-
Ronimar,
Pelo que entendi do seu post, você tem de fazer o motor completo da Ranger.
Se for isso, não perca tempo e converse direto com o Maurício da Rasch Motoren.
Se eu tivesse que refazer tudo, faria com o Mauricio um 3.0 (vira de 2.8 com pistão usinado de 3.0) o bloco aguenta a usinagem e o próprio Maurício já montou um.
Para usar uma turbina muito sofisticada, consequentemente cara, partiria para o bi-turbo sequencial que o Maurício também já montou em um 2.5 e o custo deve ficar semelhante a uma turbina super sofisticada.
Se for ficar com o 2.5 para aproveitar seu vira e gastar menos, use pistões do Euro II, Turbina TGV da 2.8 (tem de trocar os coletores de desc. e adm.), bicos e bomba injetora da Rasch Motoren, intercooler da 2.8 (tem de trocar a coifa do radiador) e descarga completa de 2,5' original Ford da 2.8 2005.
A mexida no cabeçote ira trazer só redução na fumaça (segundo o Maurício) pois esses motores giram 4.000rpm e isso não é o suficiente para encher o fluxo do cabeçote preparado.
Sem querer contrariar os colegas, descarga de mais de 3' até 300cv é desnecessária e inox para ficar untada de óleo acho disperdício.
O filtro de ar da Euro I (quadradinho) é uma porcaria para o motor original, imagine então para o preparado. Até 200cv use o original da Euro II em diante.
Intercooler na frente do condensador mata o A/C (lembre-se de menor troca térmica para maior troca térmica). Ou você passa o condensador para cima do capô fazendo um scoop e o cooler grandão na frente, ou coloca o segundo cooler por cima do motor mais o scoop.
Não se esqueça que dependendo do nível de potência vai ser necessário radiador de óleo.
A embreagem original até certo ponto aguenta desde que nova.
Mas tudo isso não adianta nada se a relação final não for alongada.O diesel só rende na faixa, você pode até desloca-la um pouquinho brincando com o ponto, mas o mais legal é deixar com bastante torque em baixa (atrassado, o ponto original da Euro II é legal) e alongar este dif. 4,56 que você tem.
Que me lembre e só,
Se surgir mais alguma dúvida pergunte.
-
Velhinhooo !!! Moleque!!! Que aula de motor HSD viu!!! UHUUUUU!!! Esse forum é muito doidoooo.:palmas:
-
Luizinho,
Em um ponto eu concordo firme contigo, ninguém melhor pra ajudar no projeto que a Rash Motoren!!!Fico louco com o trabalho deles...!!!E se bobiar, eles até tem um kit bi-turbo sequencial pro HSD2.5...pois tem para outros motores!!!
Agora, os pontos que eu discordo ... :mrgreen:
-Escapamento: Acho infinitamente melhor fazer um escapamento pensando no carro do que a adaptação de outro, que poderia ser melhor !!! 3" é um ótimo tamanho, acho inclusive que não existe a necessidade de 3.5", mas como carros turbo não temos tanto problema com "back-pressure" não vejo motivos para não fazer maior (NOTA:contra-pressão em carros turbo é um assunto longamente discutido em vários fóruns que participo, e o que me convence é que isso é importante em carros aspros...e outra coisa, contra-pressão é importante pra quem quer torque em baixa, sacrificando o torque em alta, mais uma vez, vai do seu tipo de uso...eu prefiro alta!)
O motivo de ser em inox?...o inox aquece com mais facilidade e ainda mantem esse calor, e pros gases do escape isso é perfeito, mas vai de cada um o "custo x beneficio" (Eu acho que custo é custo e beneficio é beneficio...os dois não andam juntos!)!!!!
-Intercooler: Não sei se daria exatamente certo o sistema "Doble-Intercooler" que eu tenho em mente, só conheço em carros bi-turbo, mas a principio não vejo problemas nisso!!!Um intercooler frontal jamais traria maleficios ao condensador do A/C, pois ele não se posicionaria entre os farois...e sim no parachoque frontal, onde temos aquela pequena abertura...!Se prejudicar alguém será o radiador e isso sim pode ser um problema...e um grande problema, mas que tem solução!!!
-Single vs Bi Turbo: nunca fui muito fã de carros bi-turbo, acho que um bi-turbo sequencial é facilmente substituido por uma bela turbina roletada, aproveita-se muito melhor o que ela pode oferecer!!!Mas aí é o negocio, onde vc quer que a faixa de torque seja maior?...turbinas pequenas sacrificam demais o desempenho em alta...em contra-partida, em baixa irá ficar um avião!!!
