rodas e pneus para engesa
AMIGOS deste forum.
FIQUEI com duvidas agora. Nao lembro se li aqui ou em revista que a relaçao original do diferencial trazeiro do engesa e DANA 44; e aqui neste topico cita que e DANA 40. Qual e o certo? Um amigo me disse que o diferencial da F-75 e DANA 35, e aqui diz que e DANA 44, qual o certo? .
E por ultimo:No meu CORAÇAO VALENTE (MWM 2.8 TDI) com diferencial original DANA 30 na frente e DANA 44 ou 40? na trazeira; COLOCANDO PNEUS 35, precisaria de trocar a relaçao do diferencial? que e 4,89:1 para outra mais longa? como 3,54:1 ou 3,92:1.
Re: rodas e pneus para engesa
Citação:
Postado originalmente por guilhermeabreu
Nao lembro se li aqui ou em revista que a relaçao original do diferencial trazeiro do engesa e DANA 44; e aqui neste topico cita que e DANA 40. Qual e o certo? Um amigo me disse que o diferencial da F-75 e DANA 35, e aqui diz que e DANA 44, qual o certo?
Fala irmao!
O diferencial traseiro do Engesa é Dana 44.
Até onde sei... os DOIS diferenciais da F-75 é D44, tanto que é bastante comum o pessoal meter os eixos de F-75 no Engesa.
Agora relação para pneus 35", fazendo uma pesquisa no site você acha, ja existe um tópico versando sobre isso, se não for suficiente você faz uma pergunta...
Abraços!
Re: rodas e pneus para engesa
Citação:
Postado originalmente por guilhermeabreu
COLOCANDO PNEUS 35, precisaria de trocar a relaçao do diferencial? que e 4,89:1 para outra mais longa? como 3,54:1 ou 3,92:1.
Guilherme,
É o contrário, se vc vai aumentar o diâmetro do pneu, de 31 para 35, vc tem que encurtar a relação dos difs (ou aumentar a redução em 1,1219 vezes). Ou seja 4,89*35/31=5,52:1. Se você vc botar 3,92:1 ou 3,54:1 seu carro vai ficar com relações muito longas. Bom prá descida... de asfalto :D. []´s
rodas e pneus para o engesa
LUCA
Acho que voce nao entendeu a minha duvida. LOGICO que quando aumenta o diametro do pneu, voce esta AUTOMATICAMENTE ALONGANDO a relaçao. A duvida e: SE com o motor MWM 2.8 TDI este alongamento sera suficiente para andar em velocidade cruzeiro no asfalto a 110 a120 Km/h em torno de 2800 a 3200 rpm no motor; usando logico a relaçao original. Pois o agora CORAÇAO VALENTE era 4cc a alcool e chegava a 110 Km/h voando caco para tudo o que era lado, isto e, o motor com giro autissimo. Nao sei se fui claro ainda.
NOTA: O meu CORAÇAO VALENTE e para fazer trilhas leves a pesadas e viagens longas tambem, porque nao? Nao e a toa que estou preparando o mesmo.
rodas e pneus para o engesa
LUCA
O cambio do engesa e o original, isto e, o CLARK 240 V que tem a 1º REDUZIDA e a 5º 1x1.
E a relaçao e 4.89:1 original sim.
pneus e rodas para o engesa
EEEEEEEEEEETA LUCA
Apesar de eu ser medico, gosto muito de fisica e matematica. Na revista 4x4&cia, tem estas formulas; mas estava sem saco pra faze-las.Ai vem o LUCA e da um show de esplanaçao e com exemplos ainda. Agora vi que voce entendeu minha duvida, e concordou que mesmo com pneus 35, a relaçao original ainda fica muito reduzida; isto e, com motor em 3600rpm que e o giro de potencia maxima o carro estara a 123,4Km/h, e com a relaçao 3,89:1 estara a 154,7 Km/h.
De qual carro e esta relaçao 3.89:1, qual o nº de dentes da coroa e pinhao; pois , conheço a do itamarati ou galaxie que e 3.92 = 47x11.
MUITO obrigado pela ajuda; acredito que tenha ajudado a outras pessoas tambem.