Postado originalmente por
Eriksom Teixeira Lima
Meus caros
Esse é um debate que até hoje não me convenceu plenamente.
Não tenho dúvidas de que usar eixos flutuantes é uma opção excelente para poder voltar para casa. Na minha Camper (grabber 35') coloquei os da Band logo que comprei, na Ram, todos os Dana 70 são flutuantes, no Troller os dana 44 (bf at 31) são de fábrica.
Porém, na Cherokee (originais), o dana 44 é semi-flutuante (com chaveta) e na Engesa (grabber 35') o eixo traseiro é original, sem flutuante.
1) Com relação a rolamentos, entendo perfeitamente que o desgaste aumenta caso as rodas tenham off-set negativo, mas o tamanho do pneu afetar, não consegui entender. Creio que para os rolamentos o que conta é o peso da viatura que se concentra, nos semi-flutuantes, "em cima" deles.
Vejamos, uma A/C/D-10/20 carrega um peso imenso em cima de dana 46 (quase a mesma coisa de uma dana 44) sem flutuante. Idem para as s-10, ranger e que tais. Todos esses veículos não tinham/têm flutuante. Com boa manutenção, ou melhor, sem esbagaçar, não ocorrem problemas. Eu tive uma Bonanza (dana 46, é semelhante a c-10) e rodei mais de 200 mil km com ela sem jamais trocar um rolamento. Só de viagens para o Nordeste, foram mais de 15. Os pneus eram os normais, 255/75R15 (30').
O problema, me parece, está no uso que se dá, e na qualidade do material hoje em dia. O Guilherme vai concordar comigo que as coisas há 20 anos atrás eram mais resistentes 8)
2) Com relação a semi-eixos, bem, a coisa muda de figura. Se a gente pensar que um pneu maior significa uma alavanca maior, ou seja, uma reação maior a força/torque despejada pelo motor, pode-se pensar em prejuízo. Sempre se deve lembrar que o torque máximo só é despejado pelo motor quando a roda trava e o motor morre. Fritar pneu significa apenas despejar mais torque do que o necessário para mover a viatura.
No meu caso específico, antes de colocar os eixos de toyota, quem explodiu foi a caixa de satélite. Como a substituta foi mal-montada por um mecânico porco de Andaraí/BA, o semi-eixo terminou partindo 500 km após na volta para casa, motivado pela má-lubrificação.
Enfim, tenho amigos de Camper que usam pneus 33 há anos com eixos originais e jamais tiveram problemas. Tenho outros, que já quebraram dana 44 com flutuante e simples pneus 33.
Sinceramente, ainda não encontrei a resposta para todas as perguntas. Em um filme chamado "Mochileiro das Galáxias" disseram que a resposta era 44. Amigos dizem que é 60, sei lá
Eriksom