Tenho uma F1000 MWM TD229 já com 200.000 km (93/94) e tive uma SW4 (96/97), com 150.000 que tive de
vender pois já estava fumaçando pelo suspiro. Minha F1000 quase não baixa óleo, ainda. Tenho um amigo aqui no
Fórum, o Neto, que só foi fazer o motor de sua F1000 com 700.000 km, e olhe que ele "tem o pé pesaado". E conheci
gente, pelas oficinas, que suas F1000 ainda estavam com o motor "zerado" com ainda 800.000 km. Isto é fato, não
é conversa mole. Isto pode ser "negócio" para quem usa pesado sua pick-up, mas para o usuário comum, urbano e
que, raramente, anda por aí nos "off-road" da vida, não tem cabimento. Primeiro porque irá ficar com um carro velho,
com poucos recursos modernos de conforto e segurança. Segundo, terá que ter muita paciência, como eu, para não
deixar sua caminhonete "cair": cuidados com acabamento, ferrugem, manutenção e substituição quase constante de
peças diversas, enfim, isso só para quem gosta de cuidar de carro. Com uma pick-up ou SUV a diesel, nova, confortável,
e de alta perfomance, o cara não vai ter problema, se cuidar direito, pelo menos nos 5 primeiros anos. Portanto, para
a maior parte das pessoas, não faz sentido ficar com um motor que, por um lado "dura para a toda a vida" se, por
outro lado, vai ficar "enchendo o saco" em manutenção frequente de diversas peças, outras que não estejam no bloco
do motor. Tudo bem, panela velha faz comida boa, mas se não lavar, fica "pôde de feia" depois. O cabra tem que gostar
de panela de velha...