Acha que o barulho vem da roda?
Tem boa change de ser roda livre.
Versão Imprimível
Acha que o barulho vem da roda?
Tem boa change de ser roda livre.
Para ver se o problema é na roda livre, engate 4x4, levante a roda dianteira no macaco e veja se ao girar a roda com a mão o cardã dianteiro gira junto (tem que girar).
Faça o teste nas duas rodas dianteiras, pois se uma das rodas não engatar, o sistema não funciona, toda a força do eixo será direcionada para a roda que está desacoplada.
Se acontecer isso só quando você exige do sistema, aí é mais fácil pedir pra alguém deitar no chão (na lama mesmo) pra ver se o cardã dianteiro gira sincronizado com o traseiro (tem que girar sempre, com roda livre funcionando ou não).
Faça um teste e conte pra gente.
Abraço
Na roda-livre o problema não é pq deixei tudo em lock permanente, como nas Ranger pós 2001.
Acho que o problema está na CT, pois se saio em 1ª reduzida, sem forçar, a tração é uniforme. Se acelero um pouco mais, aí ouço o "cluc" e aí perde tração, patina só atrás.
O problema é tentar simular esse "cluc" com a viatura suspensa, pois só aparece em regime de maior solicitação.
E, pra variar, faz nem 3 meses que dei uma geral e troquei o óleo da CT...
Esqueci de frisar: quase só a casca é da Explorer, o resto é praticamente tudo da Ranger (motor, diferenciais, CT Borg Warner 1354, câmbio M5R1,...)
Tb não está aqui o problema, pois o acionamento da tração pelo botão na minha viatura não usa o GEM, é feito por relés, e verifiquei a posição no motorzinho e sincroniza certinho na posição correta.
Tenho q tirar um tempinho e internar no mecânico, pq tá muito estranho isso.
Mesmo assim agradeço a ajuda.
[]´s
Meus amigos...
Parabéns pela boa vontade de todos, esse forum aqui posso dizer que realmente um ajuda o outro.
Tenho um Ranger tambem com Roda livre e percebi que um dos canos que leva o vacuo proximo a Roda estava cortado...
comprei ela faz pouco tempo, agora fico imaginando pq sera que o antigo dono cortou esse cano? alguem saberia me dizer?
ai fiz uma emenda, levantei as rodas trazeiras com o macaco e engatei 4x4, ai ela puxou para frente, aparentemente resolveu...
antes de emendar o cano, tinha feito o mesmo teste com a trazeira no "ar" engatei a tração mas ela não puxou para frente...
Esse seria o teste correto?
mais uma vez, parabéns a todos vocês.
um grande abraço
É, parece que a RL está engatando...
Para completar o teste, veja se ela está desengatando quando desliga a tração. Para verificar, desengate a tração, levante uma das rodas dianteiras e gire-a com a mão. O cardã dianteiro não pode girar. Faça o teste do outro lado para garantir que as duas RL estão desengatadas.
Abraço
Oi pessoal,
Faz tempo que não posto, mas só pra atualizar:
- Eu coloquei a RL manual AVM e estou muito satisfeito. O único problema é que eu estou com dó de cortar as calotas pra poder girar o engate da RL, e como eu uso muito pouco 4x4 estou deixando as calotas por cima mesmo e quando qeuro engatar eu as tiro.
- O engate da tração milagrosamente voltou a funcionar e já estou usando a um bom tempo sem problemas. Acredito que o antigo dono ficou muito tempo sem usar e deve ter sujado ou oxidado algum contato. Não sei, só sei que está funcionando.
Obrigado pela ajudade todos.
Abraços
Caro amigo dudas,
vi que é expert em tração de ranger, mas poderia me dar uma ajuda, tenho um Troller Rf 2000 que usa o mesmo sistema das ranger´s, e´realmente o sistema adotado é muito problemático e não poderia ser dieferente comigo.
Mas como tudo no Troller que tenho é adaptado e os locais não são padrão, sabe me dizer por fotos ou especificações como é este rele de acionamento?
Abs.
Edu
Pessoal
De férias, andei utilizando a tração da ranger (00 com RL), todos os dias, por uns 15 dias. Acionava a high para colocar um reboque com barco num rio e depois desacionava, ficou funcionando normal por um tempo, nos últimos dias a tração acionava e desacionava normalmente, mas sem aparecer a luzinha no painel. Ontem, quando fui viajar de volta pra casa a tração ficou acionada na high sem a luz no painel e não desacionou mais, mesmo eu tentando em baixa velocidade, acionando a embreagem e o freio consecutivamente.
Alguém já enfrentou esse problema, ou sabe por onde posso começar a resolver, ou como faço pra desacionar a high. Qualquer ajuda será bem vinda:concordo:.
Abs
nenhuma ajuda?