SAINDO UM POUCO FORA DO TEMA COCOSPORT, MAS TENDO RELAÇÃO COM A FORD , QUE NO BRASIL SÓ ENGANA O CONSUMIDOR (ESTOU FALANDO ESPECIFICAMENTE DO COCOSPORT) VEJAM COMO NOS STATES A COISA É DIFERENTE:
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Quarta, 16 de abril de 2008, 14h18
Indústria Automobilística
Ford indeniza 800 mil clientes por desvalorização de carros
Um juiz da Califórnia, nos Estados Unidos, aprovou na última terça-feira um pedido de acordo para indenizar 800 mil proprietários de Ford Explorer, que moveram uma ação coletiva contra a montadora porque seus veículos teriam perdido valor de mercado após notícias de acidentes por problemas nos carros.
O acordo dá um fim ao processo contra a Ford na Califórnia, Connecticut, Illinois e Texas. No processo, os proprietários disseram que os automóveis perderam cerca de US$ 1 mil no valor de revenda por causa se uma série de notícias de acidentes envolvendo o utilitário esportivo (SUV).
Pelo acordo, os donos de modelos do Explorer comprados entre os anos de 1991 e 2001 receberão US$ 500 em crédito para comprar uma nova versão do carro ou US$ 300 para qualquer outro veículo Ford, Lincoln ou Mercury.
Nem todos os proprietários não ficaram satisfeitos com o acordo, já que os advogados receberão, no total, US$ 25 milhões em honorários e despesas. "Eles (advogados) recebem US$ 25 milhões. Tudo que eu consegui foi um cupom que não vou usar. Não tem valor para mim", disse Stephen Webber, dono de um Explorer 1993.
O juiz David De Alba, da Corte Superior de Sacramento, afirmou que menos de 70 proprietários entraram com objeção com o acordo. Ele concordou que o acordo é desvantajoso, mas disse que é razoável após sete anos de litígio.
A montadora negou que seus carros sejam inseguros. Os consumidores têm até dia 29 de abril para registrar reclamações quanto ao acordo e um ano para usar seus cupons.
A Ford sofre ainda processos por todos Estados Unidos de familiares de pessoas falecidas em acidentes e de motoristas machucados.