Postado originalmente por
fpandur
Vou relatar minha pequena experiência: comprei recentemente minha 2ª Camper, que veio calçada com pneus Geninho 1000. Já peguei chuva pesada com esses pneus e não senti problemas. Semana passada passei esses pneus para minha Camper 4x4, pois iria para a Fenajeep com ela. Levei para balancear e não foi muito fácil não. Talvez porque 2 dos pneus estavam "escamados", com gomos com desgaste maior e menor, alternados. Esses 2 a máquina indicou de 300 a 400 gr de chumbo. Não deu para colocar tudo isso, um deles faltou 70 gr, mas mesmo assim pararam de tremer em alta velocidade. Os 2 que não estavam escamados ficaram bem melhores o balanceamento, um deles inclusive "zerou".
Na estrada, mantive velocidade entre 100 a 120 Km/h (a recomendação oficial é 100 a 110 Km/h). Algumas poucas vezes 130 Km/h para uma ultrapassagem, mas logo depois voltava para a média. Chegando no hotel, notei que por cima dos gomos tinha pedaços bem finos de borracha saindo, tipo uns "macarrãozinhos". Achei estranho, pois uso pneus da 3K em outra viatura minha e nunca vi esse comportamento. Na Fenajeep, fui até o stand do Geninho a procura de informações sobre o ocorrido. O próprio Geninho foi comigo até a viatura medir o shore (dureza) da borracha e medir altura dos gomos. Foi constatado que os gomos do meio estão com shore mais baixo (50) contra 70 dos mais próximos da borda, o que explicaria a diferença de desgaste que tenho nestes pneus. Ele me relatou que certa época teve problemas de fornecimento com compostos e que depois disso trocou de fornecedor. Mesmo não sendo eu quem comprou o pneu, nem sabendo a data de quando foi feita, ele se prontificou a dar garantia nesses pneus, eu arcando com a diferença do atual desgaste de uso. Até permitiu eu utilizar mais os pneus e quando os gomos chegarem numa situação crítica, aí sim mando os pneus para ele refazer a banda sobre essas carcaças. Achei justo a solução proposta. No dia seguinte, ainda fiz a trilha do Passeio Radical da Fenajeep. :twisted:
Tenho um colega com um Samurai calçado com o Geninho 1001. No caso dele, deu balanceamento nos 4 sem problemas e o pneu é bem silencioso para um MUD na estrada. Os meus cantam mais, creio que por conta de estarem escamados.
Agora uma coisa: quanto melhor o desempenho no asfalto, pior no off-road e vice-versa. Pneus verdadeiramente 50/50 não conseguem ser bons em nenhum dos 2 mundos, sempre vai perder alguma coisa em cada situação :wink: