PessoALL, ainda na intenção de contribuir e compartilhar a experiência que vivenciei, na minha saga, à época, em busca da F-1000, mais algumas considerações:
Basicamente, existem três tipos de compradores [pretendentes] e vendedores:
1. Vendedores:
* Os honestos, que "precisam" vender e oferecem o veículo por um preço justo, sem fins de "exploração". Negociam com respeito e clareza. Não "maquiam" a negociação.
* Os honestos, que possuem picapes com um bom e comprovado [registrado] histórico de manutenção [procedência transparente] mas que investiram no carro [exemplo: up grades de boa qualidade]. Esses, são caros. E, claro, quase raridades.
* Os desonestos [aproveitadores e oportunistas de plantão], que utilizam mecanismos "duvidosos" [muitas vezes, falsos!], para tornar a "oferta", como se fosse um bom negócio. Esses, geralmente aceitam "qualquer negócio".
2. Compradores [pretendentes]:
* Os honestos, que precisam de um carro para trabalho, ou algo do gênero, mas que dispõem de um capital financeiro um tanto "limitado" [exemplo: R$ 25 a R$ 30 mil]. Mas, trata-se de uma pessoa que não está apenas especulando o mercado. Deseja e quer comprar.
* Os honestos, que "precisam" de uma camioneta, como segundo carro, para lazer e, dependendo das características do veículo encontrado, estão dispostos a gastar além do inicialmente planejado [exemplo: queria uma carro de valor até, no máximo, R$ 45 mil, mas se "achar" uma F-1000 "muito boa", faz um esforço adicional e paga a "diferença emocional"].
* Os oportunistas [desonestos, ou honestos?], que ficam de plantão e exploram as pessoas que encontram-se em situação financeira difícil. Esses espertalhões, entram na negociação com "a faca nos dentes" e "tiram o pão da boca" do coitado do vendedor.
EDIT: Resumindo: CAUTELA, PESQUISA e PACIÊNCIA! "Não existe almoço grátis". Desconfiem de ofertas muito tentadoras.
Boa sorte, amigos! [Contem comigo, naquilo que estiver ao meu alcance. Passei por esse drama e aprendi algumas coisas, que julgo importantes].
[]s