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Resolução do Contran - Proibido uso de engates e quebra-mato

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  • 31/03/2006, 14:52
    mariojr09
    Para Conhecimento.

    31/03/2006 - 10h18
    [size=7]Sindicato diz que uso de engate será livre; Denatran não confirma [/size]Publicidade
    da Folha Online

    A Câmara Temática de Assuntos Veiculares decidiu não proibir o uso de engates fixos nos veículos, segundo representantes de trabalhadores e fabricantes. Já a assessoria de imprensa do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) afirma que a decisão sobre o uso do equipamento dependerá de avaliação do Departamento, e que a reunião da Câmara Temática continua nesta sexta.

    Representantes dos trabalhadores, fabricantes e revendedores disseram à Folha Online que a decisão foi conhecida na noite de quinta-feira (30), resultado de um consenso entre os 13 membros votantes da Câmara. Eles afirmam que a reunião trata também de outros assuntos, mas que a questão do engate foi acertada.

    "Foi uma vitória dos trabalhadores. A pressão da CNTM (Confederação dos Trabalhadores Metalúrgicos), da Força Sindical, e dos empresários contribuiu muito para esta decisão", afirmou Eleno Bezerra, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

    Nota divulgada no dia 15 de março pelo Denatran afirma que "o engate fixo não está proibido" e que a regulamentação da matéria dependeria da análise da Câmara Temática.

    O sindicato que representa os trabalhadores diz que haverá uma norma para regulamentar o uso do equipamento, mas sem alterar suas características.

    Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo no mês passado mostrava que o governo Lula analisava uma legislação para proibir os engates fixos. Eles acabaram virando moda no país por razões estéticas ou para proteção contra pequenas batidas, principalmente na hora de estacionar.

    A avaliação era que a utilização inadequada do dispositivo, sem a finalidade de reboque, tem agravado as conseqüências de acidentes --por exemplo, machucando pedestres ou provocando danos maiores (que o normal) em outros veículos, em caso de pequenas batidas.
  • 03/04/2006, 11:25
    Elmer_Jeep
    http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=36011

    Desfazer hábitos incorretos de muitos motoristas ao instalar acessórios em seus carros é o grande desafio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nos próximos meses. Cabe a esse órgão, com ajuda de comissões temáticas, encaminhar as conclusões dos estudos ao Conselho Nacional de Trânsito para serem transformadas em resoluções com força de lei. Na verdade, tudo já foi exaustivamente analisado, mas a orientação anterior do Denatran era proibir o que não devia e liberar o que devia ser proibido.

    Alfredo Peres da Silva, atual diretor, herdou a árdua tarefa de desengavetar. E sentiu que haverá fortes reações, se quiser fazer valer a lógica e o bom senso em prol da segurança no trânsito. Fabricantes de engates de reboque (falsos misturados com verdadeiros) fizeram passeatas e mobilizaram sindicatos para defender empregos. O próprio Denatran sinalizou com um recuo, espera-se, apenas momentâneo. Na realidade, os interessados querem desviar o foco do problema.

    Qualquer motorista pode rebocar até 6 t (trailer só com carteira “E”), desde que utilize um engate seguro, seja fixo ou desmontável. A questão é simples: parou de puxar, tem que recolher o engate. Se isso não constar do primeiro artigo da futura lei, o modismo irresponsável continuará agravando os prejuízos. Logo surgirão engates desmontáveis de enfeite, apenas para proteger o pára-choque, além de lesionar pedestres. Algumas companhias de seguro avaliaram os prejuízos e já cobram mais dos justiceiros que querem impor respeito à traseira, conforme a propaganda de alguns dos 150 fabricantes de engates. Por coerência, também se deveria impedir, como ocorre na Europa, o uso de quebra-mato ou estruturas protuberantes, por agravar as conseqüências de um atropelamento. Certos modelos teriam que abandonar esse recurso de (mau) estilo.

