Pessoal por completo desconhecimento técnico de minha parte ainda estou com algumas dúvidas em como adaptar os eixos cardãs de forma simples, confiável e barato.
Todas as alternativas que eu havia cogitado envolviam soldagem, no entanto soldar um eixo não é tão fácil quando parece e o serviço tem que ficar muito bem feito a fim de evitar trepidações e sobrecarga nas cruzetas. Um serviço de tal porte requer mão de obra especializada e até balanceamento, encarecendo assim o projeto.
O pessoal da Casa da Transmissão fez uma citação que abriu os meus olhas para uma nova alternativa que eu não havia imaginado ainda.
No caso de não precisar mechar no tamanho dos cardãs, será que o que se segue abaixo é possível?
- Desmontar conjunto completo do cardã traseiro original do engesa (luva + cruzeta de 92mm + garfo) e aproveitar apenas a LUVA e a CRUZETA ORIGINAL.
- Comprar a flange original do cardã da Toyota bandeirantes, que se não me engano utiliza a mesma cruzeta original do engesa (92mm) e montá-la com minha cruzeta original + minha luva original engesa.
- Como a flange da Toyota Bandeirantes também é aparafusada como as originais do JPX (4 parafusos) tudo que eu teria que fazer é refazer a furação no suporte da flange da reduzida do JPX e fim de casar a furação.
Como a tal flange da Toyota Bandeirantes custa apenas R$45,00 e é a única peça que será preciso, o custo x benefício seria ótimo e evitaria qualquer tipo de solda ou emendas.
Veja as fotos:
Anexo 376246 +
Anexo 376247=
Anexo 376248
Luva Engesa + Grafo Toyota = Flange JPX