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Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V

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  • 11/04/2013, 20:11
    URSO 4X4
    Sres,a quem possa interesar,pensei em tornear novamente a peça que sai do cambio,onde originalmente parafusa a cruzeta,e eu soldei o soporte para tulipa da kombi,colocar uma flange parafusada fixa,e colocar como falei encima uma cruzeta no meio.
    Outra opção seria colocar duas cruzetas,tenho que pegar a estria macho peugeot que entra na reduzida jpx,soldar um yoke para cruzeta,e fazer o mesmo do outro lado so que não tem espaço fisico para duas cruzetas e mais o eixo.
    Então acho que a solução mais viavel,sería a primeira ja que olhando redutores de caminhões usam uma cruzeta central,as caçambas também usam uma cruzeta central para acionar o pistão;
    mais uma vez espero suas opiniões antes de refazer o serviço,grato mais uma vez
  • 11/04/2013, 21:14
    RogérioNunes
    Citação:

    Postado originalmente por URSO 4X4 Ver Post
    Sres,a quem possa interesar,pensei em tornear novamente a peça que sai do cambio,onde originalmente parafusa a cruzeta,e eu soldei o soporte para tulipa da kombi,colocar uma flange parafusada fixa,e colocar como falei encima uma cruzeta no meio.
    Outra opção seria colocar duas cruzetas,tenho que pegar a estria macho peugeot que entra na reduzida jpx,soldar um yoke para cruzeta,e fazer o mesmo do outro lado so que não tem espaço fisico para duas cruzetas e mais o eixo.
    Então acho que a solução mais viavel,sería a primeira ja que olhando redutores de caminhões usam uma cruzeta central,as caçambas também usam uma cruzeta central para acionar o pistão;
    mais uma vez espero suas opiniões antes de refazer o serviço,grato mais uma vez

    Fotos ajudariam muito a visualização do que foi feito e o que pode ser melhorado!
  • 11/04/2013, 21:26
    RogérioNunes
    Citação:

    Postado originalmente por julhos Ver Post
    Meus amigos Kim e Roger, desde já peço desculpas pela minha ignorância e falta de conhecimento, no entanto não estou conseguindo "visualizar" essa tal porca de forma alguma.
    Já estou com a reduzida e todas as peças na mão pronto para dar andamento a adaptação, no entanto não estou conseguindo compreender como fazer e onde colocar essa porca.
    Gostaria de ter certeza antes de dar segmento ao serviço já que depois de usinar e meter solda pode ser tarde de mais.



    Desde já um grande abraço a todos,

    Julio Cesar.

    Julhos, a solução encontrada pelo Valmirzuge pode servir para você clarear as idéias. Ou não?
  • 12/04/2013, 22:41
    URSO 4X4
    Citação:

    Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Fotos ajudariam muito a visualização do que foi feito e o que pode ser melhorado!

    Ok amanha postarei fotos obrigado
  • 18/09/2014, 15:42
    julhos
    Boa tarde pessoal.
    Fiquei um tempo afastado no entanto decidi ressuscitar o Engesa e finalizar, de uma vez por todas, o meu projeto de adaptação da reduzida JPX.
    Li e reli o tópico e decidi colocar de lado o meu projeto inicial e copiar a ideia do Valmir que pareceu ser bem mais simples e barata do que a minha.
    Ao invés de retrabalhar o eixo entalhado do meu câmbio, comprei uma Yoke que servirá como luva e será soldada sobre a luva original da reduzida JPX. Além disso, ao invés de perder tempo confeccionando uma flange ou mesmo soldando aço fundido, que com o tempo quebra, optei por novamente seguir a ideia do Valmir e simplesmente comprar a saída / focinho do cambio 240f / 280f que será aparafusado a travessa da reduzida do JPX.
    Um mecânico amigo meu comentou, mas não tinha plena certeza, que existe um eixo entalhado com a estria do JPX (que é clark) e cabe "plug&play" na Clark 240V não sendo necessário assim confeccionar a tal luva. Alguém já ouviu falar sobre esse tal eixo?
    Fora isso, minha maior dúvida no momento, é sobre o tópico levantado pelo Kim em relação ao tal parafuso que deveria fixar o eixo entalhado não deixando que o mesmo deslize.
    Vi que o Valmir fez uma espécie de parafuso, mas não entendi bem a sua função. O objetivo é "puxar" o eixo entalhado contra a carcaça do câmbio para que o mesmo não deslize para dentro do câmbio? Pois após uma rápida olhada em meu câmbio acredito que o eixo não deslizará para dentro pois existe um anel sigma junto ao rolamento que parece funcionar como limitador.
    De qualquer forma irei tentar entrar em contato com o Valmir e descobrir se o sistema tem funcionado bem até o momento.