    Embate maior será contra o uso irregular de películas escurecedoras nos vidros dianteiros. Criou-se uma falsa áurea de segurança pessoal, desprezando os riscos de baixa visibilidade, em especial de noite, em túneis ou em dias de chuva e neblina. O Denatran homologará um aparelho de medição de transparência, mas talvez nem fosse necessário. Boa parte dos veículos atuais sai de fábrica com vidros dianteiros na transparência mínima permitida e não poderiam usar nenhum tipo de película. O efeito visual de carro funerário, destacando vidros traseiros bem mais escurecidos, desencorajaria quem confunde o ambiente de automóvel com o de boate. Resta saber se veículos oficiais também serão obrigados a limpar os vidros dianteiros, pois a lei é para todos.

    O Contran acertou na liberação de navegadores de bordo que utilizam mapas digitais, embora obrigando a imagem a desvanecer da tela com o carro em movimento, o que tira boa parte de sua funcionalidade. É algo irrelevante para a segurança, além da fiscalização complicada. Muito já se discutiu sobre distração como causa de acidentes, mas não há provas cabais de que navegadores e celulares sejam considerados vilões. Existem milhões deles em uso no mundo. Manteve, no entanto, corretamente, a permissão de imagens de TV e DVD, no painel frontal, só com o veículo parado.
  • 04/04/2006, 15:19
    adrianoquatro
    Vale lembrar que estamos num país de analfabetos funcionais, que acham que é correto atravessar as avenidas e auto-estradas a qualquer hora mesmo com uma passarela ou semáforo perto. Pra tentar se eximir da culpa sobre os danos pessoais sobre esses semi-irracionais que habitam o país o governo tenta responsabilizar os motoristas "tutorando" suas vidas invés de tomar atitudes sérias necessárias.

    O mesmo pro porte de arma pra cidadão honesto, o mesmo pro uso de GPS e celular no carro.

    Que tal então afastar o pote de ouro da mão dos políticos ? Só por prevenção tbm !
  • 05/04/2006, 11:14
    André 4Runner RJ
    :palmas: :palmas: :palmas: Faço das suas minhas palavras!!! :palmas: :palmas:
  • 05/04/2006, 11:26
    Martin Melcop
    Li hoje que a Câmara Temática de Assuntos Veiculares do Denatran decidiu encaminhar ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) uma proposta que admite o uso do engate fixo por veículos no Brasil. Para amenizar tal liberação, a proposta sugere apenas algumas regulamentações, como a da capacitação técnica dos fabricantes.
  • 05/04/2006, 11:58
    Marcelo R. A. da Cunha
    Citação:

    Postado originalmente por adrianoquatro
    Vale lembrar que estamos num país de analfabetos funcionais, que acham que é correto atravessar as avenidas e auto-estradas a qualquer hora mesmo com uma passarela ou semáforo perto. Pra tentar se eximir da culpa sobre os danos pessoais sobre esses semi-irracionais que habitam o país o governo tenta responsabilizar os motoristas "tutorando" suas vidas invés de tomar atitudes sérias necessárias.

    O mesmo pro porte de arma pra cidadão honesto, o mesmo pro uso de GPS e celular no carro.

    Que tal então afastar o pote de ouro da mão dos políticos ? Só por prevenção tbm !

    Isso ai Adriano!!!!!!

    :concordo: :concordo: :palmas:
  • 15/04/2006, 23:43
    Gasoso
    :shock: Se a gente for tirar das viaturas todas as partes em que algum bocaberta pode se bater.... vamos ter que começar a rolar dentro dos pneus.... :roll:

    :pensativo: A grande pergunta é:

    :idea: QUEM GANHA COM ISSO ?

    Essa história de preocupação com a vida, com os pedestres ou com a pu!@ que p@riu não existe em nosso governo... tudo é feito para alguém ganhar alguma coisa...
    Se o governo estivesse preocupado com a vida, cuidaria da saúde pública... em um país onde os hospitais públicos são uma vergonha e onde um velho trabalhador não ganha uma aposentadoria descente é ridículo o governo se preocupar com ter ou não ter ganchos de reboques ou quebra matos nos veículos... É muita falta de prioridade...
    Esta "idéia" não passa de mais uma que tentaram emplacar para lucrar as nossas custas.... :evil:

    Os lascados nos já conhecemos, mas resta descobrir quem seriam os beneficiados com esta "resolução encomendada"....

