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  • #61
    Banido Avatar de ojaneri
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    Absurdo mesmo, eu já tive 5 carros, em NENHUM cortei o giro. Imagina deixar um qualquer fazer isso nos meus carros? Ta louco.

    Fora que se a pessoa pegar uma fila medonha, deixar o carro desligado (frio), e chegar num teste desse, o cara liga e do nada fica acelerando até o talo com o motor frio. Puta absurdo!

  • #62
    Usuário Avatar de ricardolm
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    Red face

    Citação Postado originalmente por ojaneri Ver Post
    Absurdo mesmo, eu já tive 5 carros, em NENHUM cortei o giro. Imagina deixar um qualquer fazer isso nos meus carros? Ta louco.

    Fora que se a pessoa pegar uma fila medonha, deixar o carro desligado (frio), e chegar num teste desse, o cara liga e do nada fica acelerando até o talo com o motor frio. Puta absurdo!
    Nao tem fila nao eu cheguei e so esperei um dos vistoriadores me chamar (eram 6 vistoriadores), vc NAO pode desligar o carro, tem que deixar ligado (eles pedem para NAO desligar, pois o primeiro teste é visual, acelerando no talo , se sair fumaca preta, volta para casa )

    []s
    Ricardo Moreira - SP
    Can Am Renegade 800, ex-Fourtrax 4x4
    ex-vitara , ex-JPX , ex-Troller , ex-Tracker , ex-L200 Triton Flex, Discovery 3 S TDV6

  • #63
    Usuário Avatar de Oldmans
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    Citação Postado originalmente por folgado Ver Post
    Pros técnicos, socar o pé no acelerador do carro dos outros não dói nada.
    O duro é o dono ficar assistindo a tudo isso.

    Alexandre, então o bicho pega para os carros até 95, é isso?

    []s
    Folgado
    O bicho tá pegando para os carros acima de 1996 , pois abaixo eles tão liberando mediante vistoria visual - escapamento,nivel do oleo,lacre da bomba e emissão de fumaça exagerada , sem deixar de fazer e informar a medição "eletronica".
    Informam ainda que ano que vem com estes nº não passará de forma alguma.

  • #64
    Citação Postado originalmente por Oldmans Ver Post
    Folgado
    O bicho tá pegando para os carros acima de 1996 , pois abaixo eles tão liberando mediante vistoria visual - escapamento,nivel do oleo,lacre da bomba e emissão de fumaça exagerada , sem deixar de fazer e informar a medição "eletronica".
    Informam ainda que ano que vem com estes nº não passará de forma alguma.
    alguem tem foto desse lacre?

    quem sabe da p/ fazer um gato... procurar em desmanche hehehe

  • #65
    Banido
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    Citação Postado originalmente por Oldmans Ver Post
    Folgado
    O bicho tá pegando para os carros acima de 1996 , pois abaixo eles tão liberando mediante vistoria visual - escapamento,nivel do oleo,lacre da bomba e emissão de fumaça exagerada , sem deixar de fazer e informar a medição "eletronica".
    Informam ainda que ano que vem com estes nº não passará de forma alguma.
    Então os donos desses carros vão ter que fazer retífica do motor, se quiserem passar no teste no ano seguinte?

    Mas não tem lógica: até 96 todos passam neste ano, mas não no ano seguinte. E de 97 em diante podem ser reprovados! É isso? Se o motor estiver ruim, todos tem que ser reprovados, independente do ano.

  • #66
    Banido Avatar de ojaneri
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    Citação Postado originalmente por diniz Ver Post
    alguem tem foto desse lacre?

    quem sabe da p/ fazer um gato... procurar em desmanche hehehe
    Bombista geralmente tem esses lacres. Qq 10 real ele lacra a bomba para ti, parece lacre de placa.

  • #67
    Que tal a instalação de catalisador antes da inspeção:
    Já os tipos aplicados em veículos com propulsores de ciclo DIESEL usam conversores capazes de trabalhar com gases pobres e com teor de enxofre (SO2) elevado. Os mais modernos são os catalisadores de oxidação à base de platina e os filtros particulados, que fazem a oxidação de CO e HC e reduzem os particulados de carbono.

  • #68
    Banido
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    29/07/2006
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    Quanto custa um catalizador desses?
    E qual sua vida útil?

  • #69
    O sr. Luiz Fraga, engenheiro e dono da The Specialist (vaículos Land Rover) elaborou um roteiro para ajudar os motoristas que possuem veículo a diesel a tentar ser aprovado na inspeção.

