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Ponto fraco Dana44 willys dianteiro-CRUZETAS E SEMI EIXOS

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  • 11/12/2004, 11:44
    leopoldo
    Bom dia Ojaneri,

    Na descida não há problema, todo santo ajuda. Você não acelera no 4x4, só pisa no freio.

    Na subida, todo o peso do jeep se desloca para tras então alivia a carga no eixo dianteiro.

    Mas na descida e você de ré subindo, haja semi-eixo. Na lama não há muito problema pois as rodas patinam, mas reduzido, numa ladeira, de ré, é só esperar aquele lindo ruido caraterístico de estouro de semi-eixo.

    Mas isso acho que fica meio obvio.

    É só o pessoal interpretar as condições de pior carga no eixo dianteiro e isso ajuda a não estourar ele.

    Afinal, os semi-eixos dianteiros são na verdade 1/2 do que deveriam ser.
  • 11/12/2004, 19:56
    Sandro Tannuri
    1 Anexo(s)
    Achei a foto.
    Isso seria mais facil de fazer?! Ou menos dificil?

    Abraços,
  • 11/12/2004, 20:12
    Sandro Tannuri
    1 Anexo(s)
    Esta foto é melhor ainda, da para ver que basta fazer um eixo com estrias nas duas pontas e um flange tipo de cardan com estrias internas.

    Abraços,
  • 11/12/2004, 21:37
    leopoldo
    eixos reforçados
    E QUEM SE HABILITA EM FORJAR O GARFO DE MUNHÃO INTERNO E O MUNHÃO EXTERNO ????????????

    Sandro, cê tem ideia da dificuldade em fabricar as peças estruturais?????

    O semi-eixo entalhado nas 2 extremidades, esse não tem segredo.

    Mais fotos estão aqui:

    http://4wheeloffroad.com/techarticles/131_0406_spl/
  • 11/12/2004, 21:42
    Sandro Tannuri
    Re: eixos reforçados
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    E QUEM SE HABILITA EM FORJAR O GARFO DE MUNHÃO INTERNO E O MUNHÃO EXTERNO ????????????

    Sandro, cê tem ideia da dificuldade em fabricar as peças estruturais?????

    O semi-eixo entalhado nas 2 extremidades, esse não tem segredo.

    Mais fotos estão aqui:

    http://4wheeloffroad.com/techarticles/131_0406_spl/

    E ai que entra o do Javali.
    Alem disso tem gente la fora que fez o garfo interno usando chapa de 1" dobrada e furada.

    Abraços,
  • 11/12/2004, 22:27
    leopoldo
    Re: eixos reforçados
    Citação:

    Postado originalmente por Sandro Tannuri
    E ai que entra o do Javali

    Aparentemente não há espaço para uma cruzeta maior que a do cardã.
    A do cardã não serve. Tem que ser maior porque da cruzeta para o diferencial tem a redução da coroa-pinhão, fator de 4 a 6.
    Olha as fotos dessa adaptação americana. O munhão é enorme !

    Citação:

    Postado originalmente por Sandro Tannuri
    Alem disso tem gente la fora que fez o garfo interno usando chapa de 1" dobrada e furada.

    Isso pode ser uma baita barca furada. Não é só dobrar. Tem que desenhar o protótipo, saber que aço vai usar, tem que ser a quente, tem que ter um molde-gabarito, tem que usinar o assento dos pivôs em uma fresadora, fazer o furo do encaixe na tubeira, fazer um dispositivo para soldar na tubeira, inspecionar por partículas magnéticas, etc...etc... e depois tem de testar para não ser surpreendido com esse troço arrebentando numa estrada numa curva.

    Possível é, mas é um trabalho bem interessante. O dimensionamento tem estar numa tolerância de 0,5 mm e 1º (nos angulos)

    E o munhão externo?
  • 11/12/2004, 22:40
    Sandro Tannuri
    Re: eixos reforçados
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Aparentemente não há espaço para uma cruzeta maior que a do cardã.
    A do cardã não serve. Tem que ser maior porque da cruzeta para o diferencial tem a redução da coroa-pinhão, faotre de 4 a 6.
    Olha as fotos dessa adaptação americana. O munhão é enorme !

    A do cardan me parece maior que a dos semi eixos ?!

    Citação:

    Postado originalmente por Leopoldo
    E o munhão externo?

    Ai temos o maior problema. O jeito e usar o do Javali e fazer caber a cruzeta do cardan.
    Ou usar o esquema mineiro com solda.
    Ou a homocinetica da Toyota.
    Ou o eixo completo do Troller com a bola invertida.
    Ou munhões e semi eixos importados.
    Ou um D60.
    Ou levar reservas montados.

    Aos interessados, quem prefere o que?


    Abraços,
  • 12/12/2004, 09:25
    GuTo_Cerulli
    Sandro e All,

    Se a idéia é só pegar o munhão externo do Javali, acho que tem mais opções, pois temos carros, no mercado nacional, e em linha, com peças que podem ajudar, penso eu. Um exemplo, seria os munhões de carros, com suspensão independente na dianteira, tipo a suspensão SW4, acho que se as peças forem apropriadas, resolveriam muitos problemas, inclusive de up-grades futuros, pois lá fora exitem peças para tal...
  • 12/12/2004, 10:57
    leopoldo
    Voces estão viajando!

    A maior parte as SUV's é com suspensão independente na frente.

    Nesse tipo de suspensão, o munhão externo é parte da ancoragem da suspensão.

    Então não há geometria a ser aproveitada na montagem de um munhão externo desse tipo.

    Só poderá ser usado munhão externo de eixo rígido.
  • 12/12/2004, 11:56
    andre
    Caro Sandro,

    realmente o eixo dana 44 da rural a meu ver não é bom mas como é o que temos tenho procurado melhorá-lo o máximo possível. A solução que o Marcel descreveu eu vinha usando só que com copinhos com rolete e decidi usar copinhos sem rolete para ganhar mais resistência. A cruzeta é a 5297-x maior e mais resistente; acontece que o diametro do copo original é de 30 mm enquanto o da rural tem 27, por isso desenvolvi os copinhos sem roletes e que ficaram mais espessos mesmo com o diametro externo de 27.
    As travas internas não funcionam, já se soltaram no meu e como percebi logo, desliguei a roda livre, ao desmontar a cruzeta estava OK, os copos quebrados e os semi-eixos começando a entortar nos mancais que seguram a cruzeta.

    A solução que estou testando aumenta atraves de enchimento esta parte onde apoiam as cruzetas; concordo que geram mais tensão no material mas tenho usado aço 1020 e após medir a dureza das peças orifinais e das trabalhadas não houve grande diferença; os semi eixos originais são temperados por indução somente nas estrias e no apoio dos rolamentos até uma profundidade de 6mm. A meu ver é o melhor em termos de custo benefício até o momento. Meu motor tem muito torque e raramente quebro o semi-eixo, mas mesmo assim ando com reservas pois para o que fazemos, soluções de trilhas normais não se adequam muito não.

    Lembro também que minhas cúpulas e flanges não são originais que a meu ver são muito fracos ; quem quiser saber mais sobre elas me avise.

    Assim que o carro chegar vou desmontar e ver como se comportaram, além de trocar a capa seca da caixa que abriu ao final da prova de domingo.
    Os pneus vão direto para o Sr. Eduardo para um desenho exclusivo e aí veremos o trem que pula na próxima ainda mais agressivo.
  • 12/12/2004, 12:19
    leopoldo
    Re: eixos reforçados
    Citação:

    Postado originalmente por Sandro Tannuri
    A do cardan me parece maior que a dos semi eixos ?!?

    Sim Sandro, (atenção! os valores abaixo citados são aproxiamdos)

    A do cardã é maior na altura/largura que a do semi-eixo [ OPA! corrigindo: só a largura é menor, o diâmetrro do copinho é igual ] é por isso que a cruzeta do semi-eixo vira farelo, porque entre o cardã e os semi-eixos há uma redução de 4 a 6:1; então aumenta o torque de 4 a 6, mas dividido em 2 rodas dá de 2 a 3X.

    No jeep, a cruzeta do cardã é a 1310(5-121X) com altura 82,5mm e diâmetro do copinho 27mm. A resistência contínua é de 550Nm e transientes de 1 100Nm

    Na cruzeta do semi-eixo, a resitência contínua é de 400Nm e transientes de 800 Nm.

    Eu optei pelo uso da homocinética da toyota em que a resistência contínua é 1 900Nm e transientes de 2 900Nm e ruptura a 3 900Nm.

    Agora, voltando para as opções de cruzetas:

    Pelo esforço, o certo seria uma cruzeta tipo 1480 (5-263X) - altura 164mm e diametro do copinho 50mm. A resistência é de 1500 a 2800Nm

    Não cabe nem por sonho pois o espaço no munhão do jeep é de 90mm.
    As opções menores seriam:

    A 1410(?): resistência de 1 115 a 2 100 ( não sei qual Spicer exatamente)

    A 1330(5-273X): altura 92mm e o diâmetro do copinho 27mm resistência de 625 a 1 250

    A 1350(5-297X ???): altura 92mm e diâmetro do copinho 30mm, resistência de ..........??? ( não tenho os valores)

    Agora, lembrando que jeep pode ter bloqueio 100% e pode ficar dependurado em um só semi-eixo, o esforço poderia chegar a 4 a 6X o aumento de torque. Por isso que eu digo que é + fácil então quebrar !

    Estou me referindo à cruzeta do semi-eixo que deveria ser MAIOR que a do cardã, para absorver esse aumento de torque.


    IMPORTANTE:


    Um outro fator que enfraquece a cruzeta, pelas observações e ensaios feitos lá nos EUA é que as travas dos copinhos não pode ser a meia lua. Tem de ser anel elástico.
  • 12/12/2004, 19:40
    Sandro Tannuri
    André,

    Me diga uma coisa, voce usou a cruz da 5-297X e o copinho da original do Jeep? É isso?

    Leopoldo,

    Vou tentar colocar a cruzeta do cardan com munhão de Javali e aquele esquema dos semi eixos, falta só arrumar um interessado em fazer a experiência ja que não tenho eixos de Jeep. Vou falar com o Jorge Freitas se ele quer experimentar.

    Abraços,
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