    []s registrando meu voto...
  • 19/04/2006, 09:21
    Elmer_Jeep
    Bom dia,

    cheguei no trabalho, fui na caixa do correio buscar o jornal e dentre outras correspondencias recebi um catálogo de acessórios automotivos e na capa veio estampado a seguinte mensagem:

    "AGORA É OFICIAL, ENGATE É LEGAL!!

    EM VOTAÇÃO NO DIA 30/03/06 EM BRASÍLIA, A CAMARA TEMÁTICA APROVOU O USO DE ENGATE FIXO NOS VEÍCULOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL; ACABANDO COM A POLEMICA!"
    (BOAS VENDAS À TODOS) :lol:

    Espero que a informação seja verdadeira :roll:

    []'s
  • 19/04/2006, 21:59
    Aurélio
    Citação:

    Postado originalmente por Jipeiro_RR
    "AGORA É OFICIAL, ENGATE É LEGAL!!
    EM VOTAÇÃO NO DIA 30/03/06 EM BRASÍLIA, A CAMARA TEMÁTICA APROVOU O USO DE ENGATE FIXO NOS VEÍCULOS EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL; ACABANDO COM A POLEMICA!"
    (BOAS VENDAS À TODOS)


    Infelizmente, não é bem assim, poi segundo notícia publicado em 31 de março de 2006 no site do DENATRAN, o CONTRAN é quem regulamentará o uso do engate fixo.

    " O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) esclarece que a Câmara Temática de Assuntos Veiculares, em reunião realizada nesta manhã, decidiu que encaminhará para deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proposta que admite o uso do engate fixo, mediante regulamentação. A sugestão de regulamentação conterá a exigência do Certificado de Segurança Veicular – CSV para utilização do equipamento e a obtenção de comprovante da capacitação técnica dos fabricantes. A proposta da Câmara prevê, ainda, o uso do engate apenas naqueles veículos cujo fabricante autorizar a adaptação, especificando inclusive o limite de peso bruto total a ser tracionado.

    Mais informações:

    Assessoria de Imprensa - Denatran
    TEL. (61) 3429-3349/9237
    imprensa.denatran@mj.gov.br
    "

    []'s
  • 19/04/2006, 23:08
    Amauri
    Ufa, depois de quase meia hora cheguei na ultima pagina.
    Enquanto lia, fiquei lembrando de inumeras situaçoes que vemos todos os dias:

    Como pode um pedestre deslizar pelo capo de um onibus daqueles de 2 andares?
    E aqueles caminhoes com 3 metros de altura?

    Se o parachoques é a parte mais saliente do carro, muitos caminhoneiros vao ter que cortar metade da carreta.

    Esses burrocratas deveriam fiscalizar e fazer cumprir as muitas leis que já temos, e não criar mais uma pra ser descumprida ou servir de "complemento salarial" de corruptos.

    Que tal os tratores das prefeituras que trafegam pelas ruas com a pá carregadeira na frente e um arado atrás, e é claro sem luz de freio ou lanterna traseira.

    Já soube de muito acidente em que um carro pegou um trator destes trafegando pela rodovia, aa noite e sem lanterna traseira.

    Achei "sensacional", intelijumentíssima a soluçao que os burrocratas deram na rodovia fernao dias para os atropelamentos. Em vez de fazerem passarelas, colocaram uns radares reduzindo a velocidade pra 50 Km/h. O resultado é puro congestionamento em feriados.

    eta paizinho....
  • 23/04/2006, 14:24
    haundrich
    Sou contra o uso indevido de engates.

    Tem muito neguinho que instala engate em carro penqueno "prá bonito", alguns até com luzinhas de freio, piscante em azul ainda por cima.. Nem reboque tem. Acho isso uma tremenda sacangem a afirmação de querer proteger o parachoques como justificativa para instalar essas drogas.

    O parachoque foi feito já para proteger o carro. Agora instalar uma coisa contudente para proteger o parachoque? Não faz sentido.

    E mais: Em cidade grande, sempre acontece de engavetarem o seu carro, e aqueles míseros 15 cms que vc podia ter para manobrar para sair do estacionamento são castrados por causa dessa MER...dabelha do carro dianteiro. O parachoque foi feito para suportar até uma encostadinha (evito o máximo fazer isso).

    PIOR ! O da frente dá a ré em seu carro e some. E vc fica com um furo no seu parachoque dianteiro. Muito bão isso.

