riscos é importante lixar bem a superfície e aplicar fundo nivelador e lixar até ficar com uma superfície perfeitamente lisa.

Esse processo pode ser repetido diversas vezes até obter um perfeito resultado. Como o fundo nivelador é um produto relativamente macio e fácil de ser lixado, pode ser feito esse processo de pintura e lixamento várias vezes.

O verniz antes de ser pintado também precisa ser lixado, eu uso 300 antes do fundo e após aplicar o fundo eu lixo novamente com 600.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0241.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0244.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0240.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0246.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0243.jpg  

Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Para cobrir riscos é importante lixar bem a superfície e aplicar fundo nivelador e lixar até ficar com uma superfície perfeitamente lisa.
    Fundo nivelador é o primmer?

O verniz antes de ser pintado também precisa ser lixado, eu uso 300 antes do fundo e após aplicar o fundo eu lixo novamente com 600.
    Lixa a pintura antes de passar o verniz? essa parte ficou confusa!
    SW4 - 2011 Prata

Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Como qualquer superfície que precisa ser pintada, convém ser preparada adequadamente para obter um bom resultado final.
    Vale lembrar que a pintura automotiva é um serviço trabalhoso que requer um bom nível de paciência e não pode ter de forma alguma pressa, pois o material tem tempo de secagem e esse tem que ser obedecido.

Lixas:
    Quanto maior o número mais fino é o grão, sendo usado 120 para lixar massa plástica, 300 para finalizar a massa, 600 para lixar o fundo nivelador e 1200 para lixar o verniz antes do polimento.

Antes da pintura convém proteger as áreas que não serão trabalhadas cobrindo com jornal e fitas. Eu uso vários pedaços de não tecido "TNT" (sobras do aniversário de 1 ano do meu filho).

Esse processo pode ser repetido diversas vezes até obter um perfeito resultado. Como o fundo nivelador é um produto relativamente macio e fácil de ser lixado, pode ser feito esse processo de pintura e lixamento várias vezes.

Que tipo de massa voce usa para preencher imperfeições maiores, o famoso "plastic" ou outra coisa....to gostando desse tópico
    SW4 - 2011 Prata

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Após o preparo com o fundo nivelador, passe um jato de ar e um pano seco e limpo na superfície a ser pintada.
    Aplique a tinta em camadas bem finas. Nesse momento começam a aparecer as imperfeições do serviço de acabamento feito anteriormente, se o camarada tiver pressa na preparação o serviço começa a se mostrar porco.
    Se aplicar muita tinta ela poderá escorrer, mas não se apavore pois se esperar secar bem ela nivelará conforme a evaporação do solvente. Até aí tem solução.
    para uma perfeita pintura, são necessárias cerca de 3 a 4 demãos de tinta. O bom é que a secagem da tinta é rápida, então em intervalos de cerca de 5 minutos são aplicadas as demãos até ter uma perfeita cobertura da peça a ser pintada.

Tinta:
    Esmalte PU: Precisa ser diluída com solvente e utiliza catalizador para acelerar a secagem. O uso de verniz é opcional. Precisa ser polido após aplicação.

Esmalte Duco: Atualmente é pouco usado, pois está sendo substituído pelo esmalte PU, e o uso do verniz também é opcional. Precisa ser polido após aplicação e tem que ser diluído com solvente.

Esmalte Poliéster: É o tipo de tinta mais comum, sendo base para tons metálicos e perolizados, e necessitam obrigatoriamente do verniz. Já vem pronto para aplicação. Para ter uma idéia de rendimento, um parachoque dianteiro de Corsa leva cerca de 150ml de esmalte poliéster para chegar a uma boa cobertura. A porta traseira do Mille das fotos recebeu cerca de 100 ml de esmalte para as 3 demãos bem generosas.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0250.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0251.jpg  

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS

Verniz

Finalmente chega a hora da verdade.
    O serviço ficará à contento ou ficará uma merd@? É agora que tudo aparece e finaliza.
    O verniz é a proteção química e mecânica da tinta. É um material relativamente duro, trabalhoso de ser lixado e deve ser aplicado com cuidado pois escorre muito fácil.

Após ser aplicado dará aparência de um espelho. Eu pessoalmente aplico o verniz olhando pelo reflexo que ele forma, pois se não dar reflexo é sinal que faltou verniz, e se ficar liso demais irá escorrer caso insista em colocar mais material.
    Sugiro que experimente aplicar verniz primeiramente em algum material até "acertar a mão". O verniz tem que ser aplicado a uma distância maior da peça, mais de 30cm de distância. Se escorrer não tente corrigir, espere secar e mete lixa que tem solução.

