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Freio traseiro – Rodas travando com facilidade

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  • 01/07/2008, 23:27
    Edintruder
    Anthônius, meus pêsames...

    Espero que esse exame não tenha te deixado desconfiado ou tenha te deixado com incertezas sobre a sua vida....

    Eu ainda tenho muitos anos até me confrontar com isso! Eheheheh!

    Algumas preocupações que tem que ter:
    - Pedir para remarcar a consulta para a semana que vem;
    - Pedir uma segunda opinião;
    - Se o médico perguntar o que está sentindo responder "sinto que te amo!";
    - Sentir uma coceirinha por dentro no outro dia.

    Se não tivesses esses efeitos colaterais, estás aprovado! Eu sei disso pois como sou gaúcho, conheço muitos coroas gaúchos cujos tiveram que passar pelo dedo, e a sacanagem toma conta, é claro! ahahahah!!!
    ...quando chegar a minha vez pretendo virar Catarina antes para justificar... Ahahahah!!!
  • 01/07/2008, 23:42
    Anthoniusnikos
    Gaucho de Pelotas... Heim... !
    Com um pouco de vaselina vai (mais ou menos). Mas agora só daquí a dois anos. Após os 60 é que tem que ser de ano em ano.
    Tudo pelos 90.

    Valeu Kim, mas ainda não comprei a chave soquete de torque de 1/2" , pra usar sem o soquete (como o Casitta diz). Para poder colocar o óleo no diferencial. O meu deve estar igual ao seu (94.000 Km)
    Abs
  • 02/07/2008, 10:24
    LLeeoo
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Gaucho de Pelotas... Heim... !
    Com um pouco de vaselina vai (mais ou menos). Mas agora só daquí a dois anos. Após os 60 é que tem que ser de ano em ano.
    Tudo pelos 90.

    Valeu Kim, mas ainda não comprei a chave soquete de torque de 1/2" , pra usar sem o soquete (como o Casitta diz). Para poder colocar o óleo no diferencial. O meu deve estar igual ao seu (94.000 Km)
    Abs

    Essa história de misturar exame de próstata com usar óleo no diferencial sem o soquete e estado do dito cujo deu uma leitura no mínimo inusitada...
  • 02/07/2008, 10:31
    soneca_zzz
    Citação:

    Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Comentários à parte: Já que estamos falando de coisas velhas... Fui fazer o exame de prostata ontem, pela primeira vez nos meus 56 anos (1 anús !), e as pregas estão ardendo um pouco ainda, mas valeu. Fui aprovado. Já fez o seu ?

    Abração
    Antoniusnikos

    Esse é um comentário que eu não faria nem para os meus pais!!! :mrgreen:

    Brincadeiras à parte, vi em algumas mensagens o pessoal dizendo que é bom trocar praticamente todos os fluídos da Ranger (ou outra pickup), quando perguntam o que fazer ao comprar uma viatura usada (eu). Falei de quase todos, pois normalmente o fluído de freio não é trocado, só quando faz alguma manutenção mais "grave". Qual seria a quilometragem ideal para a troca desses fluídos, uns 100k km?

    O fluído de freio original é DOT3? O freio dela é forte? Alguém já usou o DOT4 ou DOT5 (aqueles de competição)? Não tenho certeza, mas tenho visto alguns carros novos saindo com o DOT4 (antes o padrão era tudo DOT3)...
  • 02/07/2008, 11:27
    Anthoniusnikos
    Ô Lleeoo, esqueceu de tocar no eixo cadã. Por quê ???

    Soneca, acorda !!! Dê uma olhada no tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=30416

    Entendeu?

    Abs
  • 02/07/2008, 12:28
    soneca_zzz
    Entendi, essa do ponto de ebulição eu sabia, só não sabia sobre a densidade. O freio do meu carro é uma lástima, ele tem um freio ABS especial que chamo de freio "A Base de Susto" e isso é mal do modelo pq conheço muita gente que tem esse problema. O freio é subdimensionado para o peso do veículo! :( A recomendação é trocar o sistema de freio ou, ao menos, utilizar o DOT 5.1 para diminuir a fadiga nas frenagens emergenciais.

    Fiz umas pesquisas aqui e não encontrei nada sobre diferença de densidade/viscosidade entre eles. A única ressalva é, no caso dos upgrades comuns de DOT 3 para o DOT 4 ou DOT 5.1, nunca utilizar o DOT 5, apenas o DOT 5.1! O DOT 5 possui silício e danifica as borrachas, devendo pular direto para o DOT 5.1.

    Sobre os pontos de ebulição seco:
    DOT 3: 205°C
    DOT 4: 230°C
    DOT 5.1: 260°C

    Em alguns lugares li que não há sérios problemas em misturar fluídos, como DOT 3 e DOT 4, o que ocorre é que você não aproveitará 100% das características melhoradas do fluído superior, sendo mais interessante a sangria do sistema e limpeza com o novo fluído.

    Resumindo, se for trocar o fluído de freio, faria o upgrade para o DOT 5.1, como da ELF ou Mobil. A TRW/Varga também tem e é mais comum de encontrar, embalagem cinza/prateada e está escrito DOT 5, mas na verdade é DOT 5.1!

    Valeu pelo link, Anthoniusnikos! ;)
  • 02/07/2008, 12:46
    Anthoniusnikos
    É isso aí Soneca.
    Eu não sabia das características do DOT 5.1 como segue:
    Dados da ELF - É recomendado para os sistemas ABS.
    - Assegura a suavidade na passagem de velocidades ainda que em condições climatéricas frias.
    - Viscosidade adaptada a altas e médias temperaturas de utilização.
    - Bom poder lubrificante garantindo um bom deslizamento sem desgaste dos pistões no sistema de travões.
    - Elevada estabilidade térmica a quente, muito boa resistência à oxidação e baixa hidroscopia, garantem o alto nível de segurança no momento de travagem.
    - Não corrosivo face aos metais existentes no circuito: ligas de estanho-aço, aço, alumínio, ferro fundido, latão e cobre.
    - Excelente compatibilidade com as peças do circuito em borracha: mangueiras, ferro fundido, latão e cobre.
    - Quimicamente estável.
    Parece ser mais usado para os sistemas de travões de disco, como nas motos de competição, é miscível com todos os outros fluídos sintéticos de natureza química do tipo DOT 3, DOT 4, com excepção dos fluídos DOT 8 ou DOT 5 a base de silicone e os fluídos especiais do tipo LHM.
    Características:
    Fluído 100% sintético, a base de poliglicóis.
    Cor amarela.
    Ponto de ebulição 270 °C / 518 °F
    Ponto de ebulição 185 °C / 365 °F
    Viscosidade a -40°C (-40°F) 820 mm2/s
    Viscositdade a 100°C (212°F) 2.1 mm2/s

    Gostaria de saber se alguém está usando esse fluído.

    Abração
  • 02/07/2008, 12:53
    soneca_zzz
    Foi exatamente um dos textos que localizei na web! hehehe
    Como ainda não tenho uma Ranger, não sei como é o freio, logo é de caráter informativo. Enquanto isso continuo passando susto com meu carro mesmo.
  • 02/07/2008, 21:09
    Anthoniusnikos
    ***** DOT 5.1 - Alguém está usando ? *****
    E aí pessoal ! :pensativo: Alguém está usando o fluído para freio DOT 5.1 ?
  • 04/07/2008, 00:05
    Alexandre Magno
    Amigos, hoje minha Ranger 2.8 2002 travou os freios, ficando imobilizada: Após cerca de 10Km, o carro foi ficando pesado, pedindo marcha, até que começou a feder a queimado. Entrei numa marginal e segui devagar, porém cada vez mais os freios travavam o carro. Parei, testei mais uma vez tentando sair e o esforço era grande. Então chamei reboque e levei para uma oficina. Quando chegamos na oficina, o carro já desceu sozinho a rampa, mostrando que estava bem menos travado, como se ao esfriar o travamento era reduzido/eliminado. Após algumas horas na oficina, o mecânico me ligou me dizendo queproblema seria um flexível dobrado, e que estava funcionando normalmente. Recebi o carro e novamente, cerca de 10 Km depois, ocorreu a mesma coisa. Como já era noite, forcei mais uns 300m até chegar em lugar mais seguro, no final já precisei usar a primeira refuzida para fazer o carro andar. O reboque levou o carro para o pátio, e amanhã (04/07) devo ligar para indicar a oficina.
    Alguém sabe o que está acontecendo? O carro tem algum sensor ou coisa parecida que faz o freio acionar sozinho, aumentando a pressão conforme vai aquecendo?? Em tempo: o pedal vai ficando duro, até ficar totalmente bloqueado, no alto. Com cerca de 01h parado, está totalmente livre (foi quando o reboque chegou, na segunda vez).
  • 04/07/2008, 01:35
    Anthoniusnikos
    Alex, parece que é a bomba de vácuo. Pergunto: A direção hidráulica também fica dura ?
    Senão será preciso verificar todo o sistema de freio: fluído, lonas, ABS, etc.
    Mas, esperemos outras opiniões, ou de quem já passou por esse aperto.
    Boa sorte com o próximo mecânico.
    Abs
  • 17/11/2009, 21:51
    cjmf
    O Mesmo Problema
    Alexandre, estou passando pelo mesmo problema que o seu, só que com minha Pajero Full 99, 3.5 ¨V6. Já fiz de tudo.. troquei reparos da pinça traseira, fluido novo, limpesa do sistema etc....

    Qual foi a solução do seu problema?
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