    Desde já obrigado a todos pela ajuda!
  • 23/09/2014, 08:33
    valmirzuge
    Julhos,

    Eu achei que nao precisaria desse parafuso, ainda bem que o kim me alertou e passamos a achar uma soluçao pra isso. Esse parafuso faz a funçao da porca que está no entalhado e prende-o firmemente ao rolamento, se nao fizer isso vai correr o eixo pra dentro da caixa e oscilar, detonando os roletes e consequentemente o cambio todo.
    Creio ser bem dificil achar um eixo que seja "plug&play" para esse conjunto, acho que ainda vale a pena investir o serviço de torno e fazer tudo bem acertado. O problema maior é achar um torneiro bom e disposto a fazer o serviço.
    Estou muito contente com a adaptaçao, já faz um ano e meio e nunca mais o cambio/tcase foi mexido, e olha que faço muito trilha, e trilha pesada.

    Citação:

    Postado originalmente por julhos Ver Post
    Boa tarde pessoal.
    Fiquei um tempo afastado no entanto decidi ressuscitar o Engesa e finalizar, de uma vez por todas, o meu projeto de adaptação da reduzida JPX.
    Li e reli o tópico e decidi colocar de lado o meu projeto inicial e copiar a ideia do Valmir que pareceu ser bem mais simples e barata do que a minha.
    Ao invés de retrabalhar o eixo entalhado do meu câmbio, comprei uma Yoke que servirá como luva e será soldada sobre a luva original da reduzida JPX. Além disso, ao invés de perder tempo confeccionando uma flange ou mesmo soldando aço fundido, que com o tempo quebra, optei por novamente seguir a ideia do Valmir e simplesmente comprar a saída / focinho do cambio 240f / 280f que será aparafusado a travessa da reduzida do JPX.
    Um mecânico amigo meu comentou, mas não tinha plena certeza, que existe um eixo entalhado com a estria do JPX (que é clark) e cabe "plug&play" na Clark 240V não sendo necessário assim confeccionar a tal luva. Alguém já ouviu falar sobre esse tal eixo?
    Fora isso, minha maior dúvida no momento, é sobre o tópico levantado pelo Kim em relação ao tal parafuso que deveria fixar o eixo entalhado não deixando que o mesmo deslize.
    Vi que o Valmir fez uma espécie de parafuso, mas não entendi bem a sua função. O objetivo é "puxar" o eixo entalhado contra a carcaça do câmbio para que o mesmo não deslize para dentro do câmbio? Pois após uma rápida olhada em meu câmbio acredito que o eixo não deslizará para dentro pois existe um anel sigma junto ao rolamento que parece funcionar como limitador.
    De qualquer forma irei tentar entrar em contato com o Valmir e descobrir se o sistema tem funcionado bem até o momento.

    Desde já obrigado a todos pela ajuda!

