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Freio traseiro – Rodas travando com facilidade

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  • 26/05/2008, 22:49
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Casitta, o que pensei ser uma porca é a campana que o Kim explicou. O meu objetivo é tirar a "panela" para verificar o estado das lonas.

    Brigadão Kim, mas a campana é mesmo a "porca" central ou a "panela" ? O sentido de giro dela é horário ? Ou não tem rosca ?

    Também: A "panela" fica presa entre os quatro parafusos e o aro da roda ? Então as porradinhas seriam na panela ?

    Abs

    É só puxar o tambor de freio que ele sai. Não tem nada que o prenda a não ser o próprio freio...
  • 26/05/2008, 23:00
    Kim
    Isso mesmo Walter!

    as pancadas que mencionei, são para "descolar" a panela da flange do semi-eixo.

    Depois de "descolado" se o freio estiver com regulagem baixa é só puxar, se estiver levemente preso ou com rebarba na campana, só com uma alavanca como mencionei.

    Abraços.

    Kim.
  • 26/05/2008, 23:10
    Anthoniusnikos
    Mais fácil do que pensei. Amanhã vou tirar e ver o estado.
    Por enquanto obrigadão.
  • 27/05/2008, 14:04
    Edintruder
    Não bata na panela que quebra!!!
    Force com uma alavanca que é mais garantido ou bata usando um taco de madeira!
  • 30/05/2008, 14:54
    Anthoniusnikos
    5 Anexo(s)
    Olá Kim, Olá Edin, Olá Casitta, Olá Allan, outros. Vou postar umas fotos de como tirar a campana "panela" para facilitar o trabalho dos iniciantes.
    A campana da roda tras. lado passageiro saiu fácil, mas a do lado do motorista deu trabalho, pois estava um pouco presa pelas lonas. Antes de recolocar a campana desta roda dei umas duas voltas na "espora" e aí ela entrou facilmente.

    1 - Mas minha dúvida é porque a trava da "espora" reguladora de uma das rodas (foto 4) não está no lugar como na outra roda ?
    2 - As lonas estão com 4 mm de espessura. Já está na hora de trocar ?

    Abs à todos.
  • 30/05/2008, 15:23
    Kim
    Caro Anthoniusnikos!

    Na foto 4, o regulador está montado inverso do que deveria ser, como na foto 5.

    Retire-o e recoloque-o de forma inversa à tirada, para que a catraca funcione.

    Sobre a espessura da lona, observe se não há trincas, pois quando a mesma está no final, aparecem trincas na sua extensão.

    Sobre estar presa a campana às lonas, isso ocorre por que onde a lona trabalha, "afunda", ficando as bordas "mais altas" e assim travando-as.

    Do mais, ficou legal o passo a passo.

    Abraços.

    Kim.
  • 30/05/2008, 15:46
    Anthoniusnikos
    Olá Kim. Logo desconfiei que tinha porcânico na jogada. É a primeira vez que tiro a campana.
    O que você acha dos 4 mm ? Não estando trincada, dá para usar mais algum tempo ainda ?
  • 30/05/2008, 16:05
    Kim
    Caro Anthoniusnikos!

    Pode ficar tranqüilo quanto às lonas se não há trincas.

    Por ser sua primeira vez desmontando as campanas, está muito bem, pois notou algo de errado!:concordo:

    Por ser uma pick-up, existe um sistema de alívio de pressão de fluido de freio, o que reduz em muito o desgaste das lonas, então como dito anteriormente, pode ficar tranqüilo.

    O sistema que notou estar errado, funciona basicamente em conjunto com o freio de estacionamento, quando o aciona, as lonas abrem forçadamente (mais do que quando pisa no pedal), articulando a espora, que roda a catraca, aproximando a lona da campana.

    Deve-se observar que os reguladores são diferentes entre sí, pois um lado tem a rosca direita e outro tem rosca esquerda. (não sei qual aplica em qual)

    Volto a te parabenizar pela sua "primeira vez"

    Abraços.

    Kim.
  • 30/05/2008, 16:18
    Anthoniusnikos
    Obrigado pela catraca e campana. Veio na cabeça "panela" e "espora". Já que você está agora por aí, e eu tenho que descer para terminar o serviço, me confirme o seguinte: Devo apertar a catraca o suficiente para que a campana entre com a menor folga ?
    Abração
  • 30/05/2008, 17:21
    Edu filho do kim
    Opa é o Kim.

    Sobre regular para montar, não precisa, estando tudo certo, montado corretamente, é só acionar o freio de estacionamento, de preferencia andando de marcha ré, que regula sozinho.

    Como?

    Só faça o veículo se deslocar de ré, e acione o freio de estacionamento, pode ser na rampa da garagem, descendo o meio fio, não há nem necessidade de se engatar a marcha.

    Dessa forma, supra mencionada, a regulagem é mais rápida do que deixar regular sozinho, com o uso.

    Esse procedimento só eve ser feito quando se sente que o pedal está muito baixo.

    Abraços.

    Kim.
  • 30/05/2008, 17:50
    Anthoniusnikos
    Se é o filho do Kim, então é o Kimkinho. Pode ser ? Aprendi mais uma com a dica da ré. Vou fazer amanhã.
    Mas Kim, existe uma lona para o lado direito e outra para o esquerdo? Daí explicaria a trava não alcançar a espora da catraca. Montei assim mesmo.
    Do jeito que está, o que você acha que está errado?
    Nota: Se o Kimkinho souber me responde.
    Abração
    Anthoniusnikos
  • 30/05/2008, 21:42
    Kim
    Caro Anthoniusnikos!

    Não deveria ter montado dessa forma, se verificou o problema, deveria resolve-lo.

    O fato da haver duas lonas, são para as mesmas abrirem e eqüalizar a força entre os dois lados da campana.

    No seu caso, seria somente retirar o regulador, desencachando-o com uma chave de fenda, abrindo as sapatas das lonas. (elas não caem)

    Não precisa mexer em mais nada, só no regulador.

    Aí a espora ficará certa na catraca da rosca. Essa catraca sobe e desce, quando aperta o freio de estacionamento, ela sobe, quando solta desce e leva a rosca do regulador.

    Não faça a regulagem pelo freio de estacionamento, estando da forma da foto, pois pode ocorrer de um lado ficar bem regulado e o outro não, ai será um problema.

    Abraços.

    Kim.
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