Ultimas fotos
Versão Imprimível
Ultimas fotos
Riuzim , se o eixo que vc está usando fosse Dana 30 com cruzetas ( original ) o camber estaria correto , mas o caster estaria 2 graus a mais ... não sei quais são os dados tecnicos desse eixo que está usando ... veio um manual de manutenção ??
O volante não voltar sozinho pode ser ang. de caster fora , um dos amortecedores torcido causando diferença no esterço , munhão preso , teria que soltar a barra dos SOS pra ver ... amortecedor de dir. com algum defeito ...
abs ... Edu
a minha voltou a passarinhar, depois que coloquei a caixa do troller ela ficou muito leve e passarinhando e com o curso pequeno acho que vou ter que ligar a barra de direção na barra que liga uma roda a outro para pegar mais perto do munhao e melhorar o curso de direção, la em cima o Fabio falou sobre a barra que liga o eixo ao chassis a minha esta um pouco inclinada sera que pode ser isso?
Rodrigo Bastos
Edu, meus eixos são da rural. Mudei o diferencial da frente de lado para usar a caixo do Troller junto c/ o motor MWM.
Como meus amortecedores e molas são novos (rodei 890 Km ate hoje) me falaram para deixar "assentar" um pouco com o uso para depois mexer. pois isto podera mudar o caster. Quando "ässentar" o grau do Caster deve diminuir ou aumentar ? Serä que tem fundamento ?
Outra coisa, sera que estes 2 graus é o suficiente pode dar o problema ? Ser alguem tiver o caster com cerca de 7 graus positivos pode dizer como esta para dirigir?
Valeu pessoal. Vou colhendo opiniões. Mandem seus recados e palpites. Serão bem vindos.
Abs.
Riuzim!
O cáster do eixo que está usando, é de 3 graus.
Olhe aqui:
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/m154.gif
Quando "assentar", se isso acontece?, o cáster tende a aumentar, pois se entendi, assentar, seria as molas sederem.
Abraços.
Kim.
o kim na 3ª foto do Riuzim a barra de direção esta ligada na barra que interliga as duas rodas, vc uma vez disse que nao achava bom fazer assim, so nao me lembro porque, nos troller sao assim o que vc acha pois desta forma eu poderia diminuri o ponto de giro do munhao dando mais curso ao mesmo
Rodrigo Bastos
Blz Kim.
Kim, duvida: mesmo usando eixos da rural, quando ergue o engesa com molas maiores, o ideal não seria deixar o caster entre 5 e 6 graus ? Se não me engano, não foi essa medida que ficou a viatura do Carlos Siqueira com eixos da rural (By Roger Nunes ). ??
Rodrigo, realmente eu não lembro exatamente, mais deveria ser por algum motivo de alavanca.
Nos sistema original engesa e higt steer, onde a barra da direção fica num giro maior que a barra entre munhões, a direção fica levemente pesada e mais sensível, pois a "alavanca" do munhão é maior, precisa de mais setor para esterçar.
Neste sistema, troller/f1000, não há diferença de giro/alavanca, pois o ponto de apoio da barra do setor de direção e da barra entre munhões é o mesmo, neste caso, precisa de menos setor para esterçar, e a direção fica menos sensível, pois não tem a alavanca maior.
Sobre sua pergunta, sim, daria mais giro, mais observe os batentes de esterço dos munhões.
Pode ser que diminua também o problema de estar muito sensível, como citou.
Riuzim!
Então, fico com essa dúvida também, pois deve-se seguir o cáster do eixo, ou o cáster do veículo?????
Vou conversar com o Roger, para elucidar essa dúvida.
Pelo que na fotos e pessoalmente, me parece estar correto, e quando veio aqui, mencionou sobre o problema, ainda achei que poderia ser o eixo traseiro, lembra?
Mais logo após descartei.
Pessoal, citei o eixo traseiro, pois havia passado uma situação de instabilidade, que foi detectado o problema no eixo traseiro do Brancão, nunca citei nada, pois foi somente um problema de desgaste de buchas, o que não é o problema aqui.
Se colocar um pitman maior, aumentará a sensibilidade do bolante, pois a alavanca do setor de direção aumentará, movendo mais as barras, em contrapartida, sentirá mais as imperfeições do terreno, pois o eixo mandará mais informação para o pitman, que sendo maior, terá mais força para mandar essas informações para o volante de direção.
Pelo que ví nas fotos, aumentando o pitman, também terá problema de "cruzar" as barras e, quando a suspensão chegar no limite de compressão, a barra do setor de direção pegará na barra de entre munões.
Não precisa ser em "S", pois a barra do setor de direção está quase em paralelo com a barra panhard.
Abraços.
Kim.
Riuzim
Acho que seu eixo é uma somatória de "travas" = cáster inclinado para cima + barras em Y + pitman minúsculo :evil:
Se além de tudo ela passarinha, folga nos terminais ou caixa de direção com folga ou coluna de direção ruim ou tudo junto :parede:
Cáster para cima aumento o raio de giro. Como eu já disse em outro tópico, olhe as rodas de um trator para entender o que acontece com o cáster embicado para baixo = o giro é reduzido.
Barras em Y, eu não entendi até hoje a engenharia do dito, mas elas só são usadas perfeitamente em alguns eixos que tem o pino mestre inclinado para a frente, com o do troller, das cherokees, das dodges ram etc. Pense comigo, se o Rural usa duas barras no munhão direito, por que você quer usar uma só, com essa barra em Y? :discordo:
E esse pitman minúsculo provavelmente não consiga empurrar o eixo ate o final da possiblidade do munhão. Solte a barra e confirme se ele vira mais do que atualmente. Aliás, se for fazer esse teste, olhe pela parte de trás do munhão, se ele não está dando batente (deve ter um parafuso de regulagem, tire fotos para a gente ver). :pensativo:
Enfim, de fotos a gente não vê nem beleza de mulher, afinal existe photoshop, a cirurgia plástica das fotos :D, mas é possível chutar um pouco, que foi o que eu fiz.
Avalie os 3 pontos e dê um retorno
Abraços
Eriksom
Meu real de contribuição:
Riuzim, a convergência tá pequena aumenta pra uns 3 a 4 graus positivo.
O braço que liga a caixa de direção à barra roda à roda tá curto e inclinado, qto mais comprido e horizontal melhor.
Levante a viatura com as duas rodas fora do chão e manualmente gire todo conjunto pra um lado e pro outro e perceba se o movimento é "liso", sem prender.Se perceber algo estalando,engripando ou prendendo pode ser a causa do passarinhar. Munhão muito apertado,terminais engrimpados ou até mesmo a caixa de direção podem ser a causa.
O cáster tá um pouco alto mas creio que não seja o resposável pela instabilidade, pelo contrário cáster positivo alto melhora dirigibilidade(em quaisquer situações as rodas tendem a ficar retas) porém deixa a direção um pouco mais pesada.
Curso de giro pequeno? Aumenta o Pitmam uns 30 a 40 milímetros.
Por mais que as molas cedam, não vai comprometer o cáster ainda mais com 7 e 8 graus respectivamente. Abaixando a suspensão a tendência é o cáster aumentar.
Primeiro faça a verificação dos componentes depois a convergência pra ver como a viatura se comportará e relate pra gente o resultado.
abraço
Grannnnde mestre Roger, eu ia te procurar!!!!:mrgreen::mrgreen: