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Tópico: Ranger com 33"

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de felippetti
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    Igor, vou tentar responder tudo, ok?

    Eu comprei a Ranger já com o bodylift e os 33", mas tenho a Ranger do meu pai (com BFs 31") como referencia. Por incrível que pareça, minha Ranger é mais "esperta" que a do meu velho. Creio que isso seja fruto de alguma regulagem mais forte no motor da minha. O resultado é que meu acelerador é mais sensível que na do meu velho...
    Meus pneus são BF Goodrich All Terrain KO 33"x12,5". Eu vinha guardando um jogo de BF MT KM 31" pra botar na Ranger (acho os MT bem mais bonitos) quando comprasse, pois é a medida mais recomendada por todos aqui no fórum. Porém, como a minha Ranger já veio bem "calçada", os 31" sobraram e estão à venda* em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17448 8)
    Vim do sul com ela em março (qdo comprei) andando sempre na faixa de 130 (tomei uma multa em SP ), sem muito esforço. O motorzão empurra bem - fiquei bastante supreso até... e contente tb, claro!
    Em ultrapassagens não faz feio... Num trecho do Paraná vim acompanhando um Vectra e um Marea o tempo todo - parecia um trenzinho... Depois acabei "despachando" os dois...
    Consumo na faixa de 9 a 10 por litro, andando nesta média ali de cima. Sei que se andar entre 100 - 110 faz beeem mais...
    Estabilidade não tenho como avaliar, mas perto do Vitara que eu tinha antes é excelente (obviamente por causa do entre-eixos mais longo). De todo jeito uso um lastro na caçamba, pra tentar equilibrar um pouco a distribuição de peso entre os eixos...

    Espero ter ajudado um pouco...

    * Preciso vender!!! Aceito propostas...

  • #2
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por felippetti
    Igor, vou tentar responder tudo, ok?

    Eu comprei a Ranger já com o bodylift e os 33", mas tenho a Ranger do meu pai (com BFs 31") como referencia. Por incrível que pareça, minha Ranger é mais "esperta" que a do meu velho. Creio que isso seja fruto de alguma regulagem mais forte no motor da minha. O resultado é que meu acelerador é mais sensível que na do meu velho...
    Meus pneus são BF Goodrich All Terrain KO 33"x12,5". Eu vinha guardando um jogo de BF MT KM 31" pra botar na Ranger (acho os MT bem mais bonitos) quando comprasse, pois é a medida mais recomendada por todos aqui no fórum. Porém, como a minha Ranger já veio bem "calçada", os 31" sobraram e estão à venda* em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17448 8)
    Vim do sul com ela em março (qdo comprei) andando sempre na faixa de 130 (tomei uma multa em SP ), sem muito esforço. O motorzão empurra bem - fiquei bastante supreso até... e contente tb, claro!
    Em ultrapassagens não faz feio... Num trecho do Paraná vim acompanhando um Vectra e um Marea o tempo todo - parecia um trenzinho... Depois acabei "despachando" os dois...
    Consumo na faixa de 9 a 10 por litro, andando nesta média ali de cima. Sei que se andar entre 100 - 110 faz beeem mais...
    Estabilidade não tenho como avaliar, mas perto do Vitara que eu tinha antes é excelente (obviamente por causa do entre-eixos mais longo). De todo jeito uso um lastro na caçamba, pra tentar equilibrar um pouco a distribuição de peso entre os eixos...

    Espero ter ajudado um pouco...

    * Preciso vender!!! Aceito propostas...
    Grande Rafael,

    Tdo Bacana ? Mano vc ainda está vendendo os pneus ? O Valery esta atrás de uns BF e acho q da para vcs fecharem negócio.

    Qualquer coisa da uma ligada para a gente 8133-8096 o meu e 8475-7561 do valery.

    []'s
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #3

    Talking

    Vou ressuscitar o tópico : Adoro fazer isso !!!!

    Galera, to ajudando um amigo a trocar os pneus dele por 33" e levantei para ele as dificuldades (bodlift e perda de desempenho).

    O carro dele é uma Ranger PS 2.8 XLT CD 01/02.

    Bem, para o body lift, td tranquilo, pois com o material do forum da p/ fazer barato com o nosso mecanico.

    Agora, em relação ao desempenho, eu estava pensando em trocar a relação do diferencial. O que acham ?
    Pensei em trocar os dois conjuntos de coroa/pinhão pelos da 2.5 que tem a relação 1:4,56.

    Sera que fica bom ?

    Fiz aqui os calculos levando em consideração a 4 marcha que tem relação 1:1:

    Pneus e Diferencial Original: 3,73
    Pneus 33" e Diferencial Original: 29/33 X 3,73 = 3,27 (Fica muito longo)
    O ideal seria: 33/29 X 3,73 = 4,24 ou seja, a relação do diferencial precisava ser 4,24 para a relação total permanecer nos originais 3,73.

    A melhor alternativa que achei ate o momento foi usar os dois conjuntos de coroa/pinhão pelos da 2.5 que ficaria assim:

    Pneus 33"e diferencial 1:4,56 = 29/33 * 4,56 = 4,00 (um pouco mais curto que o original)

    Sera que estes cálculos estão certos ?
    Sera que ficaria bom ? Com o sera que fica a dirigibilidade ?
    Sera que os conjuntos da 2.5 se ecaixam perfeitamente na 2.8 ???

    Pensei tb no conjunto da S10 2.5 que é de 1:4,27. Mas esse é que eu não sei se cabe mesmo
    Pneus 33" e relação S10 : 29/33 * 4,27 = 3,75 (quase igual ao original).

    Agradeço desde já a atenção de todos.....

  • #4
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    Igor, não te preocupa com a perda de desempenho pois não é tão absurda assim, sente-se a perda maior é na 5a marcha e além de trocar relação de diferencial custa muito caro.
    Na 2.8 não deverá dar tanta diferença, e fora isso que adapta-se bem rápido com a nova relação para retomadas em 5a marcha.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Opa Edin, obrigado pela atenção...

    Acontece que aqui conseguimos facilmente os dois conjuntos de coroa/pinhao por um preço bem acessível. Creio que por no máximo R$ 500,00 da para conseguir em sucatas. A única dúvida é se serve somento o miolo da 2.5 na 2.8 ou se tem que trocar os diferenciais por completo.
    A mão de obra então nem da para contabilizar. O meu mecânico faz essa troca por R$ 100,00. Pasme, é isso mesmo duas oncinhas e ta feito....
    Então não achamos um custo alto para permancer com a força original da bruta.
    As dúvias para a troca são somente as que estão acima....

    Aguardo a ajuda dos demais....

  • #6

    BL, pros&cons

    Igor vamos às respostas.

    1) Consumo: Piorou um pouco más já éra esperado, pela altura do carro e principalmente pelo maior atrito dos pneus. Um fato interessante é que como uso os BF33 no aro original tala=7,5 (menor do que a indicada) para que o pneu não gaste de forma irregular tenho que rodar com pressão menor. A tala menor faz com que a banda de rodagem fique mais arredondada, desgastando mais a parte central. Ando com 27 libras. A última vez que pesei a Xplorer tava com 2100kg, então tem beber um pouco mais mesmo. Faço 8 a 9 km/l dependendo da estrada e usando piloto auto.

    2) Estabilidade: Piorou de forma aceitável. Ainda assim faz mais curva que o necessário. Não troquei os amortecedores pois vou alterar a suspensão pra receber pneus 35'' em breve. Só aí vou vou definir quais amortecedores vou sar. Provavelmente Rancho 9000 ou King Reservois

    3) Desempenho: Demora mais pra chegar nos 175/H (GPS) mas chega. Sinto a diferença principalmente na arrancada. Antes eu pulava na frente da Ranger powerstroke do meu sogro (toda original) logo na 1a marcha. Agora só depois de esticar a 2a. e não distancio muito. Também bastante aceitável para um trambolho de 2,10m

    4) Os freios tbem estão levemente menos eficiêntes. A pesar do ABS e discos nas 4 rodas, a alavanca sobre as pastilhas aumentou...

    5) Suspensão: Em função do maior atrito o sistema de direção hidráulico é mais exigido, consequentemente suas articulações (pivôs). Mas nada crítico. Como não alterou o offset (o pneu engordou para os dois lados) não há maiores desgastes para a suspensão. Preferi não abusar do Torsion Twist pra não perder curso da suspensão no offroad (quando mais vc levanta o carro, menos curso sobra pra roda baixar em uma valeta) e não destruir as homocinéticas.

    Conclusão final: There's no free body lift... Depende muito da aplicação, eu particularmente estou muito satisfeito. Na configução atual não há muito comprometimento em segurança, desempenho ou desgaste, uma vez que não uso o carro pra competições de velocidade.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ranger com 33"-frente_168.jpg   Ranger com 33"-perfil_656.jpg  

  • #7
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    O preço do BL da Keko aqui em Caxias do Sul - RS instalado custa o absurdo de 1.600,00 reais e demora 04 dias para instalar. Minha Ranger CD v6 4x4 tem tb a arrancada bem fraca será qual diferencial das outras Ranger poderia melhorar isto ? O da 2.5 ?

    Obrigado

  • #8
    putz, R$1600 é absurdo mesmo. Dá pra fazer por quase um terço disso. Eu, sozinho, das 6 da tarde as 10 da noite, levei 4 dias...

    No meu caso teria que colocar relação 4.56:1 pra ficar bom. A relação dianteira da Ranger não serve na Explorer. A explorer tem os dentes tipo reverse.

    Vou pesquisar as relações da 2.5, pode ser que sirvam pra vc...

    []`s
    Marco Mendonça

  • #9
    Caro Daltoé:

    Vi seu comentário sobre os R$ 1.600,00 do BL da KEKO. Também achei meio salgado, por isto resolvi colocar eu mesmo a mão na massa e fiz um para a minha Ranger4x4 1999, caçamba 7 pés (11D), em pouco mais de dois dias e gastei aprox R$ 220,00, este valor fazendo algumas peças do kit em tornearia e ainda sobrando alguns parafusos que comprei a mais. Qualquer coisa olha no tópico sobre o BL da S-10 do Walter Cassita.

    Abraço

  • #10
    Galera, quem tiver pneu 33", tenta responder as perguntas que eu fiz acima para que possamos ter uma noção melhor do custo/beneficio.

    mmxplorer, bela iniciativa.

    Se consguir mesmo uma relação compatível com a Ranger que possa melhorar as perdas do pneu 33", posta aó no topico.

    O mesmo vale para todos os demais amigos..

    Abraço

  • #11
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    O preço do BL da Keko aqui em Caxias do Sul - RS instalado custa o absurdo de 1.600,00 reais e demora 04 dias para instalar
    Em POA está R$1.800,00 instalado e R$1.200,00 sem instalação.

    Aproveitando a deixa: Sentiu perder muito desempenho com os pneus 33" ?
    Tah usando qual pneu (marca/modelo) ?
    Qual a velocidade maxima que seu carro tah fazendo ? Sofre muito para alcançar ?
    E as retomadas ? Ficou muito prejudicado ?
    E o consumo, aumentou muito ?
    Como ficou a estabilidade ?
    Botei 33", então:

    Sentiu perder muito desempenho com os pneus 33" ? Sim, parece S-10! Considerando que a velocidade indicada é mais próxima da real, a perda é mais aceitável, para compensar isso tem que aproveitar melhor a faixa de giro do motor, assim só se perde mesmo em 5a.
    Tah usando qual pneu (marca/modelo) ? Hankook MT 33"
    Qual a velocidade maxima que seu carro tah fazendo ? Não sei ainda, mas será menor com o 2.5
    Sofre muito para alcançar ? Bastante, pois a perda de torque é bem sensível.
    E as retomadas ? Ficou muito prejudicado ? Se reduzir não, mas se insistir em marcha longa a coisa complica.
    E o consumo, aumentou muito ? Um pouco, mas não deu ainda para medir pois não queimei o tanque todo ainda.
    Como ficou a estabilidade ? A traseira parece mais solta em guinada brusca , mas de curva normal parece a mesma coisa. Considerando que montei no aro 7", está muito bom.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Que o material pra um BL custe menos que R$300,00 tudo bem. Nem por isso um BL Keko instalados por R$1800,00 chega a ser um absurdo. Eu não construiria um BL e instalaria pra terceiros nem pelo dobro desse valor.

    Quem quiser um BL e acompanha esse tópico, que não se iludam com esse valor de R$300,00 que é só do material. Não inclui a mão de obra de confecção das peças e nem a instalação. E acreditem da um trabalhão pra instalar.

    Eu fiz um BL pra numa S10 gastando até menos. Pode parecer barato, mas só pra quem não esteve envolvido.
    L200 Triton AT 3.2 2010

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