Obs1: Quando for aplicar verniz, cubra todo o veículo e faça isso afastado de outros veículos, pois ele pega em tudo. Como o verniz leva cerca de 15 minutos para secar no ponto de toque, o que ficar no ar irá pegar em tudo ao redor. para limpar depois será um verdadeiro inferno, então cubra tudo ao redor.

Obs2: Cuidado com poeira no ambiente, até secar, tido que estiver em suspensão no ar será atraído para o verniz, assim como todas as moscas e insetos voadores irão experimentar um pouso fatal no verniz recém aplicado. Feche os olhos para não ver e se irritar com a situação.

Obs3: Sempre que carregar a pistola, pulverize um pouco fora da peça pois o verniz colocado primeiro na pistola vai entrar até a agulha e não se misturará no catalisador, salvo se a mistura for feita fora da pistola. Se aplicar o verniz sem o catalizador esse ficará manchado e vai levar horas até secar, resumindo, ficará uma bosta.

Vernizes:
    Cristal: É o tipo de verniz mais barato e simples do mercado, vem pronto para ser aplicado e demora um pouco mais para secar. Dura menos que o verniz bi-componente.

Bi-componente: Precisa ser misturado a um catalisador para apurar sua secagem. Aguentam mais e custam pouca coisa mais caro. Só uso esse.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0259.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0260.jpg  

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS

Polimento

Em fim chegou a etapa final do serviço. Em carros claros, se o ambiente não tiver poeiras, o polimento poderá ser até dispensados, mas em cores mais escuras ou se tiver pegado poeira, o polimento será inevitável.

Me esqueci de escrever, o verniz pode ser dado em apenas 1 demão na quantidade correta ou em 2 demãos mais finas. Eu prefiro dar apenas 1 demão pois o resultado final é melhor. A partir da 3a demão, o verniz começa a criar uma textura tipo casca de laranja, e dá muito trabalho para polir.

O polimento só pode ser feito após 24hs de secagem da peça. Se polir antes de 24hs é assinar atestado de burrice ou brincar com a sorte...

O polimento é um evento trabalhoso, mas necessário. Em cores escuras, o polimento dará uma escurecida no tom e ficará bem próximo ou igual ao original.
    Use lixa 1200 para quebrar todo o brilho e nivelar o verniz até sumir qualquer pontinho brilhoso. Quanto melhor for o lixamento, mais nivelado ficará o polimento. Cuide para não lixar as quinas ou cantos vivos, pois irá "furar" o verniz e estragar todo o serviço.

O polimento pode ser feito com massa de polir nro 2, usando estopa ou politriz. Eu uso politriz apenas para o polimento inicial e termino tudo com a mão pois conseguimos um acabamento muito melhor na mão.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_0263.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_2263.jpg   Dicas de pintura automotiva - Como fazer-pic_2265.jpg  

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS

Tipos de pistolas

Para hobby, eu prefiro pistolas de baixa e média pressão com caneca em cima. Para uso profissional é indicado pistolas de média e alta pressão com caneca embaixo.
    Pistolas de baixa pressão servem em qualquer compressor pequeno e dosam facilmente a quantidade de tinta. Pistolas de alta pressão necessitam de compressores maiores e botam muito mais tinta, o que rende muito mais serviço.

Atualmente uso uma pistola de baixa pressão pequena. Demoro mais mas consigo acertar bem o ponto de vazão com um compressor pequeno.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS

Ponto da tinta

O ponto da tinta é outro fator fácil de ser desmistificado. Eu misturo a tinta direto na pistola, se precisar eu adiciona mais solvente e com uma chave de fenda eu mexo e verifico o ponto da tinta. Quando puxa a chave para fora da tinta, a tinta deve gotejar da chave, e não formar nenhum "fio". É bem líquida mesmo.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Como escolher compressor para pintura automotiva?
      Por ADRIO DIAS no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 15
      Última resposta: 16/08/2014, 14:37
    2. Pintura em fibra - Troller (Como fazer?)
      Por rub no fórum Troller
      Respostas: 4
      Última resposta: 04/01/2011, 11:56
    3. Pintura automotiva
      Por ojaneri no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 16
      Última resposta: 23/07/2006, 00:56
    4. Funilaria e pintura: preciso de dicas!!!
      Por emtsuhako no fórum Niva
      Respostas: 5
      Última resposta: 18/07/2006, 09:01
    5. Dicas de Funilaria & Pintura
      Por kge no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/11/2003, 15:20

Permissões de Postagem