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Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V

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  • 19/10/2012, 23:55
    Eduardo Velo
    Julio , ou vc solda os parafusos na flange como vc falou ou usa ponteira de F1000 soldada no tubo do diferencial e não mexe nos flanges ... acho essa solução melhor pq ficaria a Ct como está , sem solda ...
    A ponteira de F1000 usa estria pra luva de 82 mm e pode ser soldada no tubo do cardam no lugar da ponteira original Engesa que é pra 92 mm ...
    A ponteira é parecida com essa da foto -
    Mazon Peas Automotivas - Peas para caminhes - Peas para Pickups - Peas para Onibus

    abs ... Edu
  • 20/10/2012, 07:46
    Casa da transmissão4x4
    Julho, a cruzeta esta dando + ou - 91mm de largura e o olhal esta + ou - 29,7 mm, eu medi na flange pois estou sem cruzeta hoje. Mas o que o Eduardo disse e a melhor solução "soldar o garfo da F-1000", cuidado que existe uns 3 ou 4 modelos desta garfos viu.....
    Abraço.
  • 20/10/2012, 08:59
    Eduardo Velo
    Fui ver meu tópico e lembrei o que fiz , na verdade a luva é que tem que ser de F1000 , a ponteira pode ser de qqer vtr que usa yoke de 92 mm ...
    No meu caso tive que usainar a parte de encaixe do tubo do cardam pq a ponteira vem pra uso em tubo pra 92 mm , e foi usada no cardam diant. que usa 82 mm . foi usinada e soldada na casa de cardam , escolhi no balcão entre as amostras uma ponteira com estriado longo pra usar com a luva de F1000 ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...biraca-39.html

    ficou muito bom , não tem mais aquele baita barulhão qdo aciono 4x4 ...

    abs ...
  • 22/10/2012, 04:31
    julhos
    1 Anexo(s)
    Pessoal hoje na hora do almoço desenhei, ou melhor, esbocei minha ideia de flange na toalha da mesa do restaurante.
    É mais ou menos isso que eu quero fazer.

    Além do mais alguém tem o e-mail do Renato da Novo Progresso 4x4?

    Desde já grato a todos,

    Julio Cesar.

    Anexo 376586
  • 22/10/2012, 11:17
    RogérioNunes
    Roger seria possível você postar algumas ideias de preço a fim de podermos compará-las chegando assim ao melhor custo benefício?

    Fica difícil cotar preços uma vez que todo serviço de fresamento da estria, confecção de flanges,soldas, etc foi feito por mim.Não sei qto ficaria esse serviço aí no Rio.

    - Refazer a estria do entalhado 240V para caber na reduzida JPX ou simplesmente fazer uma luva?

    Refazer a estria foi a solução que adotei para que não houvesse solda no eixo do câmbio,não é inviável soldá-lo, mas preferí da outra forma.

    A modificação que fiz na estria do entalhado para o padrão peugeot seguiu de tratamento térmico de cementação e alívio de tensão posterior ficando com dureza aproximada do original. Essa foi a única modificação feita e a possibilidade de quebra é muito pequena...
    Tem um detalhe no seu projeto de fazer a luva para acoplar as duas caixas que vc desconhece: No eixo do cambio tem que ter a porca para ajustar o conjunto de engrenagens dentro da caixa, pergunto: Como vc fará isso com a luva já que um lado dela será fechado pela ponta estriada do cambio peugeot?

    - Comprar a extremidade da caixa da D-40 a fim de adaptá-la ou mandar a fazer a chapa com a furação apropriada + tubo em algum torneiro?

    Não me lembro de ter a"falado" que usei peça da D40... a peça que usei para fazer o acoplamento das duas caixas foi do próprio 240FS e não da D40.

    Sobre os cardãs, não tem pra onde correr, vai ter que cortar e soldar para ajustar os comprimentos.
    A sugestão do Danilo para usar o flange de acoplamento da Band é boa, PORÉM, a cruzeta da band tem 91 de comprimento x 30 de diâmetro e a sua cruzeta tem 92 x 27.

    abraço
  • 17/02/2013, 17:05
    valmirzuge
    estou comprando uma reduzida jpx para meu f1 e queria saber como ficou a adaptacao do Julhos?
  • 25/02/2013, 10:10
    julhos
    Citação:

    Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    estou comprando uma reduzida jpx para meu f1 e queria saber como ficou a adaptacao do Julhos?

    Por incrível que pareça eu ainda não realizei a adaptação. Acabei vendendo o meu Troller e por enquanto o engesa tornou-se o meu primeiro carro (carro do dia a dia).
    Estou com todas as peças em casa apenas aguardando por uma oportunidade.

    Desde já um grande abraço e vamos manter contato a fim de aprendermos com os erros e acertos do outro.

    PS: Já descobriu um bom torneiro a fim de fazer a flange?
  • 28/02/2013, 21:11
    valmirzuge
    2 Anexo(s)
    julhos,

    segue fotos da flange e luva comprados num desmanche. A luva foi cortada e soldada ao eixo da reduzida, encaixando perfeitamente.
    Anexo 397892Anexo 397893
  • 28/02/2013, 21:17
    Kim
    Cara, show heim!!!!
  • 01/03/2013, 12:07
    julhos
    Citação:

    Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    julhos,

    segue fotos da flange e luva comprados num desmanche. A luva foi cortada e soldada ao eixo da reduzida, encaixando perfeitamente.
    Anexo 397892Anexo 397893

    Bom dia Valmir,

    Essa flange que vc comprou é "plug & play" na reduzida do JPX?
    Saberia me informar de que carro ela é?
    O seu fornecedor tem mais alguma em estoque?
    Já montou o conjunto a fim de conferir o alinhamento?
    Só fiquei com uma dúvida, pois a caixa do Engesa termina em "eixo" e a reduzida do JPX também, ou seja, ambas conexões são macho.

    Desde já um grande abraço e felicidades.
  • 01/03/2013, 12:50
    Kim
    Julhos!
    A falange é do cambio, vem quando o cambio é usado em pkps e caminhãzinhos (3/4).
    Ela vem na D20, D10, D40, F4000, ou todos os veículos 4x2 que use o 240V.
    Pelo que entendi, foi usinado um york de cruzeta , que servirá de luva, pois tem que colocar a porca no eixo do cambio.

    Estou antecipando, mais haverá mais explicações.
  • 01/03/2013, 14:55
    julhos
    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    Julhos!
    A falange é do cambio, vem quando o cambio é usado em pkps e caminhãzinhos (3/4).
    Ela vem na D20, D10, D40, F4000, ou todos os veículos 4x2 que use o 240V.
    Pelo que entendi, foi usinado um york de cruzeta , que servirá de luva, pois tem que colocar a porca no eixo do cambio.

    Estou antecipando, mais haverá mais explicações.

    Valeu pelo esclarecimento Kim, no entanto ainda não consegui entender como será a união dos dois eixos (câmbio e reduzida).
    A reduzida do JPX tem cerca de uns 10cm de eixo para fora onde encaixava na caixa original Peugeot. Já a caixa do Engesa possui um sistema semelhante no entanto o eixo que fica exposto e faz o encaixe fica na caixa 240V.
    Com 10cm do eixo da reduzida JPX + uns 10cm do eixo da 240V + luva de união essa flange teria que ter uns 30cm de comprimento, ou seja, maior do que o espaço que eu possuo.

    E quanto ao encaixe na reduzida JPX? É a mesma furacão? Acho que irei procurar uma para comprar pois isso facilitará em muito o meu trabalho.
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