    Para quem REALMENTE usa o engate para seu reboque devidamente documentado, essa proibição só vai encher mais o saco de quem depende delas.

    Então, para atender gregos e troianos, o engate só se estiver com algum reboque. Senão, dê um jeito de recolher isso. Ideal aqueles engates que podem ser embutidos ou retirados facilmente, o que não tardarão de aparecer esses fabricantes.

    Quanto ao quebra matos, não tenho opnião formada. A alegação de causar maiores danos em acidentes, penso que tanto faz se foi um carro pequeno a 110 km/h, ou onibus a 90, ou carreta a 60 km/h, com ou sem quebra matos, o estrago é o mesmo. Se for aplicar realmente essa filosofia, em comparação aos carros pequenos, então todas as montadoras de pickups e utilitários terão de aplicar um visual " mais macio" , o que não será fácil.

    Acredito ser mais plausível permitir quebra-matos e engates não contudentes em utilitários. Em carros pequenos apenas engates removíveis.

    Flávio
  • 02/08/2006, 23:56
    Aurélio
    Sai a regulamentação para uso de engate
    O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) divulgou hoje a regulamentação de uso de reboque em automóveis.
    Criticado por uns e amado por outros, a peça é motivo de polêmica desde que começou a ser usada para um fim diferente daquele para o qual foi concebida. Em vez de se prestar ao reboque de carretinhas ou outros tipo de veículos, o engate traseiro vinha saindo de concessionárias e lojas como um protetor dos pára-choques pintados.
    A resolução 197, publicada no dia 31 de julho de 2006 no Diário Oficial da União, determina o uso do "dispositivo de acoplamento mecânico para reboque" em veículos com até 3.500 kg de PBT (peso bruto total), ou seja, em todos os carros de passeio vendidos no mercado brasileiro.
    O primeiro passo para ter o equipamento instalado no carro de agora em diante será que comprar um modelo cujo fabricante siga as normas estabelecidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Para isso, o fabricante deverá
    demonstrar que realizou testes com um protótipo para cada modelo de engate, com um prazo de 180 dias, a contar da publicação da resolução, para se ajustar à norma.
    O segundo é ter um carro que agüente rebocar objetos. Muitos dos veículos que atualmente exibem o engate não foram projetados para esse tipo de serviço. Os fabricantes e importadores têm um ano (365 dias) para informar a capacidade máxima de tração que seus automóveis
    possuem e os pontos de fixação dos engates traseiros em seus modelos.
    Além disso, os equipamentos deverão trazer uma "plaqueta inviolável" (a resolução não especifica de que material) com o nome empresarial do fabricante, CNPJ, identificação do registro concedido pelo Inmetro, modelo e capacidade máxima de tração do veículo a que o
    engate se destina e referência à resolução 197. Aqui, o prazo para ajuste é maior: 730 dias.
    As exigências se estendem aos instaladores dos engates, que de agora em diante serão obrigados a seguir o procedimento aprovado pelo Inmetro para o serviço, assim como identificar na nota de venda os dados do carro que o receber.
    E quem já tem engate no carro?
    Quem já colocou o engate em seu veículo e o usa apenas para proteger o pára-choque provavelmente terá de trocar o equipamento por outro, verdadeiramente funcional. Isso porque essa é a exigência para continuar circulando com o equipamento.
    Segundo a resolução 197, os engates ou devem ser equipamentos originais de fábrica ou trazerem esfera maciça, apropriada ao serviço de tracionamento, tomada e instalação elétrica para fornecer energia ao veículo rebocado, dispositivo de fixação da corrente de segurança
    do reboque, ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera e dispositivos de iluminação.
    O prazo para ajuste, contado da publicação da resolução, é de 180 dias. Quem não fizer nada a respeito, ou não fizer no prazo certo, corre o risco de levar cinco pontos na carteira, por infração grave, com R$ 127,69 de multa e a retenção do veículo para regularização. Em
    miúdos, só sai com o carro se retirar o engate. Como a instalação e desinstalação nem sempre é fácil, convém andar depressa.

    Fonte: http://www.webmotors.com.br/wmpublic...pub?hnid=36570

    A Resolução na Íntegra está em:

    http://www.denatran.gov.br/download/...ucao197_06.pdf
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