GRANDE GUSTAVO
Então chego a conclusão que o meu apelido tem sentido " PÉ DE ANJO " , pois a configuração do meu era IGUALZINHO AO DO SEU .
Versão Imprimível
Posso dizere que hoje confirmei minha teoria. a um ano atraz troquei o rolamento trazeiro lado direito. Verifiquei o esquerdo e estava perfeito. Poisa bem, esta semana o meu Engesa deu uns estalos e eu parei tres vez procurando o que era mas não me atentei ao rolamento de roda. Hoje à noite chegando em Pedro Leopoldo, a 8 km da minha casa o eixo trazeiro se soltou. Estava a 100 km/h e deu um estalo e achei que a quinta tinha escapado, pois caiu em neutro, engatei a quinta de novo mas não tinha tração, deu outro estalo e achei que tinha perdido o cardãn, então deu um tranco e eu saquei que era a roda, mantive o alinhamento, direcionei para o acostamento, a roda trepou na caixa de roda e balançou tudo, mantive o controle, continuei freiando suavemente reduzindo a velocidade e aí passou por mim a roda com semi-eixo. Logo atraz vinham tres carros que se misturaram com o meu pneuzim 35. Graças a Deus todos conseguiram desviar da roda e a mesma parou no meio da pista. Mais um pouco e ela descia para as tres pistas em sentido contrário de fluxo. Quando parei o Engesa um quarto carro parou do meu lado e disse:seu carro tá pegando fogo! desci depressa com o extintor e ví que a graxa / óleo estava pegando fogo na boca do tubo do eixo (sede do rolamento) Apaguei o fogo e verifiquei que o semi-eixo estava vermelho, em brasa. Resumindo:depois de 21 anos de uso, dos quais 6 anos com 33" e 1 ano com 35" o rolamento lado esquerdo quebrou. Não me perguntem porque não troquei os dois quando troquei o LD, por que realmente não faz sentido não ter trocado. Coisas da vida. Agora, perdí o semi eixo, ficou em braza, não presta mais e já tinha o projeto de colocar freio a disco, então não vou investir $ em semi eixo original. Mesmo porque adimito que não sei quanto tempo o rolamento novo, LD, vai durar com 35" e não acredito que terei tanta sorte da segunda vez, pois o Engesa não teve nem um aranhão, a não ser na base do espelho de freio que cortou asfalto por uns 50 mmetros ou mais e debaixo de chuva.
Vamos às perguntas: 1 -Qual o melhor eixo a colocar? Enfer, F250 ou outro? Neste caso do Kit Enfer, o que eu troco e o que fica? a carcaça do eixo com a bola do diferencial fica? Qual a melhor pinça de freio? Estou pensando em usar os discos dianteiros originais que tirei, eles ficam bons?
2 - No eixo da F250 a bola é deslocada ou centrada igual o Engesa? Alguem sabe quais as relações de diferencial saíram na F250?
Pensei no eixo da F250 porque é flutuante e ja viria completo e semi novo, so teria que mecher em suportes. A desvantagem é ter outra furação de roda e outra relação.
Franzlana,
Cara estou com calafrios.. do relato!!!
Que bom que nada aconteceu !!
Então por incrivel que pareça uso o kit da enfer de flutuantes com mangas de eixo toyota + rolamentos de toyota + reabertura dos parafusos allens que prende o semi eixo de 8mm para 10mm e 02 guias de 10mm ..
Ultima vez que mechi nele.. quando reabri para 10mm.. pois os de 8mm ficavam frouxando.. mesmo com loctite.. ai vc me pergunta pq 10mm.. Dr Guilherme que fez no dele.. somente copiei =)))
Nunca troquei 1 rolamento traseiro sequer.. e unica vez que tive problema foi exatamente com os allens.. somente só.. uso o carro dia a dia.. está blocado traseiro automatico.. ou seja nas curvas ele da puta estralo.. e quando enfio o pé eu rodo.. mesmo no asfalto hehe e nunca quebrou nadica de nada..
Meu irmão usa t-rex bone HD ensimec na traseira.. porém não usa o carro dia a dia.. nas trilhas está normal.. não teve problemas..
Quanto ao eixo de f250.. não vejo necessidade.. uso pneus 37" e depois de 2 empeno de eixo.. que tava pensando em trocar.. porém não troquei.. hehe
Quanto aos freios.. use o kit de toyota mesmo.. igual o Guilherme e o JOÃO R. estão usando.. são bons!!!
Eu uso na dianteira pinça de s10 com disco de f1000 ventilados.. agora tive que refurar para furação engesa.. pois eles são 5 furos..
E na traseira (não recomendo pois gasta muito fácil as pastilhas) Uso pinça de gol + disco de ducato solido refurados tbm..
Abraços,
Franzlana,
Não sei se vc precisa chegar ao ponto de trocar o eixo todo por um de F250.
O Dana 44 com flutuantes de cromolibidênio já atendem bem. Eu estou usando os semis da Ensimec e ainda vc tem a opção da Enfer.
Quanto ao freio tem bastante configuração para freio a disco, mas acho deve se preocupar em mudar também o hidrovácuo original se for para partir para freios a disco. Nesse caso acho que a maioria está usando o conjunto de hidrovácuo e cilindro mestre da Blazer/S10, ou até mesmo o hidrobuster da F250 (que é o caso do KIM).
Ainda bem que não passou de um grande susto e está tudo bem com vc.
[]s
Opa Galera!
Ensimec - sem prisioneiros.
Enfer - com prisioneiros, requer a troca dos prisioneiros segundo relatos da galera.
Total torck - novo no mercado, mais parece que é um ótimo produto, uma opção a se pensar.
NMHO, o semi original, vai bem até 33", mais que isso, somente com semi eixo flutuante.
Eu, particularmente deixei o freio a tambor, pois ainda não encontrei uma pinça que atenda ao que quero, como pastilhas que durem, com freio de estacionamento.
Não sou fã do freio no cardam!
Abraços.
Kim.
FRANZLANA
Reiterando as palavras do GRANDE MAGAO , no meu esta como ele falou só que eu exagerei nos pinos guias , que são originalmente 02 de 8mm e troquei por pinos guias de 10mm e acrescentei mais 02 , logo : tenho 4 pinos guias de 10mm e fazendo como eu fiz e logo a seguir o MAGAO , JOÃO R. , CARLOS SIQUEIRA , todos nós não tivemos mais manuteção neste quesito de eixo traseiro e rolamentos , desde que coloquei não precisei ainda de ajustar nada nem reapertar os estojos que não folgaram mais . No meu o ROGERIO NUNES colocou parafusos SEXTAVADOS para fixar a tampa extriada , já no do CARLOS SIQUEIRA ele mudou para para parafusos ALLEN desta forma facilita na retirada da roda , VOU TROCAR OS MEUS PELOS ALLENS pq no meu tenho que retirar estes parafusos para poder retirar a roda .
Ví o relato seu antigo logo acima , que passaram-se 20 anos e acabou acontecendo , MAS ESTAS COISAS NÃO PODEM ACONTECEREM NUNCA , pq se aconteceu com vc 20 anos depois , VC PODERIA TER MORRIDO NESTA , comigo tb aconteceu , DERRETEU O EIXO TRASEIRO NO ALOJAMENTO DO ROLAMENTO E SEPAROU E A RODA CAIU , SÓ QUE EU ESTAVA A 30KM/H ASSIM QUE CHEGUEI NA OUTRA CIDADE PRA TRABALHAR , e olha que eu já estava com o KIT DE FLUTUANTE JÁ COMPRADO , só faltava tempo para colocar .
Mas vc falou que esta pensando em usar o disco dianteiro original na traseira , acho até que é válido mas teria que usar uma pinça maior como a do opala , pelo motivo exposto pelo MAGAO ( desgaste prematuro das pastilhas por serem pequenas demais ) .
Eu uso discos e pinças da BAND nas 4 rodas , o pessoal como o KIM usa disco de D-20 com pinças de S-10 fica com uma folga maior entre a pinça e a roda , podendo usar rodas de liga aro 15" com folga , no meu caso TIVE QUE DESBASTAR A TRASEIRA DAS PINÇAS PARA NÃO ROÇAREM NAS RODAS , mas fiz ísto qdo tive uma BAND e agora no meu ENGESA . Para colocar disco da D-20 ou F-1000 com pinças da S-10 NA FRENTE da mais um pouco de trabalho pq vc tem que soldar os olhais de fixação das pinças dianteiras no munhão ou fazer um suporte como o TUX fez , no meu caso eu só fiz uma flange que hoje já vendem pronto na ROTA é só parafusar no olhal original e fixar a pinça da BAND neste flange .
No mais não vejo nescessidade de vc trocar o eixo traseiro e outra o KIT da ENFER é o que fica mais barato , eu SÓ COMPREI DA ENFER :
1- Os dois semi-eixos
2- A tampa extriada
3- Os dois flanges de adaptação que é parafusado na extremidade do tubo do diferencial , onde vc vai parafusar as MANGAS DE EIXO DIANTEIRO DA BAND .
Comprei as peças da BAND aqui na minha cidade pq tem preços melhores do que os que vem no KIT , como 2 MANGAS DE EIXO " DIANTERIO " + 2 CUBOS DIANTEIROS + 4 ROLAMENTOS + 2 SUPORTE DAS PINÇAS + 2 PINÇAS + 2 PORCAS . Desta forma acredito que seja a maneira mais barata e de EFICIENCIA GARANTIDA E COMPROVADA POR TODOS NÓS QUE ESTAMSO EM USO JÁ HA BASTANTE TEMPO .
O KIT da ENSIMEC tb é excelente , mas fica mais caro , e no caso acima vc fica com seu próprio eixo , rspondendo a sua pergunta anterior , vc APROVEITA O SEU EIXO DIFERENCIAL DANA44 + CAIXA SATÉLITES/PLANETÁRIAS + RELAÇÃO COROA/PINHÃO .
Valeu pessoal. Hoje eu desmontei e retirei o que sobrou do rolamento. Tirei fotos e depois vou postar aquí. O guincho deixou o Engesa na minha garagem e para chegar na minha "oficina de Fundo de Quintal", literalmente no fundo do quintal, adaptei um cubo de gol e montei uma roda de uno. Engatei tração e rodei uns 50 metros até o galpão, tá uma gracinha o jeep com pneu de gol. Vou postar fotos.
Alquem tem fotos deste kit ou da adaptação?
Franzlana,
É super simples.. se comprar o da ensimec vem com o manual totalmente explicativo... tem como errar não..
Se comprar o da ENFER.. vc olhando ja sabe como monta.. é super simples também..
o resto não conheço..
Agora sobre os freios.. eu ainda sou fan das pinças da S10 + disco ventilado de f1000.. meu carro tem um PUTA freio.. com os 37.. triscou vuala!!!! trava tudo e com força hehe
Uso Hidrovacuo da D20 tbm..
Abraços,
Impressionante.
Entrei no site da enfer e pedí cotação de peças e do Kit flutuante. Faz tres dias e nenhuma resposta.
Passei o dia ligando para os telefones que aparecem no site da Enfer e ninguem atende.
Mandei e-mail para a Rota e ninguem responde. O celular do Igor não atende. Os telefones fixos, atendem jogam para uma mmusiquinha, bla bla bla, um motor acelerando e a ligação fica muda. Tentei o dia todo e nada.
Resumindo ou compro o Kit da Ensimec por mais de três mil e sem rolamentos ou vou até SP ou RS pessoalmente para ser atendido.
Como não tenho a mínima paciência para ser mal atendido quando compro, pois compro e pago, geralmente à vista, estou pensando em fabricar meu próprio kit:
Vou comprar dois conjuntos esquerdo e direito da Hilux com os seguintes itens:
1 - Tambor completo com sistema de freio e espelho, cubo, rolamentos, manga de eixo, vedações, flange de acoplamento da manga no eixo.
2 - Mando usinar peça para receber o flange idêntica â ponta do eixo Hilux, e soldo no meu eixo.
3 - Soldo o semi-eixo da Hilux no original Engesa, pois o da Enfer é soldado.
4 - Após o teste de aplicação do semi-eixo vou escrever o procedimento de soldagem e tratamento térmico de semi-eixos e postar para todos.
Esquecí de algo?
A sim, estou pensando em comprar o conjunto da Hilux nova que tem ABS e na sequência compro uma central de ABS e faço um ABST.
Não solde!
Não aguenta!
Eu fiz o semi dianteiro de meu engesa, primeira mandada, se foi...
Soldou e reveniu, e se foi novamente...
NÃO SOLDE!