    Ei-lo aqui:


    ESCLARECIMENTOS SOBRE INSPEÇÃO VEÍCULAR

    A partir deste ano, os veículos movidos a motores ciclo Diesel, serão obrigados a passar pela inspeção veicular, veja parte da portaria abaixo:
    A data limite para a inspeção depende do número final da placa e, caso não seja aprovado na inspeção, o veículo estará sujeito às seguintes punições (conforme Portaria DETRAN-SP 2722 de 28/12/2007), ver tabela abaixo.

    1) Licenciamento do veículo em 2009;

    2) Transferência de propriedade;

    3) Mudança do município de registro

    4) Alteração de características ou da categoria;

    5) Expedição da 2º via do CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento;

    6) Inserção ou baixa de gravames, quando necessária nova expedição do CRV.

    Como é feita a inspeção.

    A única empresa homologada para a inspeção é a Controlar, o ambiente é bom e limpo, os atendentes são bem apresentados.
    Fiz a inspeção de um veículo Discovery ano 1993 (com 280.000km) no dia e segui os passos que são:
    Agendar a inspeção pelo site www.controlar.com.br. Ao fazer o agendamento, esteja com o documento do carro em mãos, o número do RENAVAM será pedido, o link direto para o agendamento é http://www.controlar.com.br/agendamento/ApresentaCalendarioServlet basta entrar com o código do RENAVAM do veículo, a próxima tela pedirá a confirmação dos dados cadastrais tanto do proprietário como do veículo, siga confirmando os dados e, ao ser solicitado, imprima o papel, pois este pode ser pedido na portaria.
    Na data da inspeção agendada (que deve estar necessariamente dentro do limite do prazo da tabela acima) leve o veículo até o local e siga as instruções dos atendentes.

    Passos da inspeção.

    A inspeção veicular ambiental não só mede os gases emitidos pelo escapamento mas também são necessários alguns requisitos a saber:

    1)Inspeção visual, antes de entrar no "Box" da inspeção, um(a) atendente faz uma inspeção visual inicial no veículo e pede para que sejam feitas 3 acelerações máximas seguidas, para verificar se é possível prosseguir com a inspeção no box, caso não seja possível (excesso de fumaça visual, por exemplo) o veículo será reprovado antes da checagem com o computador.

    2)A temperatura do bloco é medida, se estiver acima ou abaixo da temperatura normal de trabalho (perto de 80ºC, marcador de temperatura no meio) o veículo não poderá fazer o teste.

    3)Dentro do Box, o(a) atendente irá verificar as condições do escapamento, caso o escapamento tenha algum tipo de vazamento aparente (alguma parte do escapamento com fuligem por exemplo) o veículo será reprovado na inspeção.

    4)É possível que seja feita uma análise do nível de ruídos do escapamento, desde que o(a) atendente veja a necessidade disto, está previsto na inspeção.

    5)O nível do óleo do carter será checado e deve, necessariamente, estar entre o limite inferior e superior, óleo acima do limite deverá ser retirado pois interfere negativamente no ensaio.

    6)Um(a) atendente irá então verificar, com a ajuda de um espelho, a existência de vazamentos grandes embaixo do veículo, caso existam, o veículo será reprovado. O piso do ambiente do Box favorece a inspeção, mesmo pequenas gotas irão aparecer facilmente e isso chamará a atenção do(a) atendente.

    7)Passadas as etapas anteriores, uma sonda será introduzida no tubo de escape do veículo, um sensor será colocado no motor e este será acelerado, de 7 a 10 vezes até a rotação limite, a sonda irá então analisar os gases e calcular uma média das medições, emitindo o laudo e um selo, que será colado no parabrisa do veículo. Caso o veículo seja reprovado no teste de emissão, um laudo de "reprovado" será emitido.
    Para o ano de 2008, a inspeção é gratuita, nos próximos anos prevê-se uma taxa a ser cobrada do proprietário.

    Como aumentar a chance de ser aprovado na inspeção.

    Esclarecemos que estes passos não garantem a aprovação, mas aumentam sensivelmente a chance de não ser reprovado.
    Veículos com mais de 200.000km que ainda não tiveram a bomba injetora reformada ou trocada, correm mais risco de desaprovação dos que os mais novos ou que já fizeram esta reforma.
    Sugerimos que sejam feitas as seguintes etapas:

    1) Checar para vazamentos, resolver os vazamentos que irão impedir a aprovação na inspeção.

