x
Convex Datacenter
Página 3 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789101112 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 133
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Smile

Citação Postado originalmente por 4X4GARAGE
    ... adianto que a barra de direção que sai da sua cx esta curta! todos os veiculos 4x4 com eixos rigidos tem essa barra em questão maior que a panhard,atenuamdo a angulação dela...
    4X4 Garage, de fato.

Citação Postado originalmente por MaGao
    ...não é bumpsteer... bumpsteer é quando vc passa por exemplo de lado em um quebra-molas/lombada e a direção tende a girar...
    IMHO, é bump steer o nome correto. E o efeito se faz sentir com o simples movimento do eixo dianteiro prá cima e para baixo, fazendo a panhard descrever um arco ao se deslocar. E nem precisa ter lombada.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Fabio!

Bem, a galera foi muito solícita!

O Roger é o meca dos engesas aqui!

Sobre o cáster, é muito importante verificar, não citei nada antes, pois estava escrevendo do mobile, não tinha como fazer linck.

Olhe desta foto em diante, tem o passo a passo de como eu fiz, acabou todo o problema que tinha com indirigibilidade

Linck do álbum.
    http://picasaweb.google.com/kimcavaz...84966292018210

Sobre o bumpster, é como foi dito, é quando passa em uma lombada/depressão e o volante tende a girar, não desgoverna a viatura.
    Eu já me acostumei a passar no quebra molas e girar levemente o volante.

Sobre o reforço, viu que a galera foi unânime, e vc mesmo relatou que já quebrou.

Quando as buchas estão ruins, o veículo se comporta da seguinte forma:
    Acelerando ou desacelerando o veículo fica normal, mais quando estabiliza o giro/velocidade (velocidade de cruzeiro) fica muito instável, chacoalhando, de um lado para outro, como se houvesse alguém pulando no estribo.

Bem, está bem aconselhado pela galera.

Abraços.

Kim.

KIM,

Eu acompanho sempre suas fotos, ja tinha visto essa etapa de arrumar o caster e ja estou preparado para se precisar fazer. Vou fazer o seguinte então:

-reforçar as linguetas para não quebrar mais
    -alongar a barra da pitman até na lingueta do lado direito
    -conferir e se precisar corrigir o caster.

Mas agora me diga.... qual seria a medida correta do caster? 5 graus positivos?

Abraço

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    FABIO TELOKEN

Parabens pela bela CAMPER .

Aconteceu exatamente ísto no meu ENGESA ( que ficou igual ao do LUCA ) qdo fui trocar os amortecedores dianteiros e o da DIREÇÃO , e lá onde troquei os amortecedores , TROQUEI a posição da barra da direção , ou seja meu PITMAN tinha duas furações , uma mais para dentro ( que estava A BARRA DA DIREÇÃO ) e outra mais para fora ( que estava o AMORTECEDOR DE DIREÇÃO ) , como a direção estava girando pouco , pedí para o cara colocar a BARRA DA DIREÇÃO NO FURO DE FORA para ficar mais distante e consequentemente e o ENGESA girando mais , e o AMORTECEDOR no furo de dentro do PÍTMAN , só que os conicos eram inversos , DAÍ A BARRA DA DIREÇÃO FICOU ENTRANDO DE CIMA PARA BAIXO e com ísto ficou com um ANGULO MUITO ALTO e qdo saí de lá , na primeira depressão da estrada PUTZGRILA , quase fui do outro lado e ficava balançando de um lado para outro até parar as oscilações do ENGESA , ou seja exatamente o que esta ocorrendo com vc , chegando em casa voltei a posição inicial , A BARRA DA DIREÇÃO FICOU MAIS NA HORIZONTAL E ACABOU O PROBLEMA .

Só que no seu caso , estou vendo que sua a BARRA DA DIREÇÃO QUE SAI DO PÍTMAN DA SUA CAMPER JÁ ESTA QUASE NA HORIZONTAL , daí chego a mesma conclusão que o 4X4 GARAGE citou , sendo que a sua BARRA DE DIREÇÃO estando curta demais , ao oscilar em uma depressão VAI PUXAR A BARRA DA DIREÇÃO FAZENDO COM ELA FIQUE COM UM ANGULO ALTO , OU SEJA O MOVIMENTO DE PENDULO FARÁ COM QUE ELA SE DESLOQUE EM GRAU MUITO ELEVADO , FAZENDO ESTE EFEITO QUE VC RELATA .

E outra coisa NUNCA VÍ UMA GAMBIARRA NA BARRA DA DIREÇÃO COMO TEM A SUA , NÃO SOU MECANICO NEM ENGENHEIRO , MAS ESTA GAMBIARRA ME PARECE MUITO PERIGOSA , NÃO SEI SE EXISTE ÍSTO EM ALGUM CARRO ORIGINAL OU SE É GAMBIARRA MESMO .

Mas acho que se vc colocar a BARRA DA DIREÇÃO saindo do PÍTMAN e indo até o munhão , resolverá o seu problema , DIGO : ACHO QUE VAI RESOLVER .

ABRAÇOS

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Fabio,

no meu topico do engesa.. ta as fotos da correção do caster..

Abraços,

guilhermeabreu,

Então, essa loucura na direção deixa o cara maluco mesmo, não é facil!!
    Vou tomar essa providencia de levar a barra que sai do pitman até na "lingueta" do munhão pra ver se resolvo.

Voce falou gambiarra na BARRA DE DIREÇÃO ?? .... Em que parte exatamente você achou que foi feita gambiarra?? É uma barra da f-4000 (se nao me engano), muito forte por sinal, com regulagem de convergencia das rodas nas duas extremidades e com terminais novos de troller em ambos os lados.

A barra que sai da pitman é um tubo quase maciço com regulagem com contra porca nos dois lados e terminais novos de troller tbm.

Eu jurava que estava fazendo tudo do bom e do melhor... rrsrs... mas agora fiquei curioso pra saber onde esta a gambiarra na BARRA DE DIREÇÃO... estou disposto a resolver esse problema da direção e de gambiarras tbm

Seja especifico onde esta a gambiarra...toda e qualquer critica falando bem ou mal estou aceitando e sera bem vinda ...rsrs

Abraço

Magao,

Já dei uma olhada amigão... estou coletando todas informações a respeito da correção de caster.

Vou conferir o caster da viatura e se precisar vou alterar... mas preciso saber exatamente qual seria o angulo correto do caster. Poderia me informar?

Abraço

assustado...

Senhores,

agora sim estou com a mãe das pulgas atrás da orelha!!!

Hoje cedo levei em um alinhamento computadorizado pra tirar o relatório... sai de la insatisfeito com o serviço, apesar de ter ficado bem alinhado o carro, o relatório que me passaram eu não consigo acreditar ainda.

Caster lado esquerdo: 0,00º
    Caster lado direito: 1,57º

Primeiro: É possivel existir essa diferença de graus no caster??

Segundo: Se realmente estiver com essas medidas o carro ficaria quase "indirigivel"... estou certo? Pois eu rodo na rodovia a 80 100 km/h numa boa, só ocorre o problema quando existe ondulações!!!

Agora eu fiquei na duvida de verdade, pois uma vez que desmontei o munhão usei essa ferramenta de medir o angulo e mostrava 4º .... sei la...

Eu vo aumentar a barra da pitman até na lingueta que sai do munhão e testar como que fica, se isso não resolver ou pelo menos diminuir o problema ai sim eu parto pra alteração de caster!!

:/

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Fabio

Vou direto ao ponto: pelo que já li por aí, o sistema de barra de direção em trapézio só funciona em diferenciais que tem um tal de pino mestre em determinada angulação, que eu sei lá qual é. Seu problema começa aqui.

Já tive uma Dodge Ram que tinha barra igual a essa, troquei pelo sistema tradicional de jeep e ficou uma merda. Só depois que descobri a tal história do pino mestre. O tal ângulo do pino mestre determina a forma e a "aceleração" de evolução do giro de cada munhão. Usar desenho trapezoidal ou tradicional não é questão de gosto, mas exigência do eixo.

Tenho Troller, com essa configuração em trapézio, de onde você tirou as suas barras, e é ótimo. Na minha Cherokee também é ótimo. Porém, jamais colocaria em uma Camper ou Engesa ou Jeep, pois como escrevi acima, seus diferenciais não foram desenhados para isso (pelo menos foi isso que entendi do que li pelo mundo, espero ter entendido o que li corretamente )

Em síntese, creio que o problema começa no tal trapézio de direção. Uma barra curta, como a que aparece nas suas fotos, combinada com uma caixa de direção rápida pode aparecer como o problema que você relata.

O que piora mais ainda são os terminais vagabundos da barra de direção do Troller. Jogue essas porcarias fora!

