João peguei o semi-eixo, mas é do 51 cj3a dana 25/27 verei o que vou fazer e te aviso
Versão Imprimível
João peguei o semi-eixo, mas é do 51 cj3a dana 25/27 verei o que vou fazer e te aviso
E verdade, imagina achar D60, V8 e cambios auto em qualquer desmanche? Seria bem legal.Citação:
Postado originalmente por leopoldo
Achei que as birfields fossem como nossas homocineticas!? Pelo visto não são! E isso? Dá para ver que entendo tudo de Toyotas.Citação:
Um D60 com certeza aguenta bem o tranco até um 42", acima disso ou tem que ter cuidado com o acelerador ou usar um D60 melhorado tipo com semi eixos e cruzetas mais fortes.Citação:
Abraços,
Pode ficar sossegado que são as mesmas.Citação:
Postado originalmente por Sandro Tannuri
Só que tem um cara lá que ficou famoso por retrabalhar elas e deixar um pouco + resistentes.
Como o Sandro mesmo disse, infelizmente não temos as opções de lá.
Homocinéticas reforçadas funcionam bem;tinha no meu J quando era quase original e fazia Raid, o motor era bem mechido e o bicho acompanhava carros mais velozes . Com o carro totalmente bloqueado, o esforço é muito grande e a condução é muito diferente. Raramente se vê uma toyota V* lá nos states com homocinéticas originais, taçlves por terem a opção dos dana 60 muito mais em conta.
O grande problema de eixos muito grandes também é o peso, colocar um diferencial de caminhão provavelmente não vai quebrar mais mas em compensação vais acabar com o carro principalmente na distribuição de peso e suspensão.
Infelizmente ainda somos uma minoria e a indústria automobilística e de auto peças ainda não acordou para nosso segmento, provas como o endurance trial e rockcrawling tem tudo para alavancar isso também, vamos continuar falando e fazendo que um dia a coisa fica mais fácil.
grande abraço,
Caros amigos.
Me esclareçam uma dúvida.
O que motiva mais a quebra das pontas de eixo, a altura do pneus ou sua largura?
Abraços
Jorge
Basicamente o aumento no diâmetro do pneu, não a largura, mas não só isso. Veja:
Aumentando-se o diâmetro, lembra-se daquela história no 1º colegial: momento é força vezês distância? aqui é visto como torque (torção) na ponta de eixo é igual força de contado vêzes a distância.
Assim, aumentando-se peso sobre o eixo, aumentando-se o diâmetro do pneu, aumenta-se a carga no eixo (diga-se: semi-eixo).
Mas mesmo mantendo-se o mesmo motor, voce sobre carrega o semi-eixo se colocar uma relação coroa-pinhão mais curta, um cambio com a 1º mais curta, um motor mais potente, ou simplesmente um blocante 100%. usando reduzida, piora.
No caso em questão, o que mais preocupa o pessoal desse tópico e que nos jeeps e assemelhados ocorre tudo isso junto, aí o eixo fica fora da faixa para qual foi projetado ou no limiar extremo de utilização.
E enquanto o pneu derrapa, tudo bem mas a hora que encavala num buraco ou gruda na lama..............POWW !
Muito obrigado Leopoldo.
E parabens pela sua viatura.
Abraços
Jorge
Caros amigos, por favor, me corrijam se eu estiver errado.
Caso eu escolha um pneu 35 e baixe bem a pressão dele, ele forçaria menos as pontas de eixo, porque a altura ficaria menor, e funcionaria como um Mattracks pois haveria uma área de contato muito grande do pneu com o solo.
Então seria valido ter pneus 35 ou maiores, andar com eles cheios e nas trilhas baixar o maximo a calibragem deles?
Abraços
Jorge
Não, porque a maior área de contato equivale a um maior "agarramento", embora com uma altura menor. Uma coisa compensa a outra.
E para rodar com essa pressão muito baixa você vai ter que usar bead locks.
Custo !
Obrigado Leopoldo.
Mas imaginado usar os bead locks, vc acha que melhoraria o desempenho nas trilhas.
Faz tempo estou querendo trocar os pneus, mas ainda não me decidi, do jeito que esta hoje, ele vai muito bem nas trilhas e não tem perigo de quebrar e como tem um bom guincho, se encalhar é so usa-lo.
Mas estou querendo sempre melhorar.
Abraços
Jorge
Eu pego essa Leopoldo,
Jorge,
Tudo tem que estar equilibrado, abaixar demais a pressão dos pneus apesar de aumentar muito a area de contato vai aumentar tambem a chance de ficar preso pela " bola" do diferencial que vai estar bem mais proxima do chão.
Esse lance de pressão de pneu como tudo num jipe tem que estar adequado, nem muito nem pouco.
Abraços,
Complementado o que o Sandro falou:
No meu entendimento, pressões baixas e bead locks é para um tipo de esporte como o rock crawling onde com isso você tem menor risco de rasgar o pneu além da maior área de contato. Onde também vai-se beeem devagar.
Pressões muito baixas geram enormes tensões nas camadas de borracha que tendem a fazer o mesmo delaminar. É por isso que o fabricante geralmente recomenda não baixar para menos de 20 psi (ou em torno de...). No exemplo acima, como vai-se devagar, isso não chega a ser problema.
No caso de terrenos lamacentos, para aproveitar melhor o princípio de tração e empuxo gerado pelo pneu lameiro no mar de lama, o melhor é usar o pneu com a pressão adequada, que é a normal do dia à dia. Aqui, o que vale é o pneu espalhando lama para trás em velocidade. Lama para trás, jeep para frente.
Como o Sandro falou, é um caso de ajuste e equilíbrio.