    2) Checar para o estado do escapamento, reparar caso necessário.

    3) Abastecer por pelo menos 2 tanques antes com diesel PODIUM que tem um índice de cetanas (índice que mede a qualidade do combustível quanto à detonação, similar às octanas na gasolina) maior que o normal, esta etapa deverá ser feita em postos Petrobrás da região metropolitana.

    4) Trocar o filtro de ar por um novo.

    5) Fazer pelo menos uma viagem de aprox. 150 km com o combustível acima citado, não usar nenhum tipo de limpador de bico nesta fase.

    6) Lavar o veículo por baixo para facilitar a inspeção.

    7) Após a viagem, evitar trafegar com o veículo em uso urbano, isso irá aumentar os depósitos na parte superior do motor, que foram retirados quando da viagem, diminuindo a chance de aprovação.

    8 ) Levar o veículo para a inspeção, preferencialmente portando o manual do proprietário do mesmo, no manual existem informações importantes acerca do nível de emissão de poluentes que poderão ser consultados pelo(a) atendente quando da inspeção

    Acreditamos que com estes passos, seu 4x4 movido a diesel poderá ser aprovado na inspeção veicular.

    Conte conosco para esclarecer quaisquer dúvidas.

    Sites úteis.
    www.controlar.com.br
    http://www.detran.sp.gov.br/legis/portaria_2007_2722.asp
    http://www.mp.rs.gov.br/ambiente/legislacao/id2027.htm


    Tabela da data limite para a inspeção.


    Final da placa / Renovação CRLV / Limite inspeção Máx (90 dias após)

    Final 1 / Abril / até 29 de julho

    Final 2 / Maio / até 29 de agosto

    Final 3 / Junho / até 28 de setembro

    Final 4 / Julho / até 29 de outubro

    Final 5 e 6 / Agosto / até 29 de novembro

    Final 7 / Setembro / até 29 de dezembro

    Final 8 / Outubro / até 29 de janeiro

    Final 9 / Novembro / até 28 de fevereiro

    Final 0 / Dezembro / até 30 de março



    www.thespecialist.com.br
    4X4 Brasil

  • #70
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    Citação Postado originalmente por Luiz Antonio C. Bodon Ver Post
    3)Abastecer por pelo menos 2 tanques antes com diesel PODIUM que tem um índice de cetanas (índice que mede a qualidade do combustível quanto à detonação, similar às octanas na gasolina) maior que o normal, esta etapa deverá ser feita em postos Petrobrás da região metropolitana.

    5)Fazer pelo menos uma viagem de aprox. 150 km com o combustível acima citado, não usar nenhum tipo de limpador de bico nesta fase.
    Não sabia que havia a necessidade de dois tanques de DIESEL PODIUM, nem que na véspera devia-se andar essa quilometragem em estrada.

    Ótimas dicas...

  • #71
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    Citação Postado originalmente por folgado Ver Post
    Então os donos desses carros vão ter que fazer retífica do motor, se quiserem passar no teste no ano seguinte?

    Mas não tem lógica: até 96 todos passam neste ano, mas não no ano seguinte. E de 97 em diante podem ser reprovados! É isso? Se o motor estiver ruim, todos tem que ser reprovados, independente do ano.

    Concordo com vc , mesmo porque não saberei o que fazer para passar na vistoria em 2009,já que em 2008 tomei uma multa de fumaça preta e fui obrigado a cair em uma oficina credenciada pela cetesb , deixei as calças para me enquadrar na redução de 90%(consegui) e em 2009 o que fazer??

    Quando os motores a diesel começaram a sair com a valvula LDA?

  • #72
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    O bicho tá pegando:

    Inspeção reprova 40% dos veículos diesel
    O balanço inicial não é nada bom: 40% dos veículos a diesel de São Paulo foram reprovados por emitir fumaça e outros poluentes em excesso. É bem verdade que apenas 738 dos 13.600 esperados até 29 de julho se submeteram à inspeção, mas a persistir essa média, mais de 150 mil veículos movidos a diesel, especialmente ônibus e caminhões, estão despejando no ar toneladas a mais de poluentes do que o aceitável. E há um fator agravante: o óleo diesel consumido no Brasil é um dos piores do mundo, com grande quantidade de enxofre.

    http://invertia.terra.com.br/carbono/interna/0,,OI2939498-EI8933,00.html

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