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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
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    Fui ver meu tópico e lembrei o que fiz , na verdade a luva é que tem que ser de F1000 , a ponteira pode ser de qqer vtr que usa yoke de 92 mm ...
    No meu caso tive que usainar a parte de encaixe do tubo do cardam pq a ponteira vem pra uso em tubo pra 92 mm , e foi usada no cardam diant. que usa 82 mm . foi usinada e soldada na casa de cardam , escolhi no balcão entre as amostras uma ponteira com estriado longo pra usar com a luva de F1000 ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...biraca-39.html (Engesa F3 Edu - Jabiraca)

    ficou muito bom , não tem mais aquele baita barulhão qdo aciono 4x4 ...

    abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #2
    Usuário Avatar de julhos
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    Pessoal hoje na hora do almoço desenhei, ou melhor, esbocei minha ideia de flange na toalha da mesa do restaurante.
    É mais ou menos isso que eu quero fazer.

    Além do mais alguém tem o e-mail do Renato da Novo Progresso 4x4?

    Desde já grato a todos,

    Julio Cesar.

    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-flange.jpg
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  • #3
    Usuário Avatar de Kim
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    Cara, show heim!!!!

  • #4
    Usuário Avatar de Kim
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    Julhos!
    A falange é do cambio, vem quando o cambio é usado em pkps e caminhãzinhos (3/4).
    Ela vem na D20, D10, D40, F4000, ou todos os veículos 4x2 que use o 240V.
    Pelo que entendi, foi usinado um york de cruzeta , que servirá de luva, pois tem que colocar a porca no eixo do cambio.

    Estou antecipando, mais haverá mais explicações.

  • #5
    Usuário Avatar de julhos
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Julhos!
    A falange é do cambio, vem quando o cambio é usado em pkps e caminhãzinhos (3/4).
    Ela vem na D20, D10, D40, F4000, ou todos os veículos 4x2 que use o 240V.
    Pelo que entendi, foi usinado um york de cruzeta , que servirá de luva, pois tem que colocar a porca no eixo do cambio.

    Estou antecipando, mais haverá mais explicações.
    Valeu pelo esclarecimento Kim, no entanto ainda não consegui entender como será a união dos dois eixos (câmbio e reduzida).
    A reduzida do JPX tem cerca de uns 10cm de eixo para fora onde encaixava na caixa original Peugeot. Já a caixa do Engesa possui um sistema semelhante no entanto o eixo que fica exposto e faz o encaixe fica na caixa 240V.
    Com 10cm do eixo da reduzida JPX + uns 10cm do eixo da 240V + luva de união essa flange teria que ter uns 30cm de comprimento, ou seja, maior do que o espaço que eu possuo.

    E quanto ao encaixe na reduzida JPX? É a mesma furacão? Acho que irei procurar uma para comprar pois isso facilitará em muito o meu trabalho.
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  • #6
    Usuário Avatar de valmirzuge
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    Julhos,

    É exatamente como o kim explicou. Acho que voce está equivocado com a entrada da reduzida jpx, a minha era com luva estria fina, o torneiro cortou fora e soldou a luva com estria grossa da foto, que encaixou no eixo entalhado do cambio 240v. Amanha vou na oficina tirar mais umas fotos.
    Kim, o mecanico me falou que com esta flange nao há necessidade da porca do eixo, alem disso o eixo ficará bem justo dentro da flange da reduzida, nao havendo possibilidade de folga horizontal, vamos ver no que vai dar.

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Valmirzuge!

    Bem, na minha opinião, deveria ter a porca sim.
    A porca é que segura o eixo da árvore primária, sem ela, o eixo correrá dentro das engrenagens causando estragos consideráveis nelas, bem como mandará o eixo piloto para o céu das peças usadas...

    Olhe a imagem


    O eixo vai da direita, até dentro da primeira engrenagem da esquerda.

    Causando isso


    Isso


    Peça mais opiniões, para não ter prejuízos.

  • #8
    Usuário Avatar de valmirzuge
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    kim,

    Acho que voce tem razao, o eixo apesar de nao poder correr pra fora, pode correr pra dentro da caixa. Agora nao sei como resolver isso, pois a luva já está soldada no eixo da reduzida, mas ele é todo oco, entao talves dê para usinar ele por tras pra colocar a porca, vai ser bem complicado.

  • #9
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    Todo conjunto do trem de engrenagens superior do cambio é preso pela porca na ponta do eixo entalhado,se não tiver, o conjunto fica solto provocando o desalinhamento das engrenagens,dificuldade de engrenar as marchas e até a quebra do cambio.
    A porca aperta a engrenagem contra o rolamento e este estando preso a carcaça por um anel de retenção,não deixa o eixo se deslocar longitudinalmente.

    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-foto0277.jpgEngesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-foto0254.jpg



    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    kim,

    Acho que voce tem razao, o eixo apesar de nao poder correr pra fora, pode correr pra dentro da caixa. Agora nao sei como resolver isso, pois a luva já está soldada no eixo da reduzida, mas ele é todo oco, entao talves dê para usinar ele por tras pra colocar a porca, vai ser bem complicado.

  • #10
    Usuário Avatar de valmirzuge
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    Roger

    Eu já entendi e confirmei com o mecanico, pensei na seguinte soluçao: furar o eixo da reduzida e usinar um parafuso de aço no comprimento certo, colocando uma porca larga na ponta que sirva no entalhado da caixa, assim daria para introduzi-lo pela trazeira do eixo e dar o aperto por fora.
    Engesa F1 + motor de Silverado GM 4.1 MPFI + 240V-luva1.jpg

  • #11
    Usuário Avatar de julhos
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    Citação Postado originalmente por Roger Nunes Ver Post
    Todo conjunto do trem de engrenagens superior do cambio é preso pela porca na ponta do eixo entalhado,se não tiver, o conjunto fica solto provocando o desalinhamento das engrenagens,dificuldade de engrenar as marchas e até a quebra do cambio.
    A porca aperta a engrenagem contra o rolamento e este estando preso a carcaça por um anel de retenção,não deixa o eixo se deslocar longitudinalmente.
    Meus amigos Kim e Roger, desde já peço desculpas pela minha ignorância e falta de conhecimento, no entanto não estou conseguindo "visualizar" essa tal porca de forma alguma.
    Já estou com a reduzida e todas as peças na mão pronto para dar andamento a adaptação, no entanto não estou conseguindo compreender como fazer e onde colocar essa porca.
    Gostaria de ter certeza antes de dar segmento ao serviço já que depois de usinar e meter solda pode ser tarde de mais.

    Desde já um grande abraço a todos,

    Julio Cesar.
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  • #12
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    Citação Postado originalmente por julhos Ver Post
    Meus amigos Kim e Roger, desde já peço desculpas pela minha ignorância e falta de conhecimento, no entanto não estou conseguindo "visualizar" essa tal porca de forma alguma.
    Já estou com a reduzida e todas as peças na mão pronto para dar andamento a adaptação, no entanto não estou conseguindo compreender como fazer e onde colocar essa porca.
    Gostaria de ter certeza antes de dar segmento ao serviço já que depois de usinar e meter solda pode ser tarde de mais.



    Desde já um grande abraço a todos,

    Julio Cesar.
    Julhos, a solução encontrada pelo Valmirzuge pode servir para você clarear as idéias. Ou não?

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