É só puxar o tambor de freio que ele sai. Não tem nada que o prenda a não ser o próprio freio...
Versão Imprimível
Isso mesmo Walter!
as pancadas que mencionei, são para "descolar" a panela da flange do semi-eixo.
Depois de "descolado" se o freio estiver com regulagem baixa é só puxar, se estiver levemente preso ou com rebarba na campana, só com uma alavanca como mencionei.
Abraços.
Kim.
Mais fácil do que pensei. Amanhã vou tirar e ver o estado.
Por enquanto obrigadão.
Não bata na panela que quebra!!!
Force com uma alavanca que é mais garantido ou bata usando um taco de madeira!
Olá Kim, Olá Edin, Olá Casitta, Olá Allan, outros. Vou postar umas fotos de como tirar a campana "panela" para facilitar o trabalho dos iniciantes.
A campana da roda tras. lado passageiro saiu fácil, mas a do lado do motorista deu trabalho, pois estava um pouco presa pelas lonas. Antes de recolocar a campana desta roda dei umas duas voltas na "espora" e aí ela entrou facilmente.
1 - Mas minha dúvida é porque a trava da "espora" reguladora de uma das rodas (foto 4) não está no lugar como na outra roda ?
2 - As lonas estão com 4 mm de espessura. Já está na hora de trocar ?
Abs à todos.
Caro Anthoniusnikos!
Na foto 4, o regulador está montado inverso do que deveria ser, como na foto 5.
Retire-o e recoloque-o de forma inversa à tirada, para que a catraca funcione.
Sobre a espessura da lona, observe se não há trincas, pois quando a mesma está no final, aparecem trincas na sua extensão.
Sobre estar presa a campana às lonas, isso ocorre por que onde a lona trabalha, "afunda", ficando as bordas "mais altas" e assim travando-as.
Do mais, ficou legal o passo a passo.
Abraços.
Kim.
Olá Kim. Logo desconfiei que tinha porcânico na jogada. É a primeira vez que tiro a campana.
O que você acha dos 4 mm ? Não estando trincada, dá para usar mais algum tempo ainda ?
Caro Anthoniusnikos!
Pode ficar tranqüilo quanto às lonas se não há trincas.
Por ser sua primeira vez desmontando as campanas, está muito bem, pois notou algo de errado!:concordo:
Por ser uma pick-up, existe um sistema de alívio de pressão de fluido de freio, o que reduz em muito o desgaste das lonas, então como dito anteriormente, pode ficar tranqüilo.
O sistema que notou estar errado, funciona basicamente em conjunto com o freio de estacionamento, quando o aciona, as lonas abrem forçadamente (mais do que quando pisa no pedal), articulando a espora, que roda a catraca, aproximando a lona da campana.
Deve-se observar que os reguladores são diferentes entre sí, pois um lado tem a rosca direita e outro tem rosca esquerda. (não sei qual aplica em qual)
Volto a te parabenizar pela sua "primeira vez"
Abraços.
Kim.
Obrigado pela catraca e campana. Veio na cabeça "panela" e "espora". Já que você está agora por aí, e eu tenho que descer para terminar o serviço, me confirme o seguinte: Devo apertar a catraca o suficiente para que a campana entre com a menor folga ?
Abração
Opa é o Kim.
Sobre regular para montar, não precisa, estando tudo certo, montado corretamente, é só acionar o freio de estacionamento, de preferencia andando de marcha ré, que regula sozinho.
Como?
Só faça o veículo se deslocar de ré, e acione o freio de estacionamento, pode ser na rampa da garagem, descendo o meio fio, não há nem necessidade de se engatar a marcha.
Dessa forma, supra mencionada, a regulagem é mais rápida do que deixar regular sozinho, com o uso.
Esse procedimento só eve ser feito quando se sente que o pedal está muito baixo.
Abraços.
Kim.
Se é o filho do Kim, então é o Kimkinho. Pode ser ? Aprendi mais uma com a dica da ré. Vou fazer amanhã.
Mas Kim, existe uma lona para o lado direito e outra para o esquerdo? Daí explicaria a trava não alcançar a espora da catraca. Montei assim mesmo.
Do jeito que está, o que você acha que está errado?
Nota: Se o Kimkinho souber me responde.
Abração
Anthoniusnikos
Caro Anthoniusnikos!
Não deveria ter montado dessa forma, se verificou o problema, deveria resolve-lo.
O fato da haver duas lonas, são para as mesmas abrirem e eqüalizar a força entre os dois lados da campana.
No seu caso, seria somente retirar o regulador, desencachando-o com uma chave de fenda, abrindo as sapatas das lonas. (elas não caem)
Não precisa mexer em mais nada, só no regulador.
Aí a espora ficará certa na catraca da rosca. Essa catraca sobe e desce, quando aperta o freio de estacionamento, ela sobe, quando solta desce e leva a rosca do regulador.
Não faça a regulagem pelo freio de estacionamento, estando da forma da foto, pois pode ocorrer de um lado ficar bem regulado e o outro não, ai será um problema.
Abraços.
Kim.