Duda,
Sem mais, tu é o cara!!!
Versão Imprimível
O eixo da caixa até tem um pequeno retém que segura ele nas posições certas, mas trepidou, forçou, torceu, ele pode pular de posição, e se não estiver na posição certa a CT vai para neutro.
Interessante o sistema descrito anteriormente. Sabem dizer qual foi o tipo de sensor que o eletricista usou? Acionamento mecânico é ótimo, mas não to podendo gastar mais de mil reais só nisso...
Olá amigos, tenho uma ranger 2.8, xlt, 4x4, ano 2003. O motor do acionamento elétrico da tração estava engatando, porém fazia um barulho imenso, parecia que tinha algo agarrando, deixando pesado. Retirei o motor elétrico e desmontei tanto o motor quanto, aquele disco de contatos. O motor estava imundo por dentro: cheio de ferrugem e com aparência toda ressecada. Fiz uma boa limpeza, lubrificando as partes que necessitam de graxa, limpei os contatos elétricos daquele disco com trilhas, limpa contato nos conectores e montei novamente. Ao ligar a caminhonete e engatar o 4x4 high , a luz correspondente do painel acendia indicando o high e dava para ouvir o barulho normal do relé. Ao mudar para 4x4 low, acendia a luz correspondente, porém a caminhonete ficava em ponto morto, mesmo colocando marcha. Ao voltar o seletor de 4x4 low ou 4x4 high para 4x2, a luz indicadora não indicava a mudança. Ela só apaga e volta ao normal desligando e ligando a caminhonete. Tirei o cabo da bateria e encostei um no outro por alguns minutos, mas não adiantou.... Por baixo da Ranger , quando altero os botoes do 4x4 lá no painel, ouço o motor elétrico trabalhando, mas parece que algo impede o completo giro dele e as posições tomadas não são precisas. Existe alguma marcação que devo obedecer ao montar esse motor? Parece que ele está desorientado. O que faço???? obrigado
Boa Noite senhores,
Minha ranger estava com falha no 4x4. Eu vi um post aqui de amigo mostrando a placa da micro de identificação de localização do motor do 4x4. A mesma na minha ranger estava com um desgaste exatamente no 4x2, assim o sistema entra em conflito. No meu caso a micro era blindada, fiz a remoção e fabriquei uma placa de cobre fenolite de eletronica e aplicamos um banho de níquel para não oxidar. Vou incluir mais informações futuramente. Peço que me ajudem a passar essa experiencia. Estou aprendendo ainda aqui no forum.
Melo, vai postando que pegas o jeito. O intuito é esse mesmo, ajudar com nossas experiências e inexperiências também. kkk
Olá Melo, pode postar este vídeo? Acho que estou com o mesmo problema! Obrigado.
Desculpa o atraso. Não fiz um video com o procedimento de fabricação, mas tenho uma plaquinha usada para mostrar como ela é e vcs poderão fabricar em casa tbm.
Você refez a placa com as trilhas??
Se for isso, é bem o que preciso, abri o meu pra limpar e deixei a placa original de louça cair no chão, se partiu em vários pedaços...:???:
Desculpe a ignorância, mas esta placa fica dentro do motorzinho? Se for então não é este o problema da minha pois eu testei com outro motor...
Valeu Melo!
Anexo 532046 Boa Noite, Essa placa era a minha original, ela está acabada pois eu tentei arrumar e a liga de prata derreteu. Daí fiz uma placa igualzinha feita de fenolite e logo após pedir para um colega dar um banho de níquel ou cromar, depois travei ela novamente no mesmo lugar do eixo que foi devidamente marcado. Assim a tração voltou a funcionar perfeitamente, sabendo que todas as informações estavam batendo. Sensor da embreagem, sensor do freio que é duplo, sensor de movimento no diferencial, botoeira do painel com resistências padrao, fusiveis e reles. Exatamente a placa fica na lateral do motorzinho. E geralmente ficam gastas por causa da vibração. A minha ficou indestructível pois o níquel é super resistente, outra coisa, tive que refazer os "ski" de contato que vai em cima da plaquinha, fiz uma curva neles. Boa Sorte!!!
Melo, infelizmente a foto não carregou. E mais uma vez, infelizmente é complicado encontrar quem faça esse tipo de serviço a um valor pagável, pois se considerarmos que a grande maioria não tem habilidade para fazer essa plaquinha, a saída para muitos ainda será comprar um motor novo.
Na minha ex ranger, essa plaquinha de louça havia se soltado e eu penei até concluir qual era a posição correta. Daí colei com bonder e ficou 100%.
Para quem tem coragem e um mínimo de habilidade, eu indico sempre abrir a capa plástica, ajustar a tensão dos "skis" e trocar a graxa. Normalmente volta a funcionar.