Eriksom,
pelo que sei.. a geometria da susp. não está relacionada ao tipo do eixo.. ele pode usar qualquer eixo... mais deve fica com o caster em 7º 30m ..
me corrijam se estiver errado eheh
Abraços,
Versão Imprimível
Eriksom,
pelo que sei.. a geometria da susp. não está relacionada ao tipo do eixo.. ele pode usar qualquer eixo... mais deve fica com o caster em 7º 30m ..
me corrijam se estiver errado eheh
Abraços,
Magao,
eu fico feliz de ler esse relato seu sabia?... rsrs... pq a hr q eu deixar a direção da minha camper "na mão"... eu to feito meu!! porque o carro é BOM D+, eu ando pra cima e pra baixo pra ele feliz da vida... a maioria das pessoas (aqui de casa e amigos) não entendem mto essa felicidade minha de gostar de ir pra rua, trabalhar, sair a noite com ela... rsrsr... mas eu nao abro mão... e só me falta a direção ficar 100% e depois um bom radiador pra aguentar o clima de Cuiabá... aqui 40º na sombra é pouco... rsrs
essa semana vou me dedicar com força em arrumar isso!!!
O safado la do alinhamento me disse que teria que ficar entre 4º30'' e 5º positivos.... mas é dificil acreditar nele, pq ele chegou a dizer pro outro badeco que a suspensão do carro era igual das toyotas :| ... ve se pode... até pq ngm conhece esse carro aqui...por sinal é o único de MT... onde passa chama atenção... hehe
mas se vc falou que é 7º30" ta falado!!!
Abraçooo
Eriksom,
Certeza, entendi seu comentário sim... vou providenciar levar a barra da pitman para o munhão, mas por enquanto deixando o terminal do troller, só tiro esses carinhas de lá o dia que um deles "fundir"... ai eu vo partir pra terminal de 608 ou de algum outro 3/4!!
Abraço
Prezados,
Para tirar todas as dúvidas, recebi de um amigo lido direto do manual da Camper
Eixo dianteiro = Dana 30
convergência = 2 a 4 mm
ângulo máximo de esterçamento = 24 graus
ângulo de camber = 1 grau e 30 min ( + ou - 30 min)
ângulo de cáster = 3 graus e 50 min (em ordem de marcha)
inclinação do pino mestre = 7 graus e 30 min ( + ou - 30 min)
Infelizmente, todos os números escritos até o presente são diferentes do famigerado manual.
Prezados,
Para tirar todas as dúvidas, recebi de um amigo lido direto do manual da Camper
Eixo dianteiro = Dana 30
convergência = 2 a 4 mm
ângulo máximo de esterçamento = 24 graus
ângulo de camber = 1 grau e 30 min ( + ou - 30 min)
ângulo de cáster = 3 graus e 50 min (em ordem de marcha)
inclinação do pino mestre = 7 graus e 30 min ( + ou - 30 min)
Infelizmente, todos os números escritos até o presente são diferentes do famigerado manual.
Fábio, carro sambar na rua ou na lombada NÃO tem a ver com o cáster. Infelizmente, sou obrigado a discordar dos amigos que apontaram isso.
O cáster só te afeta em velocidade, se estiver embicado para frente, ou deixa o volante pesado, se estiver embicado para cima. Em MT, há muitos tratores, o cáster de tratores é embicado para baixo, e a geometria dos eixos (pino mestre) e da direção é que permite que o trator faça curvas fechadas e impede que ele mantenha a estabilidade em linha reta.
O carro sambar da forma que você descreve tem a ver com a estrutura do eixo dianteiro: geometria da direção (barras, terminais, suporte nos munhões e caixa) e estado das buchas dos tensores e da panhard.
Abraços
Eriksom
Eriksom
Errado.
A medida de cáster das camper, como consta no manual é de 3 graus e 50 minutos. A inclinação do pino mestre que é de 7 e 30.
O comportamento da viatura com cáster errado é exatamente como o Eriksom mencionou e independe de irregularidades no piso.
Lembrando que todos os valores constante nos manuais é para viatura original
Opa pessoal.
Pelo que li, na mimha opinião, começaria pelo cáster.
As medidas que passou, mostram que estão completamente fora do padrão de dirigibilidade.
Não se preocupe quanto a diferença entre lados, está no tolerável.
Att.
Kim.
Roger...
Farei isso mesmo!
Deixa eu perguntar uma coisa... confesso que estou confuso..poderia me explicar a diferença de angulo de caster e inclinação do pino mestre?
E pessoal, se alguem tiver msn adiciona ai... fteloken@hotmail.com ... assim eu posso perturbar vcs com mais intensidade... rsrs
Abraço
Kim,
Acho dificil acreditar nas medidas do relatório, de verdade mesmo... vou começar pela parte mais simples que é alongando a barra da pitman... mas tenho ctz que o caster dela esta errado sim, mas nao creio que chega a dar 0,00...
Roger,
mais do que explicado!!! eu imaginei o angulo do pino mestre levando em consideração o angulo do caster!! desculpa a ignorancia.. rsrs
valeu
Erikson,
ele ta falando que anda a 80km/h normalmente em pista plana.. quando pega ondulação que o carro desvia a trajetória.. isso sim é sinal de caster.. quando a lombada.. é o famoso bumpsteer que ele ta.. e ao contrario que vc falou o caster negativo deixa o volante leve.. e não pesado..
meu engesa e meu samurai tinha caster errado por conta de elevação.. direção leve leve leve.. depois de corrigido a direção ficou bem mais pesado.. bem mesmo..
Abraços,