Powered by vBulletin

Pressão do turbo motor 2.5 da Ranger

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/09/2009, 14:49
    Nava
    fui andar com ela mas a embreagem ta colada ou ta moida mesmo...só engata a 4a e 3a. nao consegui sair da loja.
  • 23/09/2009, 21:57
    Edintruder
    ainda bem que isso aconteceu na loja. Poderia ser vazamento no atuador.
  • 25/09/2009, 00:59
    frio
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Estralos? Leva num mecânico pra avaliar primeiro então.

O 2.5 saiu o Euro I e Euro II, o segundo tem mais torque que o primeiro, porém são iguais. A diferença que existe é na Bomba Injetora (BI) e calibragem dos bicos.

Ambos são mau vistos na hora da venda, porém não maltratam o proprietário nos anos que permanecem com o veículo. Para teres uma idéia, a única coisa que não estraga na Ranger é o motor, o resto pode sempre ter algum detalhezinho, tipo um barulhinho, um rangidinho, rolamento de rodas, embreagem, pivôs, mas motor mesmo é muito raro.

Experimenta colocar 3a marcha com o motor a 1000 rpm, tu cola o acelerador, nesse momento o motor começará a reagir e tem que fazem alguma fumaça preta. Quando o rpm passar por volta dos 1500rpm ele tem que demonstrar energia e responder com mais vigor, a fumaça nesse ponto reduzirá e escutarás o assobio da turbina. Continua com o pé colado no assoalho e acelera até 3800rpm. Quando passar pelos 3500 o motor começará a ficar mais amarrado pois acabou de sair da faixa de torque e aos 3800 rpm estará despejando sua potência máxima de 115cv. Podes levar até os 4000 rpm sem medo, porém o desempenho nesse rpm é quase inexistente.

Ela deverá responder dessa forma que descrevi, se fizer diferente tem algo errado. Faz o teste em algum local que consigas chegar aos 80km/h no mínimo.

Pra testar se a BI está boa, eu aconselho botar pra correr, se a BI e os bicos estiverem bons, ela passará dos 150km/h muito facilmente, se não chegar nem nos 145 é sinal que os bicos precisam de aposentadoria ou a BI já demonstra sinais de alta kilometragem...

Quantos km essa ranger já tem? Se o motor foi bem feitinho ela deverá ir a 160km/h com muita disposição. Dificilmente passará disso pois o motor sai fora da faixa de rpm e faltará rpm para ir além disso.

Na L200 esse botão até aonde eu sei aciona o módulo HPE (isso para as L200 sport HPE), que nada mais é que um booster na admissão que faz a pressão da turbina ir além do "normal" e o motor passa dos 121cv para os 141cv.

Nem sabia desse comportamento...

andei em uma antes da minha que tinha uma moralzinha na bomba e com certeza no turbo tambem... a minha parece que está enforcada, nao fuma NADA!!! parece até mentira... vou ter que filmar....
  • 25/09/2009, 15:02
    Edintruder
    Citação:

Postado originalmente por frio Ver Post
    Nem sabia desse comportamento...

andei em uma antes da minha que tinha uma moralzinha na bomba e com certeza no turbo tambem... a minha parece que está enforcada, nao fuma NADA!!! parece até mentira... vou ter que filmar....

Não tens que filmar, mas sim meter as ferramentas pra falar e abrir um pouco o débito da BI.
  • 25/09/2009, 17:42
    Nava
    Mais duvidas. Conversando com o povo por ai, uns dizem que esse maxxion hsd "nao presta" e outros dizem que é muito confiável.
    Um cliente que mexe só com vans me disse que o motor é muito bom e de fácil mecanica.
    E ai, bom ou ruim?
    Quanto a correia dentada, incomoda no uso 4x4 intenso? Qto ela dura?

