Powered by vBulletin

Camper Passarinhando em ondulações?!

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/04/2011, 23:48
    Fabio Teloken
    é turma...
    eu espero ter toda essa paciencia que o Dr. Guilherme me deseja, a sorte ou azar eu sei la, é que estou em um curso da Policia Militar que esta tomando TODO meu tempo, só depois de setembro que teoricamente terei tempo para minha Camper como tinha anteriormente.... eu uso ela TODOS os dias igual ou até mais que um automóvel, pq além de transito maldito e correria, ainda sobra tempo pra pular um canteiro "impulavel" por um automovel, ou puxar alguem quebrado ou atolado nas redondezas.... mas enfim, desde quando comprei lidei com essa direçao e eixo maldito da f75 na dianteira, hoje dirijo ela na boa, mas sinto que ainda tem uma loucura leve na direçao, nada que seja impossivel de dirigir, mas sei que pode melhorar. Mas pretendo parar o carro quando tiver tempo e reformar do zero, tirar a carroceria e iniciar tudo com calma e bem feito, pelo menos a barulheira quando passa em trepidações parecendo que tudo vai desmontar eu espero que acabe com novos coxins de motor cambio carroceria e afins....

É isso ai.... sempre que puder estarei de passagem por aqui, vou indo nessa pq as 4 da manhã o dever me chama!

Abraço a todos, e tentarei ter mais calma para não me desfazer ou como diz o Dr, botar fogoooo nela
    rsrs

;)
  • 26/04/2011, 23:50
    Fabio Teloken
    ahh...fora que uso Mudzillas 33" na nave....e só estou andando no asfalto, chega ser crime.... e pra piorar a situação o pneuzão é um cavalo, deixando mais complicada a direção e suas trepidações e loucurassss... rsrs
  • 30/04/2011, 18:34
    Rodrigo Ielpo Bastos
    Pessoal a minha continua a passarinhar troquei o amrtecedor de direção pois o velho tinha um amaçado, mas nao mudou em nada mandei para o alinhamento e pedi pro cabra deixar as rodas fechadas em 4 mm e ele disse que tinha feito hoje peguei uma anteninha e medi a abertura e descobri que ta 100% paralela ele nao fez como pedi, porem os pneus estao comendo por dentro sera que se fechar em 4 mm para de comer por dentro ou come mais, me ajudem meus cabelos tao acabando

Rodrigo Bastos
  • 30/04/2011, 18:57
    Kim
    Opa Rodrigo!

Nos veículos 4x4, deixar paralelo não é bom!

Desgasta mesmo os pneus internamente.

Deixa 2mm que melhora.

Se tem a anteninha, faz vc mesmo!

Afrouxa as abraçadeiras da barra, e vai rosqueando vagarosamente, 1/4 de volta, é muita coisa.

No meu engesa, está em torno de 1,5mm convergente (frente fechada).

Fiz com a antena, pios no alinhador, ele deixou divergente, estava impraticável a direção.
    Mexia e andava, até ficar bom!

Abraços.

Kim.
  • 30/04/2011, 23:19
    guilhermeabreu
    AMIGO RODRIGO

O KIM já te respondeu , mas no ENGESA a CONVERGENCIA é de 4mm mais fechado na frente , não me lembro o da CAMPER , se for tb 4mm , deixa 4mm que vai melhorar o gastar pneus mais por dentro , qto mais fechado a frente mais tende a gastar por fora . E se deixar aberto a frente ( DIVERGENTE ) irá gastar pneus por dentro .

No meu ENGESA tb usei a anteninha que eu mesmo fiz em casa . Mas o ROGERIO deixou em 4mm qdo saiu de lá ,pois antes levava nos alinhadores e nunca eles deixavam como pedia .

Vc teria tb de conferir a CAMBAGEM que no ENGESA é 1º30' +- 30' POSITIVO , ou seja as rodas não ficam na perpendicular ao chão , ficam ligeiramente mais aberta em cima . Caso as suas estejam com CAMBAGEM errada ( ex. negativa ? mais aberta em baixo ) irá tb fazer gastar mais os pneus por fora .

Esta CAMBAGEM tb não tem como regular nos ENGESAS/CAMPERS , teria que mexer na tubeira com CIBORG ou macaco hidráulico .

ABRAÇÃO
  • 01/05/2011, 09:49
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    O KIM já te respondeu , mas no ENGESA a CONVERGENCIA é de 4mm mais fechado na frente , não me lembro o da CAMPER , se for tb 4mm , deixa 4mm que vai melhorar o gastar pneus mais por dentro , qto mais fechado a frente mais tende a gastar por fora . E se deixar aberto a frente ( DIVERGENTE ) irá gastar pneus por dentro .

Vc teria tb de conferir a CAMBAGEM que no ENGESA é 1º30' +- 30' POSITIVO , ou seja as rodas não ficam na perpendicular ao chão , ficam ligeiramente mais aberta em cima . Caso as suas estejam com CAMBAGEM errada ( ex. negativa ? mais aberta em baixo ) irá tb fazer gastar mais os pneus por fora .

