Falta ler a Resolução galera.
Pessoal, tenho visto o que estamos postando mas nem tudo o que está sendo falado corresponde ao que está oficializado. Quem tem o engate original de fábrica(veio junto como o carro) não está sujeito a Resolução 197/2006. Mesmo quem já tem o acessório instalado no carro na data da publicação(31/07/06) pode continuar com o engate. Neste caso, basta que adeque o acessório com tomada de força para iluminação do veículo rebocado, dispositivo para corrente de segurança e que o engate seja do tipo esfera metálica sem partes cortantes ou cantos vivos que possam oferecer algum risco.
O problema maior é para os proprietários de Jeep's que têm outros tipos de engates.
Outra coisa; a Resolução em nenhum momento cita que não pode haver nada além do pára choque. Existe sim outras resoluções que dão este parecer mas se você tem um quebra-mato como parte integrante do pára-choque, logo não está incorrendo em erro. O problema é o cambão!!!
Como podem ver, quem tem Jeep tá meio ferrado.
Para discutir o assunto especificamente no caso dos CJs, postei na área deles(CJs) este assunto e lá tem os links para acesso direto ao site do Denatran onde está a Resolução na íntegra. Também fiz algumas ressalvas na tal Resolução(197/2006) que podem nos excluir de cumprir estas exigências.
Esperamos que nossos legisladores tenham um pouco mais de decência em suas decisões. Um pouco menos de cara de pau e procurarem ver o que realmente precisa ser visto e resolvido. As estradas estão aí cheia de crateras, a sinalização nas rodovias se existem estão em sua maioria em péssimos estado. Os impostos pagos para se ter um carro são absurdos, a Petrobrás é auto suficiente e o combustível está caríssimo. Daqui a algum tempo voltaremos a andar tracionados a cavalos e só gastaremos com o capim mesmo!
Vistoria No Detran Do Rio
Prezados senhores,
Li e reli os relatos sobre a resolução e também estudei a própria resolução onde cheguei a mesma conclusão dos outros foristas: não tem conclusão só confusão.
Enviei e-mail para a Enforth, fabricante do meu engate, pergutando se o engate que eu possuía estava dentro das especificações e... nada! Zero resposta.
Fui a algumas lojas de acessórios perguntando sobre o tal dispositivo de iluminação, a maioria não tinha idéia do que poderia ser, outros me disseram que era um tipo de brake light e outros que era a tomada instalada no engate.
De qualquer forma na minha análise o engate estava dentro da legalidade e agendei a vistoria para o dia 18 de janeiro último.
Bem, armado de uma cópia da resolução, nota fiscal de compra, manual do carro dizendo que poderia efetuar reboque e... nada! Nem olharam direito o engate, nem sabiam o que fazer, passei na vistoria em menos de cinco minutos e disseram que tudo estava ok!
E eu cheio de receio de que ficaria em exigência.
Bem senhores, estou rodando com meu engate, teoricamente legal, já que as nossas próprias autoridades não escrevem direito as suas resoluções, é claro que se dissessem o que deveria ser correto, eu me enquadraria, e a grande maioria de nóstambém, mas isto é Brasil, quem sabe nossos filhos e netos dão jeito no futuro, porque com este Governo...
Espero ter sido útil.