Agradeçotodas as dicas que to usando para filtrar a minha proxima viatura = ranger.
  • 25/09/2009, 17:55
    Raposo
    Citação:

Postado originalmente por Nava Ver Post
    Mais duvidas. Conversando com o povo por ai, uns dizem que esse maxxion hsd "nao presta" e outros dizem que é muito confiável.
    Um cliente que mexe só com vans me disse que o motor é muito bom e de fácil mecanica.
    E ai, bom ou ruim?
    Quanto a correia dentada, incomoda no uso 4x4 intenso? Qto ela dura?

Agradeçotodas as dicas que to usando para filtrar a minha proxima viatura = ranger.

Quem fala que o HSD não presta é porque não conhece o motor. O da Natasha está com 170 mil e é só alegria. A correia troca de 120 em 120 mil. E este motor ainda tem a vantagem de que o custo das peças é bem mais em conta do que as pkp's mais modernas.
    Abraços.
  • 25/09/2009, 20:17
    felippetti
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Não tens que filmar, mas sim meter as ferramentas pra falar e abrir um pouco o débito da BI.

A minha tá trabalhando em 1.3 de pressão, depois de meia dúzia de voltas na porca. Óbvio que a BI tá afinada tb... Resumindo, a mexida é simples.
  • 25/09/2009, 21:25
    Edintruder
    Raposo,
    O 2.5 troca a correia com 90.000!
    Não deixa passar.
  • 18/10/2009, 01:18
    Nava
    Vamos de 2.5 entao...

Duvida: meu mecanico disse que para apimentar o motor nao adianta mexer na WG, nao resolveria nada. O q resolve é mais debito na bi que automaticamente maior vazao de ar no escape gera maior pressao de entrada...procede?
  • 18/10/2009, 12:06
    Anthoniusnikos
    Nava, procede sim. Mas, na injeção de mais combustível, o fator limitante será a quantidade de ar que se pode colocar na câmara de explosão, pois o excesso de combustível só vai gerar fumaça preta, devido a queima imcompleta.
    Acima desse limite, você pode aumentar uns 100 CV de potência(motor-V-oito), no motor, com a utilização de um reservatório(garrafa) de óxido nitroso(N2O), porém vai ter que fazer alguns reforços no motor. Levar em conta que a quantidade de N2O que se consegue transportar numa pickup, só dá para apenas alguns minutos de aceleração. Mas se o acréscimo de potência demandada não for muito grande, dá para algumas horas. Porém, esse acréscimo, já é bastante significante em relação a uma viatura com regulagem máxima para o ar atmosférico.

Nota: Com relação ao usar o gás oxigênio puro engarrafado:
    Ex.: Se o tanque de combustível comporta 75 litros de diesel, a viatura teria que carregar quase 550 m3 de oxigênio. Um torpedo(garrafa) para GNV que carrega 25 m3 já é bem grande, imagina para 550 m3 ?!?!?!

Abs
    Anthon
  • 18/10/2009, 18:56
    leobnaval
    Citação:

Postado originalmente por Nava Ver Post
    Vamos de 2.5 entao...

Duvida: meu mecanico disse que para apimentar o motor nao adianta mexer na WG, nao resolveria nada. O q resolve é mais debito na bi que automaticamente maior vazao de ar no escape gera maior pressao de entrada...procede?

Que eu saiba tem que aver um afinamento dos 2 BI e WG, pois assim consegue-se aumentar a pressão da turbina e corrigir o débito de diesel para a mistura não ficar pobre (relação estequiométrica), com isso terá um rendimento melhor (potência e torque)...

Abraços, Leo
  • 12/01/2010, 17:00
    Geist
    Ressucitando o tópico.. Dei 6 voltas na WG da minha ranger com EURO II 2.5 e melhorou bastante, o giro ta subindo mais rápido, mas pelo que ja havia percebido, a turbina só está acionando la depois dos 2.000 rpm, o que devo fazer?
    valeu galera..
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 9 de 14 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:01.