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Problemas no engate da tração da ranger

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  • 19/04/2010, 21:10
    dudas_308w
    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post

    Abaixo o esquema elétrico verdadeiro do sistema de acionamento da tração nas 4 Rodas da Ranger Argentina.

    Nossa, totalmente diferente do meu...:pensativo: reparem que nesse esquema, o modulo aciona diretamente o motor. Na minha Ranger, existe uma caixa de reles com 2 reles entre o mudulo e o motor. O modulo nao aciona diretamente o motor...
  • 19/04/2010, 21:21
    dudas_308w
    Citação:

    Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    Não sei se testo a carga nos pinos com todos os conectores plugados. Não sei se a ignição deve estar ligada ou motor funcionando.

    Motor funcionando!

    Citação:

    Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    Pelo pouco que pude testar, achei estranho que os pinos 16 e 17 do C223 estavam energizados ao mesmo tempo. Pelo que entendi, deveria funcionar ou um ou outro, assim mudam o sentido de rotação do motor.

    humm.. Repare que a Ranger trabalha entregando ao motor negativo normalmente, ficando o positivo p/quando o modulo aciona algo, mas isso para a caixa de reles. Se o motor esta ligado, a chave esta na posiçao 4x2 vc nao deveria ter "+" nos dois contatos do motor. Porem, precisa confirmar isso. Os pinos p16 e p17 por sua vez, sao ao contrario do motor. Eles tem + quando em repouso, e ao serem acionados, viram "-" pois o outro lado da caixa de reles esta ligado no +...

    Citação:

    Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    Fui testar o motor mandando um sinal positivo direto da bateria do carro para os fios amarelo e depois laranja. Não funcionou! Será que o motor está com problema?
    Alguém tem alguma sugestão?

    Sim, retire o motor e olhe cuidadosamente o disco com contatos. Os contatos devem estar firmes. Teste o motor na bancada, não no carro. Se vc nao tiver como usar uma fonte 12v externa, use a propria bateria do carro, desconectando-a e retirando do carro.
  • 19/04/2010, 23:12
    brunobotosso
    Vou mexer no carro no feriado de quarta-feira depois escrevo as novidades.

    Vou seguir as dicas.

    Abraços
  • 21/04/2010, 13:02
    brunobotosso
    3 Anexo(s)
    Pessoal, estou com o motor desmontado fora do carro. Parece bem inteiro, um pouco sujo, mas ta bom.

    Não consigo desmontar mais para poder limpar os contatos do circuito do motor. Estou com medo de forçar e quebrar alguma coisa.

    Alguém pode me ajudar?

    Anexei as fotos do motor. Posso tirar mais fotos.

    Vou aproveitar para testar o motor fora do carro e tenatr engatar 4x4 e reduzida no alicate.

    Abraços.
  • 21/04/2010, 15:17
    brunobotosso
    Acabei de testar o motor direto na bateria e não consegui fazer ele girar. Tenho que aterrar a carcaça e mandar positivo no fio amarelo ou laranja (os dois que vão pro motor), não é isso?

    Será que o motor é que tá fodido?
  • 21/04/2010, 18:57
    Rogerrm
    1 Anexo(s)
    Bruno na 3ª foto que postou ali em cima , tem que quebrar mesmo pra poder chegar no disco de contatos...com alguma ferramenta vc vai quebrando aquela beiradinha de plástico...

    Ta marcado com a setinha vermelha...
  • 22/04/2010, 23:32
    brunobotosso
    Citação:

    Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Bruno na 3ª foto que postou ali em cima , tem que quebrar mesmo pra poder chegar no disco de contatos...com alguma ferramenta vc vai quebrando aquela beiradinha de plástico...

    Ta marcado com a setinha vermelha...

    Obrigado pela ajuda Roger!

    Vou tentar fazer o motor funcionar na bancada antes de abrir a peça que você indicou com as setas vermelhas. Se o problema for no motor, talvez nem precise abrir. Mas obrigado pela dica.

    Abraço
  • 25/04/2010, 19:00
    brunobotosso
    Consegui fazer o motor funcionar, montei tudo e finalmente funcionou perfeitamente. Engatou 4x4 e reduzida e não pisca mais as luzes do painel. Nem sei o que fiz, apenas desmontei e montei novamente.

    Como "resetei"o módulo, talvez isso tenha feito funcionar, vamos ver por quanto tempo.

    O problema agora é a roda livre que não quer engatar. Tirei a mangueira da roda com o motor ligado e vi que não está fazendo vácuo. Vou pesquisar aqui no fórum pra ver se consigo arrumar ou então coloco uma RL AVM manual mesmo e não tenho mais dor de cabeça.

    Obrigado pela ajuda de todos.
  • 25/04/2010, 19:40
    Rogerrm
    Antes de queimar 600 latas, olha aqui o que eu e alguns Rangeiros usamos pra driblar este problema... Tem fotos e tudo mais!
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=69517
  • 25/04/2010, 20:53
    LeoLeone
    Citação:

    Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    O problema agora é a roda livre que não quer engatar. Tirei a mangueira da roda com o motor ligado e vi que não está fazendo vácuo. Vou pesquisar aqui no fórum pra ver se consigo arrumar ou então coloco uma RL AVM manual mesmo e não tenho mais dor de cabeça.

    Obrigado pela ajuda de todos.


    Ola Bruno
    O vácuo não fica contínuo na roda. Embaixo do paralama direito tem uma valvula elétrica que aciona o vácuo para a roda ao acionar o 4x4, por um breve momento, e volta a acionar ao desligar o 4x4. O sistema é similar ao de caneta esferográfica de apertar em cima, aperta aciona, aperta novamente desaciona.

    Boa sorte
    Abs
  • 25/04/2010, 23:39
    brunobotosso
    Citação:

    Postado originalmente por LeoLeone Ver Post
    Ola Bruno
    O vácuo não fica contínuo na roda. Embaixo do paralama direito tem uma valvula elétrica que aciona o vácuo para a roda ao acionar o 4x4, por um breve momento, e volta a acionar ao desligar o 4x4. O sistema é similar ao de caneta esferográfica de apertar em cima, aperta aciona, aperta novamente desaciona.

    Boa sorte
    Abs

    Eu pensei que o vacuo ficasse direto na RL, bom saber disso.

    E como faço pra testar onde está o problema, se é na válvula solenóide, na mangueira ou no módulo?
  • 26/04/2010, 18:46
    LeoLeone
    Citação:

    Postado originalmente por brunobotosso Ver Post
    Eu pensei que o vacuo ficasse direto na RL, bom saber disso.

    E como faço pra testar onde está o problema, se é na válvula solenóide, na mangueira ou no módulo?

    Bruno
    Eu iniciaria verificando os tubinhos que levam o vacuo até as rodas. Ele sai de cima do cabeçote, ao lado da magueira de vacuo do servofreio (cuica de freio), atravessa o baú do motor até proximo ao filtro do AC, vai até próximo ao farol esquerdo, entra na valvula e distribui dali para as duas rodas. Observe atentamente que tem varias conexões como luvas e joelhos e "Y" de borracha. Ramifica tb para um depósito de vácuo em forma de cilindro por baixo do filtro de ar. Se tudo estiver correto, sem entrada de ar, desmonta as RLs, lava com óleo diesel e lubrifica com óleo de motor e monta novamente. Atenção especial para nao quebrar as garrinhas que prende a tampa no cubo. Para tirar a tampa com a telinha, o correto não é duas chaves de fenda como alavanca e sim girar a tampinha no sentido anti horário com umas pancadinhas com auxilio de uma chave de fenda. A tampa gira e solta das travas. Olhando vc vai entender. Após a tampa da telinha tem uma tampa de borracha. Ela tem que estar perfeita para não dar entrada de ar, assim como o oringe em volta do cubo onde encaixa o conjunto completo da RL.

    qq dúvida estou por aqui

    abs
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