Primeiro arranja um outro manômetro só pra confirmar. Mesmo o seu sendo novo pode ter vindo com algum problema. Acho difícil o problema ser da turbina...
Versão Imprimível
Topico muito bom. Acabei de ler tudo. Moçada de conehcimento técnico e prático! Parabéns.
Duvida: andei em uma ranger 98, segundo o dono, motor novo. Percebi a enrtada da turbina por volta de 2500rpm. Normal?
Para meu uso off-road intenso e viagens esporádicas, manter isso ou envenenar um pouquinho baixando esse turbo lag? Mexendo WG e BI, altera a temperatura do motor, isso pode ser problema para trilha ou nao dá nada?
Tem coisa errada aí, pois a turbina nesse motor tem que entrar entre 1600 e 1800.
É bom passar por uma avaliação de um bombista, pois isso pode ser muita coisa, desde BI estrangulada pra diminuir a fumaça, BI com a WG desregulada, bicos ruins, turbina com aletas quebradas ou turbina diferente da original.
Outra dúvida: a L200 tem um botão power que qdo aciona, altera a pressão do turbo. Como funciona esse sistema, só pressao mesmo ou tem uma apimentada no débito tb?
Me disseram ainda que tem dois motores 2.5 maxxion, um bom e outro ruim, procede?
Edi, veja, ela nao tem o mnometro, então estou dizendo isso no ouvir na acelaração ok? Vou andar com ela de novo...estou comprando por isso as duvidas. O que notei é que ela tem o motor bem silencioso. Outra que vi era uns estalos em lenta que doia o ouvido...
Estralos? Leva num mecânico pra avaliar primeiro então.
O 2.5 saiu o Euro I e Euro II, o segundo tem mais torque que o primeiro, porém são iguais. A diferença que existe é na Bomba Injetora (BI) e calibragem dos bicos.
Ambos são mau vistos na hora da venda, porém não maltratam o proprietário nos anos que permanecem com o veículo. Para teres uma idéia, a única coisa que não estraga na Ranger é o motor, o resto pode sempre ter algum detalhezinho, tipo um barulhinho, um rangidinho, rolamento de rodas, embreagem, pivôs, mas motor mesmo é muito raro.
Experimenta colocar 3a marcha com o motor a 1000 rpm, tu cola o acelerador, nesse momento o motor começará a reagir e tem que fazem alguma fumaça preta. Quando o rpm passar por volta dos 1500rpm ele tem que demonstrar energia e responder com mais vigor, a fumaça nesse ponto reduzirá e escutarás o assobio da turbina. Continua com o pé colado no assoalho e acelera até 3800rpm. Quando passar pelos 3500 o motor começará a ficar mais amarrado pois acabou de sair da faixa de torque e aos 3800 rpm estará despejando sua potência máxima de 115cv. Podes levar até os 4000 rpm sem medo, porém o desempenho nesse rpm é quase inexistente.
Ela deverá responder dessa forma que descrevi, se fizer diferente tem algo errado. Faz o teste em algum local que consigas chegar aos 80km/h no mínimo.
Pra testar se a BI está boa, eu aconselho botar pra correr, se a BI e os bicos estiverem bons, ela passará dos 150km/h muito facilmente, se não chegar nem nos 145 é sinal que os bicos precisam de aposentadoria ou a BI já demonstra sinais de alta kilometragem...
Quantos km essa ranger já tem? Se o motor foi bem feitinho ela deverá ir a 160km/h com muita disposição. Dificilmente passará disso pois o motor sai fora da faixa de rpm e faltará rpm para ir além disso.
Na L200 esse botão até aonde eu sei aciona o módulo HPE (isso para as L200 sport HPE), que nada mais é que um booster na admissão que faz a pressão da turbina ir além do "normal" e o motor passa dos 121cv para os 141cv.
Edi, obrigado pelas dicas. Farei isso sim. Veja a picape dos estralos ja descartei.
Estou vendo os detalhes para mexer na primeira. Falei segundo dono, mas é unico dono. Vou falar com ele tb para ver o que e pq ele mexeu no motor. O vendedor fala que foi feito, mas numa dessas só rgulou bomba e turbina...ne´...
Ela parada notei um forte disposiçao do motor, em comparação com a outra dos estalos, era lerda. Essa vc tilisca o pé o ponteiro pula! Vou andar e depois posto o resultado.
Qto a temperatura, demora subir ou sobe rapidinho ao normal?
Andando sem emoção o ponteiro demora a mexer, se andar com emoção sobe rapidinho a pára no meio.