Postado originalmente por
Dieselboy
Aderbal, não entendi muito bem o que você quis dizer com qual modelo é 4x4, mas vou tentar te responder assim mesmo.
Vamos lá, olha sem ofensas afinal de contas não sei até que ponto você conhece uma caminhonete, mas a grosso modo é aquela que tem dois diferenciais um na frente e outro na traseira, ou seja abaixa e olha os eixos, se ela tiver aquela “bola” no eixo dianteiro, é a 4x4!!! Caso não tenha é a 4x2!!!
Agora caso você esteja se referindo aos modelos quadrados (2 faróis na vertical), ou àquela ano 92 que também tinha uma frente quadrada mas já era a versão reestilizada ou àquela última versão 96 em diante que tinha a frente mais arredondada, as únicas (pelo que eu saiba) que eram “traçadas” eram a 92 em diante e também a 96 em diante. Elas podiam ser adquiridas em versões mais simples sem muita perfumaria (versões espartanas voltadas para o trabalho) até em versões mais caprichadas como a XLT.
Aqui em casa tivemos uma XL 4x4 ano 94, com motor MWM 3.9 TD (122 CV), era um monstro em termos de força, lembro que certa vez chegamos a desatolar um trator com a F-1000, com ela não tinha “tempo ruim”, subia e descia qualquer barranco!!! Até encarava algumas trilhas médias, mas mesmo com a opção 4x4 ela não tinha a mesma desenvoltura de um jipe nas trilhas, pois era muito comprida sendo que em algumas curvas de nível sua distância entre-eixos atrapalhava. Pessoalmente não acho o veiculo mais adequado para enfrentar uma trilha (caso você queira adquiri-la com este intuito) porque além de ser comprida ela também é alta e larga portanto vai raspar e bastante a lataria em galhos e laterais de barrancos.
As versões entre 92 até 95 vinham com o motor diesel MWM 3.9 na versão aspirada com 90 Cv e na versão TD com 122 CV. Esta ultima versão com motor turbo de fábrica pessoalmente acredito ser a melhor de todas pois alia potência na medida certa, economia de combustível (chega a fazer 11,5 km/l na estrada a 120 km/h e uns 10 km/l na cidade), durabilidade e robustez. O único porém desta versão fica por conta do frágil câmbio que equipou a versão aspirada (o famigerado câmbio “biscoitinho”) que não agüentava o torque do motor e quebrava com pouco tempo de uso, nos modelos turbo de fábrica a Ford solucionou este problema, pois passou a adotar um câmbio mais parrudo.
Entre os anos de 95 e 96 lançaram a versão 2.5 HSD (115 CV), nunca tive esta infame e nem tenho vontade de ter, mas antes que os paladinos do Maxion comecem a me encher o saco já afirmo que isto é uma OPINIÃO PESSOAL não estou criticando proprietários de Ranger nem de S-10!!! Portanto te aconselho a pesquisar neste fórum que há inúmeros relatos sobre este motor, como alguns já disseram metade fala bem dele e a outra metade o detona, analisa todos os tópicos avalia bem as opiniões apresentadas, pergunta a um mecânico de tua confiança e tira as tuas próprias conclusões. Não vou entrar em detalhes sobre este motor para não instigar a ira dos proprietários ou defensores do Maxion, mas apenas para exemplificar nos classificados daqui pode-se encontrar F-1000 2.5 HSD 97 XLT pelo mesmo preço de uma F-1000 Super Série 94 4x2, MESMO PREÇO!!! partindo deste principio simples da análise imparcial do valor de mercado você tira suas próprias conclusões quanto à esta versão, porque será que uma 97 XLT vale o mesmo de uma 94???
A última versão que saiu foi aquela com a frente arredondada, neste modelo a 4x4 veio com motor MWM 4.3T série 10 (4 cilindros 135 CV), na minha opinião o última linhagem de estirpe da MWM, esta versão é segunda melhor de todas da F-1000 perde apenas para a MWM 3.9 por causa do consumo, nesta versão chega a fazer 7 km/l na cidade e uns 9 km/l na estrada. É um monstro, não precisava de tanta força assim, se fosse dono de um poço de petróleo com certeza estaria com duas dessas na garagem!!!
Fora estas versões diesel também disponibilizaram os modelos à gasolina, inicialmente com o 3.6 e de 97 em diante com o 4.9i de 143 CV, este último é um avião, na cidade chega a fazer no “pau da viola” até 4,5 km/l e na estrada chega a fazer até 8 km/l (a 100 km/h sem ar e com vento a favor), pena que a gasosa custe o absurdo que está hoje e olha que mais de 60% do preço final é somente IMPOSTO!!! Essa maldita política de preço dos combustíveis é uma palhaçada!!! quando estive recentemente no Paraguay a gasolina custava R$ 1,70 e olha que o Paraguay não é AUTO-SUFICIENTE EM PETRÓLEO aliás nem sequer produz a sua própria gasolina, ora porque será então que o preço é menor lá hein???
Espero ter ajudado, desculpa a reclamação, mas fico NERVOSO quando penso na quantidade de impostos que somos obrigados a pagar apenas para sustentar o luxo e a ostentação de uma casta de corruptos que se auto-proclamam defensores da democracia!!!
[ ]´s indignados a todos e até mais!!!