Esta CAMBAGEM tb não tem como regular nos ENGESAS/CAMPERS , teria que mexer na tubeira com CIBORG ou macaco hidráulico .

ABRAÇÃO

Meus caros

2 perguntas

1a) Há muito tempo alguém me explicou que a convergência é definida em função de cada eixo, devido a abertura normal dele (construção) quando em movimento: é verdade isso? Se sim, a convergência é do eixo, não do viatura, ou seja, eixos normais de engesa ou camper (dana 30) tem a mesma convergência. Se não, me falaram besteira :parede:

2a) esses 4 parafusos que aparecem na foto do eixo que tirei do engesa não escondem "algo" que serviria para acertar a cambagem? Nos eixos da Band, a mesma peça serve para tanto. Passo a palavra para quem já desmontou e sabe o que tem dentro.
    (alguém responda, por favor, se não vou desmontar esse aqui da foto, pois ele está me importunando no hall de entrada da minha casa. Aliás, o sogro que é escultor veio passar uns tempos no Rio - em casa - e já está me propondo fazer uma escultura dele, pois todo mundo fica regateando preço e eu odeio pechincha :karate:)

Eriksom
  • 01/05/2011, 19:51
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Meus caros

2 perguntas

1a) Há muito tempo alguém me explicou que a convergência é definida em função de cada eixo, devido a abertura normal dele (construção) quando em movimento: é verdade isso? Se sim, a convergência é do eixo, não do viatura, ou seja, eixos normais de engesa ou camper (dana 30) tem a mesma convergência. Se não, me falaram besteira :parede:

2a) esses 4 parafusos que aparecem na foto do eixo que tirei do engesa não escondem "algo" que serviria para acertar a cambagem? Nos eixos da Band, a mesma peça serve para tanto. Passo a palavra para quem já desmontou e sabe o que tem dentro.
    (alguém responda, por favor, se não vou desmontar esse aqui da foto, pois ele está me importunando no hall de entrada da minha casa. Aliás, o sogro que é escultor veio passar uns tempos no Rio - em casa - e já está me propondo fazer uma escultura dele, pois todo mundo fica regateando preço e eu odeio pechincha :karate:)

Eriksom

ÉHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou ficando já maluco , não estou vendo nenhuma foto rsrsrsrsrsrsrsrs .
  • 02/05/2011, 08:32
    Eriksom Teixeira Lima
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ÉHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou ficando já maluco , não estou vendo nenhuma foto rsrsrsrsrsrsrsrs .

É a idade, Doutor, a idade :putz:

Viu agora? :rolleyes:

Eriksom

PS: Meu sogro já está analisando emquantas partes o eixo desmonta. Onde é que minha mulher arranjou esse pai?

Anexo 289829
  • 02/05/2011, 11:45
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    É a idade, Doutor, a idade :putz:

Viu agora? :rolleyes:

Eriksom

PS: Meu sogro já está analisando emquantas partes o eixo desmonta. Onde é que minha mulher arranjou esse pai?

Anexo 289829

ERIKSOM

Estes 4 parafusos são para colocar os rolamentos de peso , que no meu caso eu troquei por mancais de munhão , eles não servem para fazerem a regulagem da CAMBAGEM apenas para regular a pressão dos rolamentos/mancais do munhão .
  • 12/05/2011, 15:09
    Eduardo Velo
    Essa luva do eixo ta bem ruim heim ...
    O Doc falou certo , mas essa é inferior , a superior tem 2 mancais ( ou rolamentos ) que servem para ajuste de folga do munhão qdo gira ... colocando ou tirando calços ...
    Geralmente essa peça entra com boa interferencia e fica ruim pra tirar ...
    A verificação do angulo da cambagem é pelo parafuso que fica na parte superior onde vão os 2 mancais ... existem gabaritos pra essa verificação em algumas oficinas especializadas ...
    abs ... Edu
  • 12/05/2011, 22:22
    Rodrigo Ielpo Bastos
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Essa luva do eixo ta bem ruim heim ...
    O Doc falou certo , mas essa é inferior , a superior tem 2 mancais ( ou rolamentos ) que servem para ajuste de folga do munhão qdo gira ... colocando ou tirando calços ...
    Geralmente essa peça entra com boa interferencia e fica ruim pra tirar ...
    A verificação do angulo da cambagem é pelo parafuso que fica na parte superior onde vão os 2 mancais ... existem gabaritos pra essa verificação em algumas oficinas especializadas ...
    abs ... Edu

Edu o parafuso de cima nao é so os rolamentos que entram nao, o meu nao tem estes mancais. vc tem fotos de como é isto?

Rodrigo Bastos
  • 12/05/2011, 22:43
    Kim
    Rodrigo!

O Edu falou, rolamentos ou mancais.
    No meu caso, uso mancais, comprados na Rota4x4.

Olhe aqui:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/do...tml#post226561

Eu scaneei, e o NeRo postou!

Tem a vista explodida e o passo a passo da manutenção.

Att.

Kim.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 12 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 01:15.