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Ponto fraco Dana44 willys dianteiro-CRUZETAS E SEMI EIXOS

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  • 17/12/2004, 20:30
    Sandro Tannuri
    André,

    Interessante, só faltou travar melhor o copinho então.
    Eu e o Jorge estamos tentando colocar a cruzeta do cardan no munhão usando o do Javali. Vamos ver no que dá. A diferença de tamanho e muito grande e espero ser suficiente para aguentar o tranco.

    Abraços,
  • 18/12/2004, 08:59
    andre
    OK Sandro, me fale qual o código dessa cruzeta pois aqui em BH tem um representante de uma fábrica americana que produz cruzetas de melhor qualidade e resistência que as nacionais . Não sei se conhece mas elas são muito apreciadas pelo pessoal de carga pesada e mineração a marca é CCL.
    Agora só por curiosidade, acha que é mais resistente que a 5297x?

    Se conseguir a tensão máxima que ela foi dimensionada, avise.
  • 18/12/2004, 18:47
    Sandro Tannuri
    Andre,

    A que vamos tentar e a 5-121x que é a do cardan do Jeep. Parece que os codigos Spicer são diferentes no Brasil e EUA pois vi uma referência neste topico que o tipo 1310 é a 5-297x la nos EUA e sei que uma 1310 e com certeza a 5-121x aqui no Brasil então talvez a 5-121x(Brasil) seja igual a 5-297x(EUA).
    Estranho mas talvez seja. Eu tenho como confirmar isso pois tenho as duas basta achar a 5-297x que não uso mais e medir, vou tentar fazer isso.
    Nunca ouvi falar dessa CCL.

    Abraços,
  • 18/12/2004, 21:47
    Gilbertojipeiro38
    diferencial fraco
    voces ja tentaram usar eixos dianteiros de trator como ZF, Carraro ou mesmo Spicer eles tem reducao final planetaria no cubo e aguentam mui disaforo de peao nas fazendas
  • 18/12/2004, 21:58
    leopoldo
    Sandro,

    Essa semana que passou, movido pela mesma curiosidade em relação a esses códigos, fiz contato com a divisão da engenharia da DANA sobre as cruzetas. Veja o que eles esclarecem:

    "As denominações 1310, 1410, 1550, etc são as séries das cruzetas e definem sua capacidade de transmissão de torque.

    Existem várias cruzetas para uma mesma série, mas com diferentes características.

    Por exemplo, as cruzetas 5-160X, 5-462X e 5-815X são todas da série 1410, ou seja, possuem a mesma capacidade de torque e as mesmas dimensões externas de montagem, mas mudam alguma coisa na vedação e no processo de fabricação.

    O número da cruzeta não identifica a série e podem existir várias cruzetas da mesma série, ou seja, não há como fazer uma correlação simples entre os números tipo 5-XXX e as séries 1310, 1410, 1550, etc.

    Por outro lado, como eu já tinha citado, a série identifica a capacidade de transmissão de torque da cruzeta, mas esse não é o único critério a ser considerado na hora de definir uma aplicação. É preciso verificar também a questão da durabilidade, acelerações (inerciais e torsionais) e rotação crítica, basicamente.

    A durabilidade dependerá do tipo de aplicação e ângulos de trabalho, da mesma forma que as acelerações.

    Já a rotação crítica vai depender das dimensões do tubo do cardan.

    Às vezes, o simples fato de alteração em ângulo de trabalho com o mesmo torque
    transmitido já vai exigir uma troca de série para que se possa manter a
    mesma vida útil do cardan"


    Pelo menos consegui identificar como 1310 a cruzeta do cardã do jeep, a antiga 5-121-X, que já mudou o código.
  • 18/12/2004, 22:24
    Sandro Tannuri
    Legal Leopoldo!!

    Eu desconfiava disso , procurando no site da Dana achei varios codigos para cruzetas de cardan que sei com certeza serem 1310.

    Achei essa tabela de medidas no Pirate4x4:

    U-joint series Joint width (W) (inches) Cap diameter (D) (inches) Maximum Angle Continuous rating (lb-ft) Short Duration rating (lb-ft)
    1310 3.219 1.062 30 130 800
    1330 3.625 1.062 20 150 890
    1350 3.625 1.188 20 210 1240
    1410 4.188 1.188 37 250 1500


    Ficou meio fora de ordem mas da para entender.
    Existem varias outras series mas essas são as mais comuns em cardans automotivos.
    Eu vou medir uma 5-297x(D30 e D44 EUA) assim que puder para confirmar se é uma 1310 mesmo e se for basta então fazer caber a cruzeta do cardan no munhão usando as peças do Javali e pronto.

    Abraços,
  • 19/12/2004, 11:14
    andre
    A 5297x tem diametro do copinho de 30 mm (1,188 pol) ; tá mais para a série 1350 .

    Quanto à cruzeta ccl Sandro, te asseguro que é mais forte que a spicer é qualquer outra nacional; o acabamento também é perfeito, creio mesmo que só perde para uma ox ou CTM.
    Não creio que grandes empresas de mineração estariam usando-a se não fossem realmente boas pois o custo de máquina parada é infinitamente superior à diferença de preço de cruzetas. Se quiseres experimentar me avise que posso ver quanto sai a cruzeta que o Jorge pretende usar ; vale a pena tentar.
  • 19/12/2004, 16:57
    Sandro Tannuri
    Andre,

    Vamos primeiro fazer a cruzeta caber e depois te falo o tamanho que deu certo para experimentar uma CCL.

    Abraços,
  • 20/12/2004, 13:32
    leopoldo
    Pessoal:

    Vejamos as capacidades das cruzetas DANA em lb.ft - (N.m), contínuo e transientes:

    1310 130 a 800 - (176 a 1 100)

    1330 150 a 890 - (203 a 1 250)

    1350 210 a 1 240 - (285 a 1680)

    1410 250 a 1 500 - (338 a 2 033)

    Vejamos a homocinética da toyota Band nacional:

    contínuo: 1 900 N.m e transientes: 2 900 N.m e ruptura a 3 900 N.m

    Fica óbvio que nem a 1410 sobrepuja a capacidade da homocinética, então eu fico curioso do porque vocês teimam em bater a cabeça com cruzetas no munhão, mesmo colocando a cruzeta de cardã no munhão, mesmo modificando garfos e soldando copos de cruzetas, mesmo tentando colocar algo dentro do munhão do javali (extinto), mesmo tentando outras cruzetas que, diga- se de passagem, não podem ser muito superiores Às da DANA - (mesmo se for 30% a mais não resolve).....etc...etc...etc...!

    Não seria mais simples fazer como já é feito para o troller de competição do Paris-Daccar ?

    Um eixo híbrido: miolo Dana 44 e tubeira/munhões da Toyota, sendo que já tem que faz isso???????
  • 20/12/2004, 13:55
    Marcos Ojeda
    Explica melhor o que temos que fazer, usemos o tubo do dana 44, e os semi-eixos? o munhão?, a manga e o cubo?
  • 20/12/2004, 15:15
    leopoldo
    hibrido
    Carcaça DANA 44
    Diferencial DANA 44
    Tubo - parte DANA 44, pontas da toyota (MUNHÃO INTERNO)
    Semi-eixos fabricados sob medida
    Munhões externos da toyota + homocinética+manga de eixo+cubos+roda-livre+miscelaneas.

    Quem faz isso é o eng Marcelo - 11.5533-9691

    marcelobuchli@aol.com.
  • 20/12/2004, 17:26
    Elmer_Jeep
    2 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Sandro, Elcio e Pessoal:

    Vejamos as capacidades das cruzetas DANA em lb.ft - (N.m), contínuo e transientes:

    1310 130 a 800 - (176 a 1 100)

    1330 150 a 890 - (203 a 1 250)

    1350 210 a 1 240 - (285 a 1680)

    1410 250 a 1 500 - (338 a 2 033)

    Vejamos a homocinética da toyota Band nacional:

    contínuo: 1 900 N.m e transientes: 2 900 N.m e ruptura a 3 900 N.m

    Fica óbvio que nem a 1410 sobrepuja a capacidade da homocinética, então eu fico curioso do porque vocês teimam em bater a cabeça com cruzetas no munhão, mesmo colocando a cruzeta de cardã no munhão, mesmo modificando garfos e soldando copos de cruzetas, mesmo tentando colocar algo dentro do munhão do javali (extinto), mesmo tentando outras cruzetas que, diga- se de passagem, não podem ser muito superiores Às da DANA - (mesmo se for 30% a mais não resolve).....etc...etc...etc...!

    Não seria mais simples fazer como já é feito para o troller de competição do Paris-Daccar ?

    Um eixo híbrido: miolo Dana 44 e tubeira/munhões da Toyota, sendo que já tem que faz isso?????
    ??



    Essa do troller eu não sabia. :D

    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Carcaça DANA 44
    Diferencial DANA 44
    Tubo - parte DANA 44, pontas da toyota (MUNHÃO INTERNO)
    Semi-eixos fabricados sob medida
    Munhões externos da toyota + homocinética+manga de eixo+cubos+roda-livre+miscelaneas.

    Quem faz isso é o eng Marcelo - 11.5535-9691

    acho que é esse o nº.


    Meu CJ tem essa configuração e estou muito satisfeito desde que fiz o serviço.
    Um detalhe que pode servir pra alguma coisa nessa adaptação: Não sei se o comprimento dos semi-eixos dianteiros(dana e band) é o mesmo, porém as 30 estrias do Jeep são 1mm mais profundas que as da band.
    Tudo bem, e daí: Daí que no diferencial trazeiro do meu Jeep eu uso semi-eixos da band onde apenas aprofundei as estrias +1mm pra encaixar nas planetárias do Dana 44.

    []'s apoiando e compartilhando a idéia do Leopoldo. 8)

    (editando com fotos dos semi eixos dianteiros do CJ5 e da band)
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