-Filtro de ar: Estou preparando um esquema com short-ram que copiei dos BMW E36 (Motores M50, M52, S50 e S52)...assim que estiver pronto vou postar aqui no fórum pra quem se interessar e não tiver necessidade das características anfíbeas da pick-up!!!
-Cabelote: Acho complicado um cabeçote preparado para receber 1.15bar, aceitar 2-3.0bar de pressão, mas se o Mauricio falou, eu acredito...porém, já li relatos de quem fez a preparação no final de tudo (HSD2.5 Euro II com 300whp) e ganhou 30bhp...
-Relação final: Não tenho necessidade, prefiro chegar rápido aos 170km/h do que andar a 220km/h numa mini-truck desses...hehehehehe!!!
No mais, adoro trocar conhecimentos e aprender...muito boa a sua participação e foi de grande ajuda para mim!!!
Um forte abraço
-
Rogerinho,
Esta minha réplica é somente com intuito de agregar conhecimento, não de causar polêmica.
A Racsh já montou 2.5 bi-turbo. Land Rover.
Quanto a questão do cabeçote também fiquei surpreso, mas foi o que o Maurício me disse. Acredito até que dê algum rendimento mas o custo não deve valer a pena.
Em relação ao escape foi só em relação ao custo pois a Ford tem de prateleira e o primário de todas já é de 2,5' ( a 3.0 é de 3').
Eu não imagino perder as características "fora de estrada " do veículo por isso gosto do filtro redondo original. Da mesma forma este buraco do para-choque tenho um forte protetor abaixo, e se Papai do Céu ajudar, em breve um guincho por ali , logo não dá para o cooler. A questão da troca térmica também foi levantada pelo Maurício e logo atrás vem o condensador, depois o radiador.
Não tenho dados práticos comparativos em single e bi turbo, mas pelo preço de uma turbina que atue bem em toda faixa, deve dar para colocar as duas com certeza de atuar na faixa toda e ainda reduzir a fumaça.
A relação final, te digo que a minha já está curta e ainda não troquei a turbina. Carro diesel turbo necessita de espaço nas marchas para crescer. Qualquer coisa diferente é disperdicio de desempenho e consumo.
Quero aumentar o desempenho da minha Pick-up mantendo o equilíbrio do conjunto sem prejudicar as características de 4x4, por isso minhas colocações.
-
Luizinho e Rogerinho:
Entrando num consenso entre condição e necessidade, eu pretendo o seguinte:
Usando as possibilidades de potencias citadas pelo Rogerinho, eu ficaria com a de 140 hp, e sobre a turbina eu teria que trocá-la porque está ruim.Então se entendi bem, segundo a receita, além de trocá-la eu teria que dar algumas voltas na wg:
primeira pergunta: quantas voltas para essa potência?
Bem, aí com relação a bomba e bicos,como o caso da turbina, estão ruins, estão eu pensei:
segunda pergunta:tenho uma bomba em vista da euro 2,já com corpo distribuidor de 12mm e came 020, devo ao invés de arrumar a minha que é 11mm, comprar essa bomba?
Terceira pergunta:teria tb que mexer na regulagem dessa bomba?
Sobre os bicos fui recomendado a comprar o 145p/366 que teria mais vazão que os meus que são 882, se não me engano.
quarta pergunta: está correto?.
Estaria ainda a analizar os pistãos e aneis sobre tb trocá-los pelo da euro 2:
quinta pergunta:seria necessário pra essa potencia?
Bem amigos, essas são alguams dúvidas, outas virão e voltarei a recorrer a voês, por enquanto :
Muito obrigado e um grande abraço.
-
Luizinho,
Por isso é sempre complicado opinar sem conhecer a intenção de uso do veículo dos outros!!!No seu caso, concordo plenamente que um scoop e um intercoole encima do cabeçote irião ficar legais, no meu caso iria parecer tuning...pois o visual da minha pick-up é muito limpo (Diferente do visual "carregado" do off-road...que por sinal, é muito maneiro).
Cambio e diferencial?..ê ê...mas não entendo nada nada nada disso!!!Já sei a quem recorrer quando precisar ... :mrgreen:
Nosso cofre não é lá essas coisas de grande, pra montar um sistema bi-turbo vamos ter que mudar muitas mangueiras, etc !!!Mas dá pra fazer, fica aí uma questão de gosto mesmo...!!!
Ronimar,
1° Resposta -> Isso depende de vc, 6 voltas vc vai de 1.4bar...e o com a bomba aberta deve passar dos 150hp!!!
2° Resposta -> Não entendo muita coisa de bomba injetora, então pra não falar besteira, vou me calar !!! Mas sempre vejo o pessoal trocar pela Euro II, porém se existir um trabalho se consertar essa e melhora-la...eu optaria por isso...além de 0km, vai estar otimizada!!!
3° Resposta -> Mexer na bomba é sempre item obrigatorio na minha opinião...hehehehe
4° Resposta -> Não entendi a numeração, pq nunca decorei...se o quer dizer é que foi recomendada a troca pelos bicos da 2.8, então procede...vai melhorar!
5° Resposta -> Pra qual potencia?...140hp?...nem de longe é necessário!!!
Um forte abraço
-
-
Ronimar,
Se a sua prioridade é a parte externa, Bicos, BI, Turbina, acho legal colocar os bicos da Rasch (não sei se o código é este), bomba da 2.8 que também já pode estar mexida (o débito original com os bicos especiais dá conta), turbina da 2.8 (wg ou tgv), cooler da 2.8, e escape da 2.8 2005.
Como talvez você depois mexa internamente no motor (aumento de cilindrada) não deve valer a pena gastar na tgv (é cara), pois pode ser conveniente uma nova turbina (maior do que a GT-22) para reder mais.
Para a turbina da 2.8 tem de trocar os dois coletores, espaçador do alternador, correia poly v, escape completo, mangueira do filtro de ar, comprar o pescoço de alumínio da turbina e as mangueiras do cooler.
Pode ser que o Maurício te indique outra turbina para os coletores originais, mas eu não sei.
Veja o preço da BI com ele também.
Para colocar o cooler tem de comprar a coifa da 2.8 (autorizada) e rebater o suporte esquerdo do radiador.
Você só deve trocar os pistões se houver desgaste ou for aumentar a cilindrada, se não deixe como está.
Potência estimada é difícil e depende da turbina escolhida, mas te garanto que você já vai achar a Pick-up com a relação curta (mas tem de saber os pneus que usas).
-
Só uma dúvida,
Pq temos que trocar o coletor de admissão nessas pick-ups, quando fazemos o upgrade de turbina?...O ar sai direto da carcaça fria e vai pro intercooler e só depois entra no coletor de admissão, então não tem contato direto com a turbina!!!
Um abraço
-
Olá todo mundo...
Da última vez que falei com o Maurício sobre turbinas, ele me disse que a turbina da Sprinter eletrönica também é TGV e seria uma opção para o HSD 2.5... Porém não entrei em detalhes quanto a custo, troca de coletores e etc. Fica aí o toque para quem for falar com o Maurício.
Grande abraço!!
-
Rafael,
O Maurício também me falou sobre a turbina da Sprinter mas pelo que me recordo a posição é invertida, alterando demais a saída do escape. Portanto a solução mais confiável e de aparência melhor seriam as peças originais da 2.8PS.
Rogerinho,
A flange da turbina da 2.8 é diferente da 2.5. Isto implica na troca do coletor de escape.
Aí a turbina fica em uma posição em que o pescoço de alumínio que faz a ligação com a mangueira do filtro de ar esbarre no coletor da admissão. Então tem de troca-lo também para as coisas ficarem arrumadas e sem gambiarras. E para tudo isso caber, tem de deslocar o alternador com o novo suporte e conseqüentemente a nova correia. Também devido a nova posição da turbina, tem de ser trocadas pelo menos a mangueira inferior do intercooler e o tubo primário da descarga.
Vendo uma e outra é fácil entender.
Preços Estimados de peças originais (algumas na Internacional e outras na FORD):
Coletor ADM: 270,00
Coletor Esc: 70,00
Suporte do Alt: 45,00
Pescoço da Turbina: 110,00
Mangueira do filtro de AR: 90,00
Mang. Inf. Inter.: 300,00
Mang. Sup. Inter: 100,00
Escape Completo 2,5': 650,00
Abraçadeira do ESC na Turbina: 90,00
Correia: 60,00
Coifa do Radiador: 90,00
Cooler Usado: 400,00
Turbina WG: 1600,00
Turbina TGV: 3400,00
Bicos Rasch: 1200,00
Bombo Rasch: 1300,00
Precisa também de algumas juntas, parafusos e estojos mas aí não sei o preço.
-
Esqueci das mangueiras de lubrificação da turbina que se não me falha a memória, custam perto de R$ 200,00.