  • 23/09/2014, 15:47
    julhos
    3 Anexo(s)
    Boa tarde Valmir e novamente obrigado pela ajuda!
    Conforme havíamos conversado por mensagem privada e visando facilitar a vida dos demais que possivelmente se interessem em realizar tal adaptação, o tal "focinho" que será utilizado como flange é do câmbio 280f 4x2 que possuía freio de mão na caixa de câmbio (por isso ele possui furação em ambos os lados diferente do 240f 4x2).
    Anexo 478285 Anexo 478286
    Mas agora restam as dificuldades com os cardãs, o tal parafuso para não deixar o eixo "deslizar" e o suporte do conjunto.
    No caso da transmissão do meu F1, todo o conjunto era fixado por uma travessa que era aparafusada em um suporte na t-case. Como a t-case original foi removida e a t-case do JPX não possui suporte posterior (extremidade) estou pensando em utilizar as "orelhas" da travessa que originalmente fixam o conjunto no JPX. Sendo que no caso do Valmir eu notei que ele removeu tais orelhas.
    Anexo 478287
    Valmir você possui alguma foto de como foi feita a fixação do conjunto em seu carro?
    No caso de utilizar a própria travessa do JPX alguém me aconselha algum calço resistente e com bom custo x benefício? Eu pretendo fazer algo realmente robusto mas tenho receio de ficar muito rígido e com isso quebrar na flange.
  • 23/09/2014, 16:04
    julhos
    Minha outra dúvida seria sobre a melhor solução em relação a modificação dos cardãs.
    Eu pretendo utilizar peças feitas e o mínimo de serviço de torneiro possível. No caso do Valmir ele relatou que cortou as forquilhas originais da transmissão do engesa e refez suas bases no torneiro a fim de aparafusá-las na flange de acoplamento do JPX.
    Eu até já comprei o conjunto "forquilhas + cruzeta + luva" do JPX visando simplesmente substituí-las, no entanto as cruzetas originais do Engesa parecem ser MUITO mais robustas e por tal razão estou descartando a possibilidade.
  • 23/09/2014, 18:11
    julhos
    4 Anexo(s)
    Ainda de acordo com o tópico, as cruzetas do Engesa F1 originalmente são 82mm na saída dianteira (semelhante ao Jeep Willys e JPX) e 92mm na saída traseira. Eu pretendo manter essa configuração.
    Minha ideia, também já comentada no tópico, seria utilizar a flange (garfo) original da Toyota Bandeirante, que também trabalha com cruzetas 92 mm, e manter o restante do conjunto original Engesa. Eu queria apenas remover o garfo original e substituí-lo por um que pudesse ser aparafusado.
    Será que as cruzetas original do engesa serão "plug&play" na flange (garfo) da toyota e JPX? Espero que sim.
    Esses são os conjuntos que comprei. Ambos originais JPX:
    Anexo 478317
    Essa é a flange da Toyota que pretendo adaptar no conjunto de cardã original engesa e aparafusá-la na saída da t-case do JPX:
    Anexo 478319
    A furação infelizmente não bate, mas pretendo resolver isso abrindo uma nova furação ou fazendo estojos.
    Anexo 478321
    Essa é a flange original JPX:
    Anexo 478322
    Sugestões?
  • 23/09/2014, 20:02
    Léo_Babiski
    Está sofrendo à toa... usa o flange do J com cruzeta de willys/f1000 (skf 25,00). Rodo com esse conjunto desde 2009 quando comprei o jipe. A espiga da luva jpx é a mesma da c10.
  • 23/09/2014, 22:24
    julhos
    Citação:

    Postado originalmente por Léo_Babiski Ver Post
    Está sofrendo à toa... usa o flange do J com cruzeta de willys/f1000 (skf 25,00). Rodo com esse conjunto desde 2009 quando comprei o jipe. A espiga da luva jpx é a mesma da c10.

    Léo na verdade minha maior preocupação é fazer uma adaptação com bom custo x benefício. Meu objetivo, antes de partir para uma adaptação com substituição das espigas, garfos e cruzetas, é tentar aproveitar ao máximo as peças que já possuo (originais).
    Pretendo manter a cruzeta de 92mm pois esta já está montada no conjunto garfo + cardã original do meu carro. Minha intensão é apenas "casar" uma flange, que também terá que ser de 92mm, no conjunto original. O problema está sendo encontrar uma flange, com base de aparafusar, que case exatamente com o garfo original do cardã do engesa (talvez a da toyota caiba mas ainda não testei).
    Já na dianteira pretendo fazer exatamente a mesma coisa, ou seja, utilizar a flange do JPX (que já tenho) e tentar montá-la no conjunto garfo + cardã original do engesa utilizando a cruzeta de um deles (teoricamente é a mesma).
    Provavelmente terei que alterar o comprimento dos cardãs, embora eu espere que não, e neste caso penso em aumentar o tamanho das luvas dos garfos a fim de obter maior curso (após a reduzida o próximo passo será aumentar radicalmente o curso de suspensão e já quero estar preparado para isso) embora ainda não tenha certeza de como fazê-lo. Talvez comprar outro garfo com luva, cortar o garfo propriamente dito e soldar uma luva na outra e depois encamisar ambas em um tubo um pouco mais grosso.
  • 24/09/2014, 07:12
    Léo_Babiski
    Entendi Julhos, provavelmente trocar apenas a espiga resolve seu problema, e se, realmente precisar mexer nos cardans, é mais uma boa justificativa para tal. Eu não me recordo ao certo se o troller usa a mesma cruzeta da band, da uma conferida no flange do trolha. abs.
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