Compre umas barras de direção de caminhão Mercedes 709 e use as ditas cujas para fazer um serviço decente, ligando o pitman diretamente ao munhão direito com o uso de terminais parrudos e adequados para uma viatura com 2 toneladas e pneus 33'

Finalmente, não consegui perceber perfeitamente nas suas fotos, daí o chute no item 3. Vamos lá! Há vários paralelismos que devem ser buscados numa suspensão.

1- paralelismo entre a barra de direção (pitman-munhão) e a panhard, esse é obrigatório, quanto mais melhor

2- paralelismo entre a barra de direção (com panhard) e o diferencial, quanto mais próximo, melhor (visão de frente)

3- paralelismo entre a barra de direção (pitman-munhão) e a barra entre munhões + diferencial (visto por cima), essa é obrigatória. Como você disse que moveu a caixa de direção para a frente (o que foi excelente idéia), espero que você não tenha permitido que a barra formasse um ângulo com o diferencial. Se houver um V formado entre as duas barras, ainda mais com esses terminais vagabundos, essa deve ser a fonte primária do seu problema.

espero que meus chutões te ajudem

Eriksom

Erikson,

então meu...a unica coisa q tem de troller ali na minha camper são os terminais...não sabia que eles eram tão ruins assim ... mas enfim, eles são novos e estão mto firmes ainda... não creio que eles sejam os culpados por enquanto...pode ser que logo eles fiquem com folga e ai sim eu mudo...pq alem de comprar novos tem q mandar pro torno a barra...enfim...

e quanto aos paralelismos...esses sim eu posso dizer que quase cheguei a "perfeição", pq tanto a panhard, quando a barra entre munhões e a barra da pitman estão praticamente na horizontal, apesar de não estarem 100% alinhadas estão em uma boa posição creio eu.

essa semana agora... primeira coisa que vou fazer:

Alongar a lingueta do lado direito e levar a barra que sai da pitman direto nela!

feito isso vou pra rua e testar... ficando do mesmo jeito ai vou partir para o famoso e MALDITO caster....rsrs digo maldito pq nunca imaginei que esse dito cujo fosse me perturbar. Então buscarei colocar o caster dela em 5º positivos.

Feito esses dois passos, se não melhorar ai eu vo compra um galão de gasolina, uma caixinha de fosforos e botar fogo no carro. rsrsrs... BRINCADEIRA... gosto d+ do meu jeepão pra isso...fiquem tranquilos.

Mas vai ser essa minha SAGA agora...pq eu resolvendo o problema de direção, vou investir em um bom radiador e TO FEITO.

Abraço e obrigado

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Fabio,

Sim é possível ter 02 medidas.. so basta um lado ta mais aberto que o outro..

outra coisa.. está ERRADO seu caster.. medida correta é 7º 30min..
    isso é a medição no munhão.. não sei se esses alinhamentos eletrônicos detectão isso..

o comportamento de caster errado é exatamente esse que vc cita.. eu ando a 80.. 100km/h em pista reta.. sem problemas.. mais quando bater uma ondulação sai do lado.. ehhehe

corrigi e teste o carro hoje.. eram cerca de 18h aqui (não tem horário de verão).. e o resultado: 110km/h nas ondulações sem as mãos heheh PERFEITO.. e olha que está desalinhado.. esta puxando um pouco pra esquerda... mais ele não sai mais da trajetória

estarei colocando as fotos de tudo montado mais tarde.. =)

Abraços,

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Fabio

eu realmente não sei qual o cáster da camper, pois na minha os eixos são da Band, e no meu engesa são da f-1000 (mas esse eu ainda não conclui a reforma).

Do jeito que o Magao tem mexido na dele, ele sabe o número certo. Porém, observe sobre qual eixo ele está falando, creio que seja o dana 35, original

Observe apenas que eu me referi ao trapézio de barras de direção, leia-se a barra do pitman é conectada no meio da barra que liga os munhões. Procure na internet, em sites sérios lá fora, explicações sobre o desenho de sistemas de direção e inclinação do tal pino mestre. Pode ser que eu tenha entendido errado, mas se entendi certo, você terá de refazer o seu. Se decidir por isso, você pode só comprar os terminais do caminhão, desde que o seu mecânico saiba trabalhar decentemente com soldagem, caso contrário, compre as barras integrais e leve a alguém que conheça para fazer o encurtamento das mesmas para caber.

Abraços

Eriksom

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem