Postado originalmente por
Ramiro Cruz Jr.
Pessoal de Sampa, acertei com a Amélia e hoje vou encostar um caminhão meu na porta do consultório dela, localizado á Rua Marcos Portugal, 224 - Sacomã (travessa da Rua Gentil de Moura, no final da Av. Nazaré, finzinho do Ipiranga e a 4 quadras da estação Sacomã do Metrô) ás 16h para coletar os donativos.
Lembrem-se que NÃO É MAIS NECESSÁRIO DOAR ROUPAS E DEMAIS PEÇAS DE VESTUÁRIO. Como já informado, os ginásios das Prefeituras locais já estão abarrotados de roupas.
Daqui pra frente o ideal é doar alimentos prontos (biscoitos, pães), velas e fósforos, materiais de higiene como papel higiênico, escovas e pastas de dente, sabonete, shampoo, além de lanternas e pilhas, água, guarda-chuvas, vassouras, rodos, pás, enxadas, botas de borracha tipo "sete-léguas", além de materiais de construção. Quem tiver barracas velhas e estiver pensando em adquirir barraca nova, taí uma ótima doação também.
Lembrem-se também que tudo o que será transportado tem que ter um documento fiscal que o acompanhe, pois todo e qualquer caminhão carregado tem que parar nas barreiras fiscais da divisa de Estado para manifestar seu conteúdo, sob pena de retenção do veículo e da carga.
E aí, além das doações não atingirem seu propósito inicial, acaba-se criando uma grande dor-de-cabeça para o transportador, que pode ganhar uma condenação por crime tributário nas costas, justo numa operação que também está sendo feita em caráter de doação.
Sendo assim, é necessário que cada doador faça de próprio punho uma Declaração á Fiscalização Interestadual tipo:
"Eu, (nome completo), portador do RG (número do RG) e CPF (número do CPF), declaro sob as penas da Lei que estou enviando EM CARÁTER DE DOAÇÃO as seguintes mercadorias (descrever as mercadorias, quantidade aproximada, peso aproximado) para as vítimas das enchentes na Região Serrana do Estado do RJ, sendo que o transportador as encaminhará sem custo algum, pois o transporte também está sendo realizado em caráter de doação.
Por ser verdade, firmo a presente.
Cidade, data.
Assinatura.
Nome do declarante"
Se as mercadorias forem novas, é bom também anexar a Nota Fiscal das mesmas.
Se forem mercadorias usadas, é bom constar no documento que se trata de MATERIAL USADO.
Tudo isso livrará o transportador / carreteiro de uma enorme dor-de-cabeça, ok?
( )´s logísticos.
Ramiro - Sampa - SP