Powered by vBulletin

Mais Uma Ranger Que Esquenta...mas Esquenta Mesmo?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 31/03/2012, 10:58
    Imperador!
    Citação:

Postado originalmente por Wgalam Ver Post
    A minha é 4.0 V6 98.

Nesse caso, esquece a questão da ventoinha (que funciona diferente que nos motores à diesel).
    Começa pelo normal: tampa do radiador, depois testa as VT (se estão travadas ou fechadas - se abertas o motor deveria trabalhar todo tempo frio; se fechadas, o motor tende a aquecer).
  • 31/03/2012, 11:07
    Imperador!
    Citação:

Postado originalmente por Sagaz Ver Post
    Amigos to precisando de ajuda com a minha tbm que está aquecendo :(
    Bom vamos a hist completa rsrs.... Eu comprei minha ranger a 4 meses , e quando comprei ele veio com a tampa do reservatório de água quebrada ( era uma tampa de gol) dai troquei a tampa e notei que a água tava sumindo. Levei a um mecânico i vimos que o selo do bloco q pega por traz da carcaça da bomba d'agua tava ruim , troquei ele , dai o carro ficou com a temperatura meio alto , quase no final daquela linhazinha que marca no painel ( procurei com outros donos e todos me falaram que fica meio q no começo dessa linha) além disso água estava sumindo , voltei ao meu mecânico que diagnosticou junta , dai troquei a junta do cabeçote e plainei ele ( infelizmente meu cabeçote ficou mt baixo cerca de 0,01mm abaixo do limite mínimo) mas o "cara " da retífica disse q poderia usar só iria aumentar a pressão do motor, quando montamos verificamos e não ficou batendo válvula na cabeça do pistão. Bom lá foi eu todo feliz achando que meu problema havia acabado , mas continuou com temperatura alta ( se ligar o ar então fica mais alta ainda), dai providenciei o reservatório e tampa novos originais ford, vi também que meu carro estava sem válvula termostática, pus uma nova original ( válvula , carcaça e sensor ), mandei varetar tbm o radiador e continua aquecendo. Dai fiz um teste de quando ela está com a temperatura mt alta por a mão no radiador em cima e em baixo na parte de cima fica bem quente , parte debaixo fria , dai na mangueira antes daquela espécie de T que tem na saída do radiador fica frio após ele fica mt quente ... tenhos a impressão que a água não está circulando direito pelo sistema como se houvesse alguma pressão no sistema ou "caverna" entupida , a bomba d'agua eu tirei e aparentemente tá boa. Outra coisa que eu notei foi que rodei uns dias sem a tampa do reservatório e a temperatura ficava bem mais baixa.... Galera me ajudem ai vc 's q já são mais experientes com o carro. desde já obrigado a ajuda de todos, tó bem preocupado com isso afinal sou dono de ranger a pouco tempo e pesquisei antes sobre o carro e só ouvi falar bem dela , mas infelizmente a minha veio "premiada" rsrs. desde já obrigado a todos !

Cara, quando tu for escrever aqui no fórum dá um espaço entre os parágrafos, fica melhor de ler :concordo:

O que você já fez:
    a) trocou tampa do reservatório
    b) retífica de cabeçote (fora da especificação)
    c) trocou VT

Continua esquentando e a água no radiador por baixo está fria.

Diagnóstico: a água não está circulando no motor. Duas razões básicas -> a) VT travada (teste: retirar a VT e testar se dá aquecimento sem ela; testar também a VT em água aquecendo no fogão, pra ver se ela está "abrindo") b) bomba d'água com pouca vazão (as aletas da bomba d'água costumam se desgastar por conta de mistura de aditivos e das impuras da própria água. Então é possível que ela esteja funcionando de forma ineficiente, posto que não ter "força" pra colocar a água pra circular)

No mais, eliminando todos esses detalhes aí, a temperatura é pra ficar normal. Se não ficar, restam três coisas somente: I) radiador danificado ; II) cabeçote danificado; III) sensor de temperatura do painel do carro danificado.

​Abraço :concordo:
  • 05/04/2012, 14:29
    luisrief
    Boa tarde, acabo de chegar por aqui e ja de antemao agradeco por me aceitarem e compartilharem estas informacoes tao preciosas e que nos fazem economizar na hora dos problemas.
    Tenho uma ranger 2.8 ps 2002 Xlt, Tgv. E realmente a minha estava fervendo e muito. JA ESTOU NA TERCEIRA TENTATIVA DE CONSERTO.
    Peguei o carro a 3 meses e nos primiros dias fui de sp a parati rj rodei uns 800km ida e volta. Logo na ida eu notei que a temperatura com o ar ligado foi para proximo do vermelho. Preferi nao ligar o ar durante a viagem, fora 2 paradas por entrada de ar no tanque, fui e voltei numa boa. Assim que retornei fui ao mecanico para arrumar a boia e tambem verificar o sistema de agua. aparentemente tudo normal peguei o carro, na cidade realmente nao estava esquentando.
    Uma semana depois fui de casa a maresias 250km e mesmo sem ligar o ar o carro ja estava trabalhando numa temperatura acima do normal mais sem ferver, voltei com um pouco de receio mais ok. Voltei pro mecanico que trocou polia viscosa, helice, varetou o radiador, verificou as mangueiras bomba d'agua e colocou uma valvula original mwm. ao ligar o carro ainda na oficina a temperatura subiu demais e tivemos que tirar a valvula. Peguei o carro novamente e tres dias depois comecou a ferver mesmo passou bastante do vermelho, parei o carro esfriei e fui guardar em casa ate segunda para levar ao mecanico pela TERCEIRA VEZ...
    Tirou o cabecote e a junta nao estava queimada, mandou para o teste de trincas e incrivelmente nao estava trincado somente empenado 2mm mandei fazer completo e ja esta em montagem A PERGUNTA E NAO TINHA DEFEITO, SERA QUE VAI FUNCIONAR???SERA QUE CONTINUARA ESQUENTANDO???
    ASSIM QUE PEGAR O CARRO POSTO OS ACONTECIDOS.
    OBRIGADO E DESCULPEM PELA QUANTIDADE ESCRITA.
  • 05/04/2012, 22:21
    RGamaJr_4x4
    luisrief

É possivel que o problema persista, já que cabeçote e junta estavam ok.
    Se não tava baixando água seria melhor nem ter mexido no cabeçote.

Se o sistema de arrefecimento foi todo conferido e tá ok, começa a partir pra regulagem de válvulas, ponto da bomba.. até BI e bicos ruins podem causar um superaquecimento.
    como está o rendimento dela? Velocidade máx.?
  • 06/04/2012, 01:59
    dsamaz
    motor não presta
    Tudo bem Luis?

"A PERGUNTA E NAO TINHA DEFEITO, SERA QUE VAI FUNCIONAR???SERA QUE CONTINUARA ESQUENTANDO???"

Sim, com certeza absoluta! Vai continuar esquentando, empenando cabećote, quebrando, enquanto não resolver o problema definitivamente.
    Na Ranger 2.8 e 2.5, você deve trocar as centenas de mangueiras do motor por novas. Todas... Todas mesmo... É por elas que pode vazar, em pequenas fissuras.
    Deve também trocar anualmente a bomba dagua pois a qualquer momento, sem aviso, ela estoura e vaza (muito e rápido) pelo oríficio pequeno.
    Troque também os selos do motor, principalmente aquele traseiro, que só sai tirando o motor fora...

Pelas mangueiras, às vezes só vaza quando esquenta o motor, não sendo portanto perceptível de imediato ao ligar o motor.

Quer uma dica de quem passou pelo mesmo problema? Passa essa jaca pra frente (como eu fiz) ou instala um motor que preste na sua Ranger, como o MWM, um V8 americano ou o do Opala (gasolina)...

Daniel

Citação:

Postado originalmente por luisrief Ver Post
    Boa tarde, acabo de chegar por aqui e ja de antemao agradeco por me aceitarem e compartilharem estas informacoes tao preciosas e que nos fazem economizar na hora dos problemas.
    Tenho uma ranger 2.8 ps 2002 Xlt, Tgv. E realmente a minha estava fervendo e muito. JA ESTOU NA TERCEIRA TENTATIVA DE CONSERTO.
    Peguei o carro a 3 meses e nos primiros dias fui de sp a parati rj rodei uns 800km ida e volta. Logo na ida eu notei que a temperatura com o ar ligado foi para proximo do vermelho. Preferi nao ligar o ar durante a viagem, fora 2 paradas por entrada de ar no tanque, fui e voltei numa boa. Assim que retornei fui ao mecanico para arrumar a boia e tambem verificar o sistema de agua. aparentemente tudo normal peguei o carro, na cidade realmente nao estava esquentando.
    Uma semana depois fui de casa a maresias 250km e mesmo sem ligar o ar o carro ja estava trabalhando numa temperatura acima do normal mais sem ferver, voltei com um pouco de receio mais ok. Voltei pro mecanico que trocou polia viscosa, helice, varetou o radiador, verificou as mangueiras bomba d'agua e colocou uma valvula original mwm. ao ligar o carro ainda na oficina a temperatura subiu demais e tivemos que tirar a valvula. Peguei o carro novamente e tres dias depois comecou a ferver mesmo passou bastante do vermelho, parei o carro esfriei e fui guardar em casa ate segunda para levar ao mecanico pela TERCEIRA VEZ...
    Tirou o cabecote e a junta nao estava queimada, mandou para o teste de trincas e incrivelmente nao estava trincado somente empenado 2mm mandei fazer completo e ja esta em montagem A PERGUNTA E NAO TINHA DEFEITO, SERA QUE VAI FUNCIONAR???SERA QUE CONTINUARA ESQUENTANDO???
    ASSIM QUE PEGAR O CARRO POSTO OS ACONTECIDOS.
    OBRIGADO E DESCULPEM PELA QUANTIDADE ESCRITA.

• 06/04/2012, 10:07
    luisrief
    Obrigado pelos comentarios....
    O carro estava meio xoxo nas primeiras 2 vezes que nao ferveu, quando troquei as pecas e varetei o radiador eu pedi para o mecanico dar uma potencia nela, e realmente o carro ficou um canhao, porem comecou a ferver de verdade.
    esta em processo de montagem, testou os bicos e estao normais, vai regular novamente a bomba e ponto. Pego o carro na segunda e vamos ver o que acontece.... pelo menos se ficar bom terei um carro com tudo novo e poderei sentir novamente confianca nele.
  • 07/04/2012, 11:47
    marciomeurer
    Motor presta sim! Precisa é de dono bom!
    Luisrief

Seu mecânico que te vendeu as peças? seja um pouco mais "explicativo", poste a velocidade que estava quando começou a ferver; RPM do motor; como esta a colmeia do radiador;... bem você fez todo este serviço e o não ficou bom quer dizer que não trocou as peças certas... seu mecânico não soube identificar onde estava o erro!
  • 07/04/2012, 21:01
    luisrief
    e isso... cheguei a conclusao de que: tinha varios gatos no carro que precisavam sim serem feitos, porem se eu tivesse ido a um especialita nesse tipo de carro acho que este comecaria com regulagens de bomba e ponto e depois partiria para pecas.....
    o que me deixa na duvida e que este mecanico que fui so trabalha com carros e caminhoes diesel e tambem so trabalha com pecas originais.
    segunda pego o carro e vamos ver no que vai dar.
  • 08/04/2012, 18:17
    luisrief
    acho que voce se confundiu......ranger 2.8 power stroke e um motor MWM / international.........

Voce disse que eu deveria comprar um MWM....vou ficar com 2 e isso ai eu instalo um na cacamba???
  • 13/04/2012, 17:35
    vinícius machado
    Boa tarde galera.

Acabo de entrar no universo, das picapes... e já estou com um problema, minha ranger 2004 2.8, está esquentando muito, entrando no google, cheguei até o fórum que tem me ajudado bastante, já segui todas as dicas da moçada , e nada, continua esquentando, qd passo dos 100 km, o ponteiro sobe pro vermelho, baixo a velocidade e volta ao normal.

meu mecânico está querendo trocar o cabeçote, para testar como o custo é alto, ele me falou que tem um cabeçote de uma SPRINTER 2.8 e disse que é o mesmo, a única diferença é que no da VAN tem uma entrada para vela aquecedora, que pode colocar um tampão.

A PERGUNTA É?

O q vcs acham de fazer este teste... vale a pena?

Valeu abço a todos

Vinícius
  • 13/04/2012, 19:55
    BRAVOECONOVEMBER
    Citação:

Postado originalmente por vinícius machado Ver Post
    Boa tarde galera.

Acabo de entrar no universo, das picapes... e já estou com um problema, minha ranger 2004 2.8, está esquentando muito, entrando no google, cheguei até o fórum que tem me ajudado bastante, já segui todas as dicas da moçada , e nada, continua esquentando, qd passo dos 100 km, o ponteiro sobe pro vermelho, baixo a velocidade e volta ao normal.

meu mecânico está querendo trocar o cabeçote, para testar como o custo é alto, ele me falou que tem um cabeçote de uma SPRINTER 2.8 e disse que é o mesmo, a única diferença é que no da VAN tem uma entrada para vela aquecedora, que pode colocar um tampão.

A PERGUNTA É?

O q vcs acham de fazer este teste... vale a pena?

Valeu abço a todos

Vinícius

Já trocou bomba de água e vt inclusive, além de limpar e desentortar radiador, colocar aditivo certinho e conferir o funcionamento da ventoinha?
  • 14/04/2012, 16:33
    vinícius machado
    Já troquei bomba d'agua, ventoinha travada, sem VT, troquei cabeçote, radiador novo.

Obs. A caranga começou esquentar depois que passou óleo para o reservatório de água, ficou parecendo doce de leite, o mecânico falou que foi o filtro trocador de calor que havia furado, por isso passou o óleo.

Ele retirou o "tal filtro" e ligou direto, será que pode ser isto????

abços a todos.

vinícius
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 17 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314151617 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:51.