Postado originalmente por
Walter L. L. Casitta
-Trocando o pneu original de 29” pelo 31”, você alonga a relação em 7% e pelo 33” ,14% (me enganei quando falei 16%).
-Quando instalei o Kit da Keko, no fim do ano passado, custava R$1.100,00. A estabilidade continuou praticamente a mesma depois da instalação.
-A estabilidade vai piorar com o 33, principalmente se monta-los na roda original de 15X7” de largura (segundo a BFGoodrich as rodas para o 33, tem que ter mais que 15X8,5” de largura).
Se você quiser manter a estabilidade, poderia optar pelo 265/75 R16 (32”) com rodas 16x7” e até deixar o diferencial original, mas continua precisando de body lift.
O diferencial da ranger V6 é de 1:3,73, igual o da 2.8 powerstroke. O diferencial de 1:4,10 é da ranger 4cc 2.3 e o 1:4,56 das 2.5TD.
O que mudou na minha Ranger 2.5 TD com rodas de 15X7” e diferenciais originais de 1:4.56 depois que mudei dos BF31 para os BF33:
-Piorou um pouco a estabilidade. Eu acho que é porque não posso usar mais que 28 libras na frente e 24 libras na traseira. Pelo motivo de usar as rodas de 15X7” as bordas dos pneus sobem quando aumento a pressão ficando só a parte central da banda de rodagem em contato com o solo.
-Ficou um pouco mais fraca p/ arrancar nas subidas, e o cruise control em quinta marcha, algumas vezes, não consegue mais manter a velocidade em subidas. Acho que com um 2.8 powerstroke isso não ia pegar.
-O Velocímetro ficou mais preciso em relação ao meu GPS. Antes media acima da velocidade real. Mas o hodômetro passou a marcar pra menos. Ficou mais difícil de controlar o consumo de combustível. Curiosamente o mesmo velocímetro acima de 110Km/h marca para menos, por exemplo marcando 125Km/h, enquanto o GPS marca 145Km/h, mas isso não tem nada a ver com o diâmetro do pneu.
Apesar destas desvantagens, vale a pena, agente acaba se acostumando, e o visual é outro. A ranger ficou mais alta que todas as outras pick-ups. As ranger originais e as S10 ficam simplesmente desmaiadas perto dela.
Walter L. L. Casitta
Ranger CD 2.